quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Acer cola na Dell pela 1ª vez, diz IDC

Os números da IDC sobre as vendas de PCs no mundo mostram que a Acer é quase tão grande quanto a Dell.
Os dados da IDC, reproduzidos pela Business Week, mostram a HP firme na liderança global do mercado de computadores, com 19,6% de market share no quartro trimestre de 2008. Na segunda posição, aparece a Dell, com 13,7% de participação de mercado.
Ver HP e Dell no topo do ranking é algo recorrente no mercado de PCs há vários anos. A informação surpreendente é que a Acer agora figura na terceira colocação, com 11,8%de market share, ou seja, menos de dois pontos percentuais abaixo da Dell.
Em 2003, a Acer figurava na sétima colocação no ranking de maiores vendedores de PCs e conseguiu galgar posições, entre outros fatores, graças a compra da Gateway em 2007integrador pelo qual os taiwaneses da Acer pagaram US$ 710 milhões.
Netbooks fazem a diferença
Na análise da IDC, no entanto, o boom dos netbooks fez toda a diferença a favor da Acer, que conquistou novos usuários em vários mercados graças ao sucesso do Eee PC.
Os dados do 4º trimestre de 2008 são especialmente preocupantes para a Dell. No período, a Acer fez suas vendas crescerem 25,3% sobre igual período do ano anterior. Já a Dell enfrentou um encolhimento de 6,3% na mesma comparação.
Para alguns analistas do grupo australiano Macquarie, os número apontam que a Acer vai superar a Dell em alguns anos. A análise da IDC, no entanto, não faz este tipo de projeção.
A própria Acer ao comentar os resultados do 4º trimestre de 2008 atribuiu sua melhor performance à migração dos usuários de desktops para laptops, com forte preferência por máquinas que aliem preço baixo, potência de processamento e baixo peso. A Acer acredita oferecer as melhores combinações destes três fatores.
O bom momento da Acer ocorre em um momento de retração no mercado global de PCs. Um estudo da mesma IDC apontou que as fábricas sediadas na Ásia, principal mercado produtor de PCs no mundo, estão embarcando 5% menos computadores do que faziam na mesma época de 2008, num indício de que a crise global esfriou o consumo de computadores no mundo.
A ascensão da Acer não chega a surpreender a Dell, que tem se movimentado para compensar a principal vantagem competitiva do rival taiwanês: o menor custo de produção. Desde 2007, a Dell faz parcerias para montar PCs na Ásia e ao longo de 2008, aprofundou experiências de venda direta no varejo, confrontando seu consagrado método de vendas online ou por call center. Felipe Zmoginski, de INFO Online

Nenhum comentário: