A Intel lançou hoje a nova geração de seu chip Centrino, na expectativa de que a tecnologia gere uma nova fonte de receita em meio à ampla campanha da empresa para se posicionar no mercado de tecnologias móveis. O lançamento do Centrino 2, anteriormente conhecido pelo codinome Montevina, surgiu depois de alguns meses de atraso e foi decididamente mais discreto que o do primeiro Centrino, em 2003.
O chipset de nova geração combina capacidade WiFi, padrão de rede sem fio à curta distância, a uma nova tecnologia que também dispensa cabos e é conhecida como WiMax. Esse padrão permite transmissão de dados em alta velocidade a distâncias muito maiores que o WiFi e pode ser usado para cobrir cidades inteiras.
Bryan Ma, analista da empresa de pesquisa IDC, disse que os novos chips representam um avanço mais gradual para o setor, comparados ao primeiro Centrino, que marcou a chegada da Intel ao mercado da comunicação sem fio.
"Minha grande questão é tentar determinar se isso é evolutivo ou revolucionário, e suspeito que a primeira resposta é mais válida", disse Ma. "Mas, ainda que seja apenas evolutivo, continua a ser um bom combustível para estimular o setor."
Os chips são destinados principalmente a notebooks, à medida que o setor de computadores pessoais avança em direção a aparelhos mais móveis, com tecnologias mais leves e o desenvolvimento de novas redes sem fio.
Taiwan está construindo suas redes sem fio WiMax e é também o principal fabricante terceirizado de computadores, abrigando líderes do setor como a Quanta e a Compal Electronics, que fabricam para a Hewlett-Packard, Dell e Sony, entre outros.
"Os notebooks serão o principal propulsor do setor no futuro, e as vendas de notebooks já superam as de computadores de mesa em muitos países", disse Stanley Huang, diretor de vendas e serviços de tecnologia avançada da Intel na região Ásia-Pacífico, durante o evento de lançamento em Taipé.Reuters
domingo, 20 de julho de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Olá Ayres Vasconcelos, tudo bem? Parabéns pelo blog, está excelente.
Se vc me permite, gostaria de sugerir um tema para ser abordado: os problemas referentes aos teclados dos notebooks e como funciona a compatibilidade entre os diversos modelos.
Sugiro isso pois comprei um note usado (Compaq 700z) que após algum tempo apresentou problemas no teclado. Fiquei curioso, mas procurando na internet achei pouca documentacao a respeito.
Já que gosto de aprender, gostaria de saber como funcionam os teclados, os problemas mais frequentes e etc.
Bom, o comentário ficou mais grande que o esperado. Mas fica aqui a sugestão para um futuro artigo ! Espero que seja útil.
Abraços!
Postar um comentário