sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Asus já distribui laptop produzido no Brasil


SÃO PAULO - Fábrica em Curitiba é primeira linha de produção da criadora do EEE PC fora da Ásia.
A empresa de Taiwan Asus, que tornou popular no mundo todo os modelos de notebooks com tela de até 10 polegadas, começou neste mês a distribuir no Brasil os primeiros modelos fabricados localmente. O país é o primeiro fora da Ásia a ter produção local da marca Asus.
Segundo Marcel Campos, gerente de marketing da Asus no Brasil, "há muito tempo a empresa decidiu que a fabricação era um ponto crucial para entrar no país de forma significativa".
Para atender essa estratégia, a Asus começou a buscar um parceiro de quem pudesse contratar produção sob encomenda e recentemente fechou negócio com a Visum, de Curitiba (PR).
A empresa nacional passou a produzir não só os netbooks --termo com o qual são conhecidos os portáteis de tela menor e reduzida gama de recursos--, mas também as placas-mãe de computador, que a Asus já fazia antes de ingressar na linha de portáteis.
Neste primeiro momento, a Visum produz dois modelos de netbooks e dois de placa-mãe para a Asus, mas a companhia tem planos de ampliar a linha nacionalizada ao longo do ano, segundo John Chen, gerente geral da companhia no Brasil.
Os equipamentos da marca já eram vendidos no Brasil, via importação, mas como a filial não estava oficialmente estabelecida, a empresa diz não ter números sobre a base instalada de portáteis ou de placas-mãe no país.
Uma subsidiária foi formalmente criada em agosto passado, que hoje conta com algo como 20 profissionais. "Queremos ser uma empresa brasileira, com pessoal local e produtos feitos para as peculiaridades desse mercado", disse Campos.
NEGOCIAÇÃO COM TELES
A companhia asiática também informou que negocia com várias operadoras de celular brasileiras acordos para que alguns netbooks cheguem ao mercado com o chip de celular 3G embutido e, assim, possa se conectar à Internet dessa forma.
De acordo com Chen, no entanto, a empresa ainda não pode divulgar os nomes das operadoras envolvidas.
A companhia já credenciou algo como 10 distribuidores para seus produtos no Brasil e nesse momento está "em processo final de negociação" com redes varejistas da Internet e fora dela, segundo Campos.
Ele espera que até fevereiro os produtos da Asus já possam ser encontrados nas prateleiras de grandes redes do varejo local.
O gerente geral Chen descartou esperar qualquer impacto da crise econômica nos planos da empresa para o Brasil, mas disse ser prematuro estimar de quanto será a participação de mercado da companhia no mercado brasileiro de computadores.
Neste mês, a consultoria IDC divulgou que as vendas de computadores na Ásia caíram no quarto trimestre de 2008 pela primeira vez em 10 anos . A Asus e a Acer, entretanto, ambas de Taiwan, tiveram alta nas vendas de, respectivamente, 26,5 e 7,8 por cento sobre o ano anterior. Info Online.

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