quarta-feira, 21 de janeiro de 2009
Roteador de bolso? É a grande sacada do Windy 31
Dispositivo USB da Sysnet com cara de pen drive compartilha a internet com 32 micros
Essa coisinha parecida com um pen drive é, na verdade, o menor roteador que já deu as caras no INFOLAB. O Windy 31, fabricado pela Sysnet, custa o mesmo que um roteador comum – 199 reais –, mas pode ser considerado a opção mais prática para compartilhar a conexão numa pequena rede sem fio padrão 802.11g. Basta espetá-lo na porta USB de um computador com acesso à internet.
O brinquedo pesa 19 gramas e mede 1,1 por 3 por 9 centímetros. Apesar do tamanho reduzido, ele tem os recursos básicos dos equipamentos de rede simples, com a típica configuração pela interface web e protocolos de criptografia WEP, WPA e WPA2. Além de funcionar como roteador, o produto também atua como repetidor de sinal, no modo WDS (Wireless Distribution System).
Chegamos a desconfiar de que o equipamento trabalhasse com o mesmo desempenho de um ponto de acesso comum. Mas, pelo menos no quesito velocidade, ele não deixou nada a desejar. Em nossos testes de throughput, o Windy 31 alcançou média de 23,4 Mbps na taxa de transferência. Foi mais rápido que todos os dispositivos padrão g avaliados aqui nos últimos seis meses, como o WRT54G, da Linksys, e o DIR-524, da D-Link.
Os maiores problemas dele são a oscilação de sinal e a falta de potência. Num ambiente de escritório com divisórias, à distância de 30 metros do roteador, conseguimos navegar com dificuldades usando um notebook. O software de medição mostrava potência de apenas 48%, enquanto os produtos de rede mais simples já conseguem bater os 80% facilmente.
No quesito segurança e administração, o Windy 31 também perde pontos, pois não tem nenhum recurso avançado de segurança, como firewall ou controle de acesso de usuários à interface de configuração. As opções de gerenciamento também são limitadas: não há priorização de tráfego de acordo com o tipo de uso, nem redirecionamento de portas ou divisão de banda entre os usuários. Outra coisa ruim é que apenas 32 computadores podem se conectar ao roteador.Marco Aurélio Zanni, de INFO Online
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário