quarta-feira, 21 de janeiro de 2009
6 tendências tecnológicas para 2009
O que devemos ver em tecnologias como touch screen, wireless, processadores, armazenamento, mobilidade e computação em nuvem
Você conseguiria responder quais foram as principais atores da tecnologia de 2008? Nas diferentes áreas da do setor, foram alguns. Em hardware, tivemos os netbooks e os aparelhos GPS ganhando popularidade. Na área de software, uma adoção mais significativa de software como serviço (SaaS), além dos aplicativos para web e celulares. A consolidação de servidores, computação em nuvem e virtualização também foram muito falados no ano passado.
Será que o cenário para 2009, sobretudo num momento de crise financeira, será mantido, ou teremos espaços para novidades tecnológicas? Para o especialista em sistemas da informação e coordenador dos cursos de graduação tecnológica da FIAP, Celso Poderoso, 2009 será um ano de amadurecimento das tecnologias que já pintaram no ano passado. Veja seis delas apontadas pelo professor:
Touch Screen
Com a carona do iPhone, o maior destaque no mundo dos gadgets em 2008, diversos fabricantes implementaram melhorias na tecnologia. Elas vão desde mesas sensíveis ao toque até a percepção de movimentos realizados à distância pelos usuários. Em 2009, esta tecnologia deve mudar a forma de comunicação com os computadores, fazendo com que a experiência computacional seja mais fácil e dinâmica.
Armazenamento
As memórias flash aumentaram o poder de armazenamento de dados enquanto os HDs aumentaram sua capacidade acima de terbytes, mas com preços mais acessíveis. Para 2009, a expectativa é o início da comercialização das memórias chamadas phase-change. Elas têm um desempenho nominal maior e uma economia de energia de 50% em relação a memória flash atual. Além disso, o professor lembra que há desenvolvimentos de novas tecnologias de memória na área da nanotecnologia.
Processadores
A tônica é aumentar o poder de processamento e diminuir o consumo de energia. Estamos muito próximos do limite possível de processamento com as arquieteturas atuais. Em 2009, o desafio principal é criar chips que mantenham o desempenho, mas consumam menos energia, aumentando assim a vida útil de notebooks e economizando gatos com luz. Engenheiros se concentram também no desenvolvimento de processadores com mais núcleos e com chips de nanometria cada vez menor.
Wireless
As tecnologias de acesso sem fio devem ficar cada vez mais robustas. Algumas tecnologias anunciadas em 2008 alcançaram espectros não utilizados de banda, aumentando a capacidade de transmissão de dados na ordem de 10 Gbps. Para este ano, o Brasil deverá finalmente ter o leilão das faixas de WiMax, que levará acesso sem fio à web em longas distâncias.
Mobilidade
2009 será o ano para os desenvolvedores de aplicativos para sistemas operacionais de dispositivos móveis. 2008 foi o ano da mobilidade, especialmente para quem possui um smartphone. O iPhone e permitiu que diversos desenvolvedores com boas idéias conseguissem entrar no mercado de sistemas simples para ganhar muito dinheiro. Outro sistema que já está animando os criadores de software é o Android, do Google, que já está rodando no G1, da HTC.
Computação em nuvem
Em 2008, a evolução tecnológica das antigas grids computacionais finalmente ganharam o mundo. Serviços especializados e com fornecedores de peso, como Google e Microsoft, fazem com que a computação em nuvem faça parte do vocabulário das pessoas da área de TI. Esta tecnologia abre espaço para versões simplificadas de netbooks, já que boa parte de seus dados poderão ser armazenados fora do hardware
Bruno Ferrari, de INFO Online
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário