terça-feira, 3 de abril de 2012
Pôster interativo no Japão reage a beijos dos usuários
De acordo com o Digital Trends, um cartaz digital no Japão reage toda vez que alguém o beija. A criação é de um grupo de pesquisadores da Universidade de Keio, em Tóquio. O sistema percebe quando a tela interativa é beijada por algum usuário e exibe imagens de uma bela modelo.
O cartaz funciona pelo reconhecimento à distância entre o beijo e a tela. Após beijar o pôster, o rosto da jovem moça fica tímido e sorridente, e depois começa a corar. Ainda não foi explicado se a reação é diferente entre um beijo bom e ruim, ou como o sistema qualifica um beijo como bom ou ruim.
"Sou um grande fã dos ídolos pop, e tenho pôsteres deles em todo o meu quarto. O que me incomodava é que os cartazes não se mexiam", disse um dos pesquisadores da equipe da Universidade de Keio. "Construímos esse sistema porque achamos que se um cartaz tiver a capacidade de responder a movimentos dos populares, isso tornaria a experiência muito mais interativa e divertida".
Os desenvolvedores do projeto também acreditam que o sistema poderia funcionar para o uso comercial, permitindo que a tecnologia se torne parte de uma propaganda digital, ou ainda vender o dispositivo como um aplicativo para iPhone, por exemplo. Neste caso, os criadores terão que descobrir como obter imagens da câmera do smartphone para então reconhecer e reagir as aproximações do usuário. Além disso, a equipe planeja fazer com que o cartaz reaja a outros sentidos, tais como cheiro, gosto e audição.
"O sistema atual tem um banco de imagens que só responde a mudanças visuais, mas também podemos incluir o cheiro de shampoo de cabelo da pessoa, um batom com sabor de limão nos lábios, ou até um alto-falante que sussura 'eu te amo'", declararam os japoneses.
Olhar Digital.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário