segunda-feira, 19 de janeiro de 2009
Netbook Mobo White 1050 capricha no design
A configuração é aquela que você já até decorou de tanto ver nos minilaptops. Mesmo assim o Mobo White 1050, fabricado pela Positivo com base no MSI Wind, é sério candidato a melhor netbook do mercado (entre aqueles básicos e sem floreios no acabamento, é claro).
Há pelo menos dois motivos fortes para você acreditar nisso: primeiro, ele foi o melhor que já passou por aqui no quesito bateria, aguentando trabalhar por 183 minutos; segundo, a tela é de 10 polegadas e seu teclado em português é dos mais confortáveis. E nada disso lhe dá quilos extras – ele é só 200 gramas mais pesado que o Acer Aspire One, de 8,9 polegadas, totalizando 1,2 quilo na mochila.
Só tem um probleminha: a Positivo pretendia colocar o modelo nas prateleiras por menos de 1 500 reais, mas a crise e a alta do dólar sacanearam a empresa, que só está conseguindo vendê-lo por 1 799 reais. Com isso, o netbook ficou num meio termo esquisito – está mais caro que os minilaptops básicos, como o próprio Aspire One, mas com 200 reais a mais você compra um HP Mini-Note, com tela de 8,9 polegadas, mas outro nível de acabamento e teclado quase no tamanho original.
Para ver se vale a pena o investimento, botamos o Mobo e seus concorrentes numa planilha para comparar design e desempenho. Concluímos que as dimensões dele são muito bem resolvidas, com 26 x 17,9 x 4,2 centímetros de uma carcaça que abriga tela e teclado bons – tem até um Enter grande. Na relação entre conforto no uso e peso na bolsa, o netbook é a melhor opção. O modelo da HP, por exemplo, tem quase o mesmo tamanho, mas sua tela é menor.
No quesito conectividade, o Mobo White 1050 não tem nada de tão espetacular. Seu único diferencial, na verdade, é o Bluetooth. No mais, o Wi-Fi é padrão g, a porta de rede é Fast Ethernet e a saída de vídeo, D-Sub. Tem ainda três portas USB e leitor de cartões de quatro tipos.
Os resultados dos testes de desempenho foram bons para o conjunto formado por chip Intel Atom 270, de 1,6 GHz, memória RAM de 1 GB e disco rígido de 120 GB. A máquina, que vem com Windows XP Home instalado, mostrou-se ágil na execução de aplicativos de escritório. Mas não conseguiu rodar o benchmark PCMark05 (quase nenhum minilaptop consegue). Para melhorar a performance, você pode colocar 2 GB de RAM, mas vai precisar tirar o pente de 1 GB, pois não há slots livres.
Nos programas que exigem dos recursos multimídia, a maquininha ficou abaixo do esperado. A controladora de vídeo Mobile Intel 945 fez 83 pontos no 3DMark06, enquanto o Acer marcou 122 e o HP, 90 pontos. O som é tão ruim quanto o de todos os outros minilaptops, pois distorce nos volumes mais altos e não tem graves. Marco Aurelio Zanni Info Online.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário