segunda-feira, 23 de abril de 2012
Consumerização e o impacto no design
Por Computerworld - Computerworld é uma propriedade da International Data Group, Inc., licenciado pela Now!Digital Business Ltda.
Por Paul D’Arcy *
Em um mundo cada vez mais demandante, a separação entre o ambiente de trabalho e a casa está desaparecendo, e a tecnologia tornando-se parte integrante do modo como vivemos nossas vidas. Novos dispositivos móveis, mais avançados e repletos de recursos e aplicativos são lançados a cada dia. Ao mesmo tempo, o trabalho móvel continua a aumentar.
A enorme variedade e o alto nível de funcionalidades à disposição do consumidor moderno mudaram significativamente as expectativas que os profissionais têm de sua tecnologia corporativa. Na verdade, o Gartner prevê que a consumerização é a tendência que vai ter o maior impacto sobre a empresa de TI na próxima década; desafiando CIOs e departamentos de TI a balancear os desejos do funcionário com as necessidades de negócio.¹
A nova classe de negócios
O profissional da Geração Y é motivado pela carreira, enquanto mantém forte autoidentidade e senso de estilo pessoal. A mudança na forma como os profissionais usam e percebem a tecnologia, juntamente com a consumerização de TI, tem propiciado o surgimento de um novo profissional de negócios – aquele que considera que o dispositivo escolhido deve realizar as tarefas de forma mais otimizada e, além disso, ser seu reflexo no trabalho ou em casa.
Na medida em que as demandas de funcionários evoluem, a TI corporativa é desafiada a gerenciar e suportar um número cada vez maior de dispositivos, além de capacitar os funcionários com as ferramentas que precisam para trabalhar de forma mais eficiente e segura, onde quer que estejam.
Expectativas do usuário final estão concentradas na escolha
No fim das contas, os usuários finais querem possibilidade de escolha e flexibilidade, que devem ser disponibilizadas pelos empregadores e pelos departamentos de TI. Para eles, os fatores mais importantes na escolha de tecnologias corporativas são estilo, conforto e desempenho.
Estilo: a imagem que retrata clientes e colegas é cada vez mais importante para os profissionais da Geração Y – maletas pretas e ternos cinza não são mais a norma em um mundo onde a criatividade e a individualidade são muito elogiadas.
Os trabalhadores antenados esperam escolher entre uma gama de fatores que medem características como design, elegância e estilo de modelos similares aos voltados para consumidores finais, assim como a funcionalidade do produto. Os trabalhadores querem que o dispositivo corporativo seja uma expressão deles mesmos, destacando a necessidade de dispositivos corporativos refletirem o estilo pessoal.
Além disso, os profissionais de hoje já não consideram seu laptop uma ferramenta, mas sim uma extensão de si e parte de como eles se comunicam e colaboram com colegas ao redor do mundo. Design é fundamental – acabamentos superiores, materiais autênticos e refinados são essenciais para garantir apelo ao consumidor.
Comforto: a adoção do trabalho móvel não mostra sinais de diminuir, e a previsão é de Europa Ocidental ter aproximadamente 129,5 milhões de trabalhadores móveis em 2013, cerca de 50% da força total de trabalho². Dispositivos grandes e pesados que podem ser facilmente danificados não favorecem essa maneira nova e flexível de trabalho e, é claro, eles não retratam a imagem elegante que esperam os profissionais.
Além disso, os profissionais não apenas esperam, mas estão começando a exigir produtos com apelo ao consumidor e ergonomia de negócios, como teclado, track pad e point stick com ISO. Garantir que esses recursos estejam disponíveis permite aos profissionais realizar o trabalho onde quer que estejam, com conforto e estilo.
Desempenho: como o escritório pode estar onde quer que seja, os profissionais modernos são particularmente exigentes. Os dispositivos precisam ser duráveis e resistentes, com linhas arrojadas e limpas e que oferecem conectividade excepcional, desempenho e confiabilidade. Para permitir que os trabalhadores acessem dados corporativos de maneira segura onde quer que estejam, a segurança precisa ser um pilar fundamental no processo de design. Os produtos corporativos devem ser capazes de oferecer acesso seguro e proteção de dados agrupados em um dispositivo com apelo ao consumidor, mas sem sacrificar o desempenho.
Necessidades de negócio e requisitos de design
Com esse nível de escolha para os usuários finais, surgem alguns desafios para TI. Enquanto o número de dispositivos gerenciados pela organização de TI continua a crescer, o mesmo acontece com o tempo e os recursos necessários para gerenciar e manter esses dispositivos. Em muitos casos, os desafios práticos da gestão de uma crescente variedade de dispositivos, sistemas operacionais e configurações estão levando o departamento de TI a resistir ao uso de dispositivos alternativos. No entanto, por volta de 2013/14, esses departamentos de TI corporativos que não permitirem opções diversificadas de dispositivos e as escolhas do usuário final por meio de ênfase no gerenciamento, execução de políticas e avaliações de segurança, se tornarão irremediavelmente fora de moda e lutarão para funcionar³, o que irá causar o caos e aumentar substancialmente o Custo Total de Propriedade da organização.
Na era da consumerização, o design da computação empresarial deve endereçar alguns requisitos fundamentais, tais como:
•Capacidades de plataforma comuns eliminam o problema de gerir uma multiplicidade de dispositivos. A gestão centralizada é possível com uma ferramenta e uma imagem comum, reduzindo drasticamente o tempo e os recursos necessários para implantar e gerenciar dispositivos da força de trabalho; permitindo-lhe fornecer a funcionalidade de uma forma muito mais eficiente e rentável.
•Virtualização de Desktop está rapidamente se tornando o principal caminho para energizar a força de trabalho da próxima geração, que é cada vez mais móvel e espera ser capaz de trabalhar a partir de onde estiver de uma maneira produtiva, segura e livre de problemas. Soluções thin client oferecem conectividade e flexibilidade para os funcionários, enquanto mantêm-se seguras e gerenciáveis para a equipe TI. Melhor ainda, os dispositivos devem ser concebidos com tecnologias embutidas como virtualização de desktops para ajudar no gerenciamento do dispositivo em um mundo cada vez mais heterogêneo.
•Segurança é mais importante do que nunca. Com o custo médio de uma violação de dados em 4 milhões de dólares4, a necessidade de uma solução integrada e abrangente de proteção de dados é clara. Com o número de dispositivos continuamente crescendo e evoluindo, os CIOs precisam garantir que a solução de segurança escolhida seja capaz de abarcar a multiplicidade de dispositivos – e que os dispositivos sejam projetados com a segurança em mente. Por exemplo, criptografia integrada às fábricas pode oferecer uma solução flexível, gerenciável e auditável, permitindo que as organizações protejam dados em laptops e desktops, bem como mídia externa.
Balanceando os desejos do profissional com as necessidades de negócios
A consumerização de TI está claramente liderando uma mudança nas expectativas profissionais e no que TI deve fazer para cumprir esses requisitos. Um estudo recente da Unisys indicou que uma grande porcentagem de funcionários classificou as ferramentas de tecnologia como um fator crítico na escolha de um empregador e, por sua vez, o modo como os fornecedores abordam o design de produtos comerciais. Para os CIOs e profissionais de TI, encontrar um design que equilibre a escolha do funcionário e as expectativas, e as soluções práticas para a gestão desses dispositivos pode ser desafiador. Fornecedores com pensamento inovador estão respondendo, ao manter em mente o ambiente de trabalho moderno e ao desenvolver produtos comerciais de computação destinados a facilitar a produtividade, com gerenciamento simplificado e esteticamente agradáveis à força de trabalho.
(*) Paul D’Arcy é diretor de Marketing da Dell para Large Enterprise nos EUA e para Public e Large Enterprise na América Latina e Canadá
¹ Gartner. (10 Fevereiro de 2010). Findings: In January 2010, the Consumerization of IT Became a Business Strategy Issue (G00174465). 16. Raskino, M.
²Mobile workers to top 1 billion worldwide thanks to VOIP, UC: IDC
³Jack Gold Associates, Technology Trends for 2011, Janeiro de 2011
42010 Global Study: Annual cost of Data Breach
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário