sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Eee PC S101, da Asus, é um netbook chique, praticamente um luxo


Seu acabamento inclui até cristais Swarovski, ele tem tela de 10,2", disco SSD e autonomia de mais de 4 horas. Preço: R$ 2.499.

Pioneira na categoria dos netbooks (portáteis compactos e leves, com preços inicialmente mais acessíveis), a Asus já tem netbooks de todos os tipos: com telas entre 7 e 10,2 polegadas, e diferentes capacidades de discos, além chips Celeron e Atom. Por conta disso, a companhia resolveu lançar um modelo, digamos, mais “chique”, que leva o nome de S101.
A parte de trás de sua tela tem a cor marrom-cobre e as laterais são envoltas com fino acabamento cromado. A moldura em volta do LCD é de plástico preto brilhante, com as teclas em preto e as laterais do trackpad em alumínio escovado. Nas dobradiças da tampa há dois cristais Swarovski.
Com 1 quilo de peso, o S101 tem tela de 10,2 polegadas e mede 26,3 centímetros de largura por 18 cm de profundidade e 2,3 cm de altura na sua parte mais alta. Comparado ao modelo HD 1000, que tem o mesmo tamanho de tela, o lançamento é 450 gramas mais leve e também quase dois centímetros menor na altura, o que o torna o mais fino e leve dos netbooks com tela de 10,2 polegadas.
Quanto às conexões, são três USBs, rede FastEthernet e Wi-Fi 802.11g, além do Bluetooth. Tem também saída VGA e conectores laterais para microfone e fones de ouvido. E há uma webcam de 1,3 megapixel.
O S101 traz processador Atom de 1,6 GHz, com chipset i945GU (com chip de vídeo GMA 950) e 1 GB de RAM padrão DDR2 667. Não há novidade até aí, a não ser pelo disco de SSD de 16 GB. Não que isso represente grande coisa, em termos de capacidade, mas ele é rápido. No teste com o HD Tune 3.1 a taxa de transferência foi de 70 MB/seg, com tempo de acesso de 2 milissegundos.
Em netbooks com disco magnético, a taxa média é de 40 MB/seg, com tempo de acesso a 16,5 milissegundos. Isso significa que o S101 acessa um dado no disco com tempo até oito vezes menor do que se tivesse um disco comum. O Windows XP Home, sistema que vem instalado, leva 23 segundos para carregar, contra a média de 50 segundos em netbooks com disco magnético.
O desempenho para aplicativos também não muda para outros netbooks com configuração semelhante. Rodou muito bem várias aplicações de escritório abertas simultaneamente, acessando internet, sem mostrar lentidão em alternar entre as tarefas. O destaque foi sua bateria, que teve ótima duração, com o tempo de 4h22min.
Jogam contra Windows em inglês e o layout do teclado norte-americano. Mas nada que se compare ao preço, alto para a categoria: 2.499 reais. No entanto, é preciso considerar o melhor acabamento, o disco SSD e o peso do S101 (um quilo), que é leve para um modelo com tela de 10,2 polegadas.
Vale lembrar que a Asus passou a oferecer suporte no Brasil para seus portáteis, fato benvindo, pois quem comprava um equipamento da empresa anteriormente ficava sem assistência oficial em caso de manutenção.
EEE PC S101
Fabricante: Asus
Para que serve: Computador portátil para lazer e trabalho e privilegia mobilidade e estilo
Pontos fortes: Boa autonomia da bateria
Acabamento superior
*Avaliação final 8,0
Preço elevado
Layout do teclado (padrão norte-americano)
Preço: R$ 2.499,00
Onde encontrar: http://br.asus.com
René Ribeiro, analista de testes da PC WORLD 30-01-2009

Nenhum comentário: