domingo, 20 de julho de 2008

Apple e Acer disputam 3º lugar em mercado de PCs

Segundo pesquisa feita pelo Gartner Group, Apple e Acer estão praticamente empatadas no mercado norte-americano de computadores, atrás apenas da Dell e da HP.
A pesquisa do Gartner avalia que a Apple teve um aumento de 38% nas vendas em um ano, e é a terceira nos EUA, enquanto a Acer está na quarta posição com uma diferença de 60 mil máquinas - quase um empate técnico. Outro instituto de pesquisas, o IDC, posicionou a Apple em quarto lugar, segundo o site MacNews.
O IDC avaliou as vendas apenas no segundo trimestre, período em que a Apple vendeu 2 mil computadores a menos que a Acer - também um número bastante próximo.
Outra peculiaridade dos números da pesquisa é que o crescimento de Apple e Acer é muito maior do que as duas primeiras colocadas, HP e Dell.
Segundo o site Apple Insider, enquanto a Apple cresceu os 38% divulgados, a Dell cresceu 11,9% e a HP 5,6%. Se a tendência continuar, é possível que Apple e Acer ultrapassem as rivais em um futuro próximo - embora a Dell ainda possua uma participação respeitável, com 31,9% do mercado, enquanto a Apple abocanhou "apenas" 8,5%.
Segundo o site da revista norte-americana PC Magazine, ambas as pesquisas (Gartnet e IDC) consideraram apenas as vendas de PCs de mesa, notebooks e servidores de rede, deixando de fora dispositivos de mão.
Ainda segundo a revista, os cinco maiores fabricantes mantiveram suas posições quando se considera o mercado global de PCs. A Apple, que possui uma penetração bem menor no mercado fora dos Estados Unidos, não é mencionada. Entretanto, está mostrando um crescimento digno de nota em alguns países como o Japão, onde vendeu 130 mil unidades no primeiro trimestre de 2008.
David Daoud, gerente de pesquisas do IDC, opinou em entrevista à revista PC World que "a Apple está testemunhando um crescimento espantoso nas vendas não só de micros de mesa mas de notebooks também. A empresa parece ter um catálogo de produtos bem equilibrado".
Daoud disse ainda que o segundo trimestre é sempre ótimo para a Apple: "é o período em que eles estão fortalecendo relacionamentos com parceiros e fazendo grandes vendas a instituições educacionais - e isso bem antes da temporada de volta às aulas".
A volta às aulas depois das férias de verão, que no hemisfério norte acontece no fim de setembro, é um período disputado pelos fabricantes de PCs.
Segundo Daoud, a Apple cresce de forma impressionante porque sabe se antecipar a seus concorrentes.
Outro grande trunfo, analisa Daoud, é que os PCs que rodam Windows são destinados a um mercado de massa cujos compradores via de regra têm orçamentos limitados, sejam empresas ou consumidores finais. Os compradores da Apple, tradicionalmente, são imunes ao desaquecimento da economia ou a altas de preços.
Um terceiro motor que anda impulsionando as vendas da Apple é o pouco apelo dos PCs, hoje considerados "pouco inovadores". "O Windows Vista pode até ajudar, mas não está vencendo a reticência dos consumidores no momento", disse Daoud. Terra Tecnologia

Nenhum comentário: