sábado, 19 de julho de 2008

HP mantém liderança no mercado de PCs, segundo o Gartner

Unidades vendidas somaram 71,9 milhões no segundo trimestre de 2008. Dell cresce 21,9% puxada pelas vendas no varejo.
O mercado mundial de PCs, de acordo com pesquisa do Gartner, chegou a 71,9 milhões de unidades vendidas no segundo trimestre de 2008, número 16% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado.
A HP manteve a primeira posição entre os fabricantes com 18,1% do mercado. O crescimento da companhia, de 17,1%, foi maior do que o registrado pelo mercado no período. Em segundo lugar ficou a Dell. A estratégia de partir para o varejo, adotada pela companhia, fez as vendas crescerem 21,9% e a participação de mercado da companhia atingir 15,6%. Acer, Lenovo e Toshiba, nesta ordem, completam o ranking.
Os notebooks continuam a apresentar o maior crescimento, à medida que o preço dos equipamentos cai sensivelmente. De acordo com analistas, essa queda de preços está pressionando os fabricantes, que podem entrar em uma onda de consolidação do mercado.
Saiba mais
O mercado mundial de PC experimentou um crescimento de 15,3% no segundo trimestre. Mas a falta de dinamismo na economia significa tempos difíceis para fabricantes de computadores e, possivelmente, uma onda de consolidação, de acordo com pesquisas divulgadas nesta quarta-feira (16/07).
Os problemas econômicos já começaram a apresentar efeitos nos Estados Unidos, onde o mercado de PCs teve um crescimento lento, de um dígito, segundo a IDC. O avanço na Ásia foi de cerca de 15%, mas as vendas de laptops ajudaram a EMEA (Europa, Oriente Médio e África) a obter um crescimento de dois dígitos, de acordo com dados da IDC.
A análise do Gartner, que em abril já tinha reduzido a previsão de alta nas vendas, é que a fraca economia tem obrigado fabricantes a reduzir preços. Esta é uma boa notícia para consumidores finais, mas pode ser o fim para fabricantes menores, se esta tendência continuar.
"A indústria poderá ver uma onda de consolidação se os fabricantes mais fortes continuarem a pressionar preços", informou o Gartner. Os líderes podem reduzir seus custos em negociações com fornecedores, mas os pequenos fabricantes não têm este tipo de possibilidade, afirmou David Daoud, gerente de pesquisas da IDC.
Nos Estados Unidos, o mercado de PCs cresceu apenas 3,6% no trimestre, alcançando 17 milhões de unidades, menos do que a previsão original da IDC, que era de 3,8%, analisou Daoud.
As pessoas estão focando seu consumo em gastos essenciais, como gasolina e comida, e têm pouco dinheiro para itens como computadores, eletrônicos e artes, completou o analista.
Na EMEA, o crescimento foi de 23,5% e na Ásia-Pacífico, 18,1%, de acordo com o Gartner. As vendas de notebook foram particularmente fortes, avançando 40% em todo o mundo, detalhou a consultoria.
A pesquisa do Gartner indica que a Apple ultrapassou a Acer nos Estados Unidos, ocupando o terceiro lugar, atrás de Dell e HP. A empresa de Steve Jobs entregou 1,4 milhão de unidades, contra 1,33 milhão da Accer.
Em todo o mundo, a HP maneve a liderança do setor, com 13,32 milhões de unidades e 18,9% de participação de mercado e crescimento de 16,8% ano-a-ano. Em segundo lugar, está a Dell, com 11,56 milhões de unidades e market share de 16.4% - aumento de 21,4% ano-a-ano.
A Acer testemunhou um acentuado avanço de 63,5% ano-a-ano, ocupando o terceiro lugar no ranking, com 6,97 milhões de unidades. Lenovo e Toshiba estão no quarto e no quinto lugares, respectivamente.
Redação do COMPUTERWORLD

Nenhum comentário: