sexta-feira, 13 de abril de 2012
Lenovo aumenta vantagem sobre a Dell no mercado de PCs
Fabricante chinesa cresceu 43,7% no primeiro trimestre deste ano e HP, apenas 3,2%. Setor avançou 2,3%, contrariando as expectativas da IDC.
A Lenovo aumentou sua vantagem sobre a Dell no mercado de computadores pessoais, mas ainda é cedo para saber se ela é candidata a roubar a liderança da HP, informou a consultoria IDC na última nesta semana.
O crescimento da Lenovo é atribuído ao seu bom resultado na Ásia e à sua expansão nas Américas e na Europa. Suas vendas aumentaram 43,7% na comparação do primeiro trimestre de 2012 em relação ao mesmo período do ano passado, atingindo 11,7 milhões de unidades entregues. As da Dell, por outro lado, caíram 2,1%.
Desta forma, a fabricante chinesa conquistou 13,4% do setor nos três primeiros meses deste ano, se aproximando da HP, que obteve 18% - crescimento de 3,2% em relação ao primeiro trimestre de 2011 - e se distanciando da Dell, que ficou com 11,6%. Vale lembra que, caso os tablets sejam considerados PCs, a Apple assume a primeira colocação.
Para Jay Chou, analista da IDC, embora a HP tenha se recuperado ela terá de fazer mais para impedir que a Lenovo tome seu lugar.
“A HP é indiscutivelmente mais forte na área comercial, o que será importante quando a economia voltar a crescer e as companhias começarem a gastar mais”, afirmou.
Ao todo, o mercado de computadores pessoais avançou 2,3% frente ao primeiro trimestre do ano passado, alcançando 87 milhões de unidades comercializadas e superando as expectativas do instituto, que esperava uma queda de 0,9%. A tendência é que as vendas ganhem novo impulso no final do ano, graças ao lançamento do Windows 8, que deve ocorrer em outubro. Agam Shah, do IDG News Service (Computerworld).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário