sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Capa para iPhone vem com teclado


por Priscila Jordão
Quem comprou um iPhone 4 provavelmente já pensa em adquirir uma capinha. A TK-421, do site ThinkGeek, custa 50 dólares, mas é bastante recompensadora. Para provocar os donos de BlackBerrys, ela traz um teclado físico. E também funciona com o iPhone 3GS.

A capa tem um conceito bastante explorado. Embora muita gente esteja acostumada a digitar na tela mesmo, não faltam na internet desenhos e esquemas explicando como um gadget desse poderia funcionar. A sacada da TK-421 é que ela, aparentemente, resolve a maioria dos problemas dos conceitos e de outros teclados lançados antes.

Em primeiro lugar, ela não suga a bateria do iPhone, pois tem a sua própria, carregada via USB. Outra sacada é não usar a dock para se ligar ao telefone, mas o Bluetooth. Assim, há mais possibilidades de design para o teclado. Neste caso, ele fica descansando atrás do iPhone. Para usá-lo, basta girar o teclado para a direita. Ele se liga à capinha por magnetismo. O único problema disso é que, como o iPhone 3G não tem Bluetooth, a capa-teclado só funciona com os modelos 3GS e 4.

As teclas parecem bem grandes e há inclusive uma fileira para números. O teclado funciona em aplicativos de notas, e-mails, no browser e no calendário. O TK-421 estará disponível no site ThinkGeek a partir do meio de novembro, em quantias limitadas.

Vaio fica mais barato com Pentium


por Priscila Jordão
Os notebooks Vaio da série E, sem dúvida, nos agradaram muito no INFOlab por sua boa combinação de acabamento, design e performance. Pena que o preço, de mais de 3 000 reais, ainda assusta. E parece que o único momento em que a Sony abaixa o preço é quando usa um processador mais fraquinho. É o caso do VPC-EA20FB, que tem Pentium P6000 e custa 2.599 reais.

Apesar do nome antigo, o Pentium P6000 foi lançado recentemente pela a Intel, com o objetivo de rechear os micros de entrada. Com dois núcleos, ele tem clock de 1,86 GHz e 3 MB de cache. Ele não sustenta o desempenho dos outros notebooks da série E com Core i3 ou i5, mas já é melhor que os modelos Pentium anteriores por ser produzido com a tecnologia de 32 nanômetros.

Como os outros modelos da série, o EA20FB tem os três botões “Assist”, “Web” e “Vaio” acima do teclado, para abrir menus, fotos e ativar o browser sem inicializar o computador. Sua tela de 14 polegadas tem resolução de 1366 por 768 pixels. A memória é de 4GB DDR3 e o disco rígido tem 500GB. O Wi-Fi é no padrão N e o sistema operacional é o Windows 7. Vale para quem sempre quis ter um Vaio e não vai executar tarefas tão complexas no notebook.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Netbook giratório da Dell vira tablet


por Priscila Jordão

Tablet ou netbook? Eis a questão! A dúvida, que atormenta muitos corações geeks, acaba de ter uma resposta explosiva da Dell. O novo Inspiron Duo adota uma manobra digna de circo para se transformar de tablet em netbook e vice-versa.

A sacada do Inspiron Duo é ter uma tela giratória, que pode se orientar para dentro ou fora do aparelho. Orientada para dentro, ela é usada junto com o teclado físico, e, para fora, com base na tela sensível ao toque.

O Inspiron Duo foi apresentado no IDF 2010, evento organizado pela Intel. Por enquanto, ainda se sabe pouco sobre ele: Windows 7, tela de 10 polegadas e Intel Atom N550 são as únicas especificações divulgadas. Seu possível lançamento deve ser até o fim do ano, período em que as vendas são melhores.

Apesar de surpreender no formato, o Inspiron Duo pode dar uma sensação de déjà vu. Afinal, ele merece parabéns por fazer suas acrobacias, mas misturar tablets e notebooks é uma ideia antiga. Vários notebooks contorcionistas já existem, sejam da HP, da Acer ou da Toshiba.

A diferença é que nessa outra geração de notebooks a parte de cima da carcaça era móvel. Ela girava 180 graus na horizontal e dobrava-se sobre o teclado. Já o Inspiron Duo gira somente a tela, na vertical. A ideia cai excepcionalmente bem em netbooks, uma vez que eles são mais leves de carregar, e, portanto, se transformam em notebooks-tablets mais leves.Foto: Engadget

Galaxy Tab chega em outubro ao Brasil


Cauã Taborda, de INFO Online

SÃO PAULO - O tablet Samsung Galaxy Tab chega ao Brasil por R$ 2.699,00 em outubro, segundo Silvio Stagni, vice-presidente da Divisão de Telecomunicações da Samsung.

Stagini informou ao Estadão que o tablet será produzido no Brasil e terá TV Digital. O executivo acredita que haverá uma grande expansão no mercado de tablets. “Além do mercado de consumo, existem várias empresas interessadas em trocar o laptop pelo tablet”, afirma.

O Galaxy Tab possui tela de 7 polegadas, conexões 3G e WiFi, processador ARM Cortex A8 de 1 GHz, processador gráfico PowerVR SGX540, câmera de 3.2 megapixels com flash, que pode gravar vídeos em 720 x 480 pixels, câmera frontal VGA e bateria de 7 horas.

No Mercado Livre o tablet pode ser encontrado por R$ 1.800,00. O aparelho, que ainda está em processo de homologação pela Anatel, será comercializado pelas operadoras e pelo varejo

HiPhone 4 chega às lojas chinesas


por Felipe Maia

Se o iPhone 4 é um sucesso de vendas pelo mundo, sua cópia chinesa mais famosa, o HiPhone 4, não quer perder espaço e já está chegando às lojas do outro lado do mundo. Entre as novidades do xing ling tem suporte para dois chips e um tal sensor de gravidade.

O aparelho é quase idêntico ao iPhone 4. Talvez seja um pouco mais gordinho, mas isso é irrelevante. Ele tem memória interna de 87 MB e suporte a microSD de até 8 GB. A tela sensível ao toque resistiva tem 3 polegadas, com resolução de 240 x 320 pixels. Mas se você não quiser tocar na tela, o sensor de gravidade realiza funções com umas chacoalhadas no aparelho — chacoalhadas, não pancadas de raiva porque ele travou.

Ele só tem câmera traseira com resolução máxima de 1280 x 1024 pixels, deixando de lado o recurso Face Time do iPhone – o que não é um grande problema para muitos. Duas vantagens são a TV digital e os aplicativos em Java — o que dispensa uma loja de aplicativos. Sem falar no já referido suporte a dois chips, o que mostra que o smartphone é desbloqueado de fábrica.

Sem Wi-Fi e 3G e com microUSB e Bluetooth, o HiPhone 4 já pode ser adquirido neste site pela bagatela de 108 dólares. Se houvesse lançamento oficial na Santa Ifigênia (SP), na Uruguaiana (RJ) ou em qualquer outro centro de comércio informal brasileiro, até poderia ter uma fila enorme de ávidos compradores.

3M junta câmera e projetor em um só aparelho


por Felipe Maia

Vimos recentemente aqui no INFOlab um projetor da 3M. Agora, a novidade da empresa é outro projetor, mas com uma câmera fotográfica integrada. É o Shoot’n'Share CP40.

O projetor, localizado no topo do aparelho, pode reproduzir imagens de até 65 polegadas na resolução VGA. A proporção delas é 4 por 3. Segundo a fabricante, a lâmpada tem 14 lumens de brilho quando ligado na tomada e 12 lumens quando funciona apenas na bateria.

A câmera filma e fotografa. Ela tem sensor de 5 MP e resolução máxima de 8 MP nas fotos. O foco é automático e o zoom é manual, mas sua capacidade não foi revelada pela fabricante. O vídeo capturado tem resolução HD e formato MP4. As fotos são gravadas em JPG.

A memória interna do projetor-câmera é de apenas 14 MB, mas um slot de cartão microSDHC expande a capacidade para até 32 GB. Outras conexões são a porta HDMI e a miniUSB. O gadget também tem um alto-falante mono embutido.

No design, o CP40 lembra outros projetores da 3M. Ele tem uma pequena tela de LCoS (cristal líquido em silício) e botões dedicados, mas dessa vez eles são capacitivos. O preço e a data de lançamento ainda não são conhecidos.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Ações de HP e Dell recuam por temores com gastos em tecnologia

SAN FRANCISCO (Reuters) - As ações da Hewlett-Packard e da Dell caíram nesta sexta-feira depois que analistas cortaram suas metas de preço para as duas maiores fabricantes de PCs dos Estados Unidos após as empresas divulgarem, na véspera, seus resultados trimestrais.
As companhias reportaram na quinta-feira forte demanda de clientes corporativos por hardware, mas os resultados também indicaram uma demanda fraca entre consumidores.
Embora os comentários sobre gastos corporativos tenham sido positivos no geral, investidores continuam incertos em relação à economia como um todo e à demanda por produtos do setor de tecnologia.
As ações da HP chegaram a cair até 3,5 por cento na Bolsa de Nova York, atingindo seu nível mais baixo em 52 semanas, aos 39,33 dólares, com investidores mantendo o pé atrás em meio a incertezas sobre a busca da companhia por um novo presidente-executivo.
Desde a repentina renúncia do CEO Mark Hurd em 6 de agosto, as ações da HP tiveram baixa de 14 por cento.
A HP informou alta de 6 por cento no lucro do terceiro trimestre fiscal, e um crescimento de 11 por cento nas vendas, impulsionadas pela forte demanda por servidores, PCs e impressoras.
Já a Dell superou expectativas com suas projeções de lucro e receita do segundo trimestre e disse esperar que a demanda por PCs entre clientes corporativos se mantenha estável nos próximos meses.
Mas a margem bruta da empresa ficou abaixo do esperado, algo que vem ocorrendo com frequência nos últimos trimestres. A Dell, que é a terceira maior fabricante de PCs do mundo, tem tido dificuldade para melhorar seus níveis de lucratividade me meio à queda dos preços de computadores.
As ações da companhia registraram queda de 0,5 por cento no começo da tarde na Nasdaq. Este ano, os papéis da Dell já perderam 15 por cento do valor.(Reportagem de Gabriel Madway)Reuters

Além do dispositivo com o sistema da Palm, a empresa também lançará modelo com um produto da Microsoft, voltado ao mercado corporativo.

Por IDG News Service
A Hewlett-Packard (HP) lançará um tablet com o sistema operacional desenvolvido pela Palm, o webOS, no começo de 2011, de acordo com o chefe da divisão de computadores da empresa, Todd Bradley.

As especulações a respeito de um tablet com webOS existem desde a compra da Palm pela HP, em abril, e aumentaram quando a companhia anunciou que desistira do Slate, produto similar que viria com Windows 7.

Desde então, a empresa afirma que diferentes modelos estavam em pauta, cada um com um sistema operacional diferente. Tanto a plataforma da Palm quanto o da Microsoft seriam usadas, mas especialistas analisam que o Android, da Google, não está descartado.

No entanto, essa é a primeira vez que as datas previstas para os lançamentos são divulgadas: “Vocês verão um tablet com um produto da Microsoft em um futuro próximo e outro com webOS no começo de 2011”, disse Bradley na última quinta-feira (19/08), durante o balanço financeiro do segundo trimestre. Ele não deu mais detalhes.

Em julho a HP afirmou que o aparelho com Windows seria voltado a clientes corporativos enquanto que o que portasse o sistema da Palm visaria o consumidor final.

Aliás, este em ano, em um documento sobre consumo de energia de seus produtos, datado de 8/04, um tablet denominado Slate 500, com Windows 7, foi revelado. Já em julho, a empresa entrou com pedido para registrar a marca PalmPad.

O mercado neste setor deve esquentar. Por enquanto dominado pelo iPad, da Apple, várias fabricantes tem demonstrado interesse na área, inclusive a Cisco que, recentemente, mostrou o seu modelo para o meio empresarial, chamado de Cius.

A HP, por outro lado, já afirmou que por mais que um tablet com webOS seja certo, a plataforma será usada para outros produtos, como smartphones, netbooks e impressoras conectadas à internet.(James Niccolai)

Venda de computadores supera 6 milhões de unidades no semestre

Por Computerworld Brasil
Durante o ano, a Abinee projeta que sejam vendidos 14 milhões de equipamentos, sendo 7 milhões de desktops e 6,9 milhões de notebooks.
No primeiro semestre de 2010, foram vendidos 6,2 milhões de computadores no mercado brasileiro e as projeções são de que, até o final do ano, o setor comercialize 14 milhões de equipamentos. Os dados foram apresentados como parte da pesquisa “Comportamento da Indústria Eletroeletrônica”, divulgado na segunda-feira, 23/8, pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), juntamente com o Instituto IT Data.
A pesquisa mostra que as vendas de notebooks e de PCs estão bastante próximas. Do volume total de equipamentos comercializados, 3.158 foram desktops e 3.050 laptops, segundo o levantamento da Abinee. Ainda de acordo com a entidade, houve um aumento da procura por equipamentos portáteis, mas eles só deverão ultrpassar o volume de microcomputadores vendidos em 2011.
Para este ano, a Abinee projeta para o mercado brasileiro um crescimento das vendas de computadores em torno de 17%, sobre as 12 milhões de unidades entregues pela indústria em 2009, quando 6.850 PCs e 5.150 notebooks foram comercializados.
Da estimativa de 14 milhões de máquinas vendidas em 2010, 7.050 serão desktops e 6.950 laptops, prevê a Abinee.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Duelo de smartphones: iPhone 4 vs HTC EVO 4G



O novo celular da Apple e um dos mais sofisticados smartphones Android se enfrentam no dia-a-dia. Quem será o vencedor?Por Computerworld / EUA

Muito foi dito a respeito do iPhone 4 em relação aos problemas de recepção, as posições públicas da Apple sobre essa questão e as sanções sofridas pelos aplicativos escritos por terceiros. No meio desse embate, surge a concorrência com outras plataformas e declarações de que as dificuldades sofridas pelo smartphone da empresa de Steve Jobs seriam comuns a todos os fabricantes, e que o problema seria pequeno.
Houve muito barulho, mas ficou a dúvida: a mídia exagerou ou os problemas de sinal são apenas a ponta do iceberg? Para esclarecer a dúvida fizemos um comparativo entre o iPhone 4 e o smartphone HTC EVO 4G, um dos mais sofisticados aparelhos Android no mercado, avaliando o desempenho de ambos nas tarefas do dia-a-dia, para saber os problemas no iPhone 4 não passam de uma tempestade em um copo d'água ou se são algo mais sério e superam os benefícios do novo modelo.

Estilo
O iPhone é muito charmoso – medindo de 11,5 x 5,8 x 1cm e pesando 136g, apesar de pequeno ele passa a sensação de um celular sólido e é confortável nas mãos. A estrutura de vidro e aço inoxidável deixa o smartphone muito bonito. O vidro é reforçado e, de acordo com a empresa, 30 vezes mais resistente que o plástico.
Já o EVO, com dimensões de 12,2 x 6,6 x 1,3cm e peso de 170g, parece grande demais para um smartphone. Ainda assim ele cabe no bolso e é confortável, mesmo para quem tem mãos pequenas.
No entanto, o design e o tamanho menor do iPhone 4 agradam mais.
» Vencedor: iPhone 4

Tela
A tela do iPhone 4, que a Apple chama de “Retina Display”, é excelente. Visualizar fotos no iPhone é muito próximo de vê-las no papel. Com isso, ao tirar fotos com a câmera do iPhone 4 o usuário não precisa ir ao computador para verificar a qualidade antes de compartilhá-las. A tela é tão boa quanto a dos melhores monitores de PCs desktop.
No EVO, a tela não é tão boa quanto a do iPhone. A resolução é de 800x480 pixels, comparado aos 960 x 640 pixels do smartphone da Apple. Em contrapartida, a tela de 4.3 polegadas do EVO é muito maior do que a de 3.5 polegadas do iPhone, ponto forte muito enfatizado pelos entusiastas do aparelho da HTC.
» Vencedor: iPhone 4

Qualidade nas ligações
Recentemente o iPhone 4 foi atingido por uma onda de reclamações de consumidores alegando que o dispositivo derrubava as ligações, principalmente quando segurado pelo canto inferior esquerdo. Durante a conferência no dia 14 de julho o CEO da Apple, Steve Jobs, negou que isso fosse um problema grave, mas concordou em dar uma "capinha" gratuita para os usuários do aparelho que se sentem afetados pelo problema, mesmo embora jure de pés juntos que eles são poucos.
Mas problemas de antena à parte, o EVO saiu na frente na qualidade das ligações. Nos testes, ambos celulares tiveram boa performance em diversos locais, mas o destaque ficou com o EVO, que deixou o som mais claro e natural. Entretanto, o iPhone se saiu melhor ao cancelar o ruído do ambiente.
Nos EUA o iPhone só está disponível na operadora AT&T, e os usuários da AT&T costumam reclamar a respeito da instabilidade das ligações e da baixa qualidade de áudio. Em um estudo publicado em março deste ano pela Change Wave, apenas 23% dos clientes da AT&T declararam estar muito satisfeitos com o serviço. A Sprint, operadora exclusiva do EVO, foi muito melhor que a AT&T, ficando em segundo lugar com 35% dos clientes “muito satisfeitos”.
» Vencedor: EVO 4

Bateria
O desempenho da bateria não foi um problema. Ambos os smartphones duraram mais de um dia inteiro checando e-mails, navegando na Web, fazendo chamadas, tirando fotos e gravando vídeos. À noite ainda havia carga o bastante nos aparelhos.
» Vencedor: Empate

Tethering
É possível utilizar o EVO como um modem Wi-Fi portátil, capaz de manter até outros oito dispositivos conectados à internet simultâneamente. A configuração é simples – basta abrir um aplicativo no EVO e conectar o notebook ao smartphone como se fosse conectá-lo à uma rede Wi-Fi. O desempenho foi bom para acessar a Web, e-mail, Messenger e outros.
Ao utilizar o EVO como modem, a bateria do celular acaba mais rápido do que o normal. Com a bateria cheia, o EVO demorou 3 horas e 45 minutos para descarregar completamente a bateria ao ser utilizado como hot spot Wi-Fi.
O iPhone também oferece tethering – em teoria. A conexão é via Bluetooth ou por cabo USB; não é possível usar o celular diretamente como modem. Nos testes, o tethering por Bluetooth não funcionou, mesmo após acionar o suporte da AppleCare. Entretanto, via USB o processo foi simples de configurar e funcionou muito bem.
A Sprint cobra 30 dólares por mês para ativar o tethering no EVO, enquanto o preço da AT&T pelo serviço é de 20 dólares para o iPhone (há alguns aplicativos para Android, como o PDANet, que prometem fazer tethering por cabo USB gratuitamente).
O EVO tem mais vantagens aqui, pois o tethering via Wi-Fi é muito mais prático e atraente para usuários que ficam mais tempo na rua e precisam tirar o notebook da mochila e acessar a web rapidamente, sem ter de ficar caçando cabos ou uma rede aberta.
» Vencedor: EVO 4G

Banda larga wireless
Ambos os celulares operam com rede 3G. O EVO suporta redes 4G mais rápidas, entretanto esse tipo de conexão só está disponível em pouquíssimos locais nos EUA, então a maioria das pessoas não vai poder aproveitar essa conexão mais veloz. Ao utilizar o 3G, não houve diferença visível entre os dois aparelhos em relação a velocidade e tempo de resposta.
» Vencedor: Nos locais nos EUA onde há 4G, o EVO. Em outro caso, empate.

Câmera
O iPhone prova que megapixels (MP) não significam nada. A câmera traseira de 8MP EVO tem maior resolução comparada aos 5MP da câmera do iPhone 4 (ambos os aparelhos gravam vídeo em HD), mas o aparelho da Apple simplesmente se saiu melhor: a luz e o brilho nas fotos e vídeos ficaram melhores, as cores ficaram mais vivas e a qualidade de som no vídeo foi melhor.
» Vencedor: iPhone 4

Notificações
O Android – e, por extensão, o EVO – são muito bons ao mostrarem notificações de novos e-mails, menções no Twitter, chamadas perdidas, novos recados de voz e outros alertas. Notificações aparecem como ícones em uma barra horizontal no topo da tela. Ao "puxar" a barra para baixo, os alertas são dispostos em uma coluna elegante; basta tocar em cada notificação para ler ou, em caso de mensagem de voz, ouvir. É uma ótima maneira para se inteirar de tudo o que aconteceu mesmo que o celular não tenha sido usado por algumas horas.
Já no iPhone, em comparação, os alertas são dispostos de uma maneira ruim. O iPhone pode ser configurado para que um pequeno número apareça em cada aplicação que tenha novas mensagens. Se o usuário tiver muitos aplicativos acusando notificações, fica um pouco bagunçado. É possível também configurar janelas pop-ups para mostrarem as notificações, mas só as mais recentes são mostradas.
» Vencedor: EVO 4G

Vídeo chamadas
Tanto o iPhone 4 quanto o EVO 4G suportam vídeo chamada. O FaceTime do iPhone funciona somente com outros iPhone 4 e somente em uma rede Wi-Fi, não no 3G ou EDGE. Apesar das limitações, o FaceTime funciona muito bem; basta tocar em um botão durante a ligação e o FaceTime inicia; vídeo e áudio são bons e claros.
Teoricamente a vídeo chamada do EVO deveria ser melhor do que o iPhone, porque ele foi desenvolvido para funcionar com qualquer outro dispositivo em qualquer rede. A realidade é que a vídeo chamada do EVO não funcionou corretamente; os únicos aplicativos que conseguiram executar a função foram o Fring e o Qik, contudo, durante os testes, no Fring a imagem ficou pixelizada e o áudio incompreensível, e o recurso não funcionou no Qik.
» Vencedor: iPhone 4

Integração com o Google
Para muitos usuários, as aplicações do Google são recursos fundamentais (como o Gmail para e-mail, o Google Voice para ligações telefônicas e o Google Calendar para agendar compromissos, por exemplo). Para sincronizar o e-mail, os contatos e o calendário com o EVO, bastou logar com a conta Google e o celular cuidou de todo o resto.
Já no iPhone, esse processo está longe do que seria o conveniente. O processo para sincronizar o Gmail, os contatos e o Google Calendar com o celular já era complexo com o iPhone 3G, e no iPhone 4 pareceu não apresentar novidades. Em adição, a integração com o Google Voice é desajeitada. O usuário recebe facilmente ligações pelo Google Voice no iPhone, mas é preciso utilizar um aplicativo Web para fazer ligações com o Google Voice. Além disso, é preciso encaminhar manualmente as mensagens de voz do iPhone; tudo isso acontece automaticamente no EVO com o aplicativo gratuito do Google Voice.
Caso não seja usuário do Gmail, ambos os telefones permitem receber e-mails via POP3 e IMAP a partir dos clientes de e-mail embutidos, e ambos os aparelhos suportam conexão com servidores Microsoft Exchange.
» Vencedor: EVO 4G

Multitarefa
O sistema multitarefa do Android funciona do mesmo jeito que em muitos computadores. É possível deixar um programa (por exemplo, um MP3 Player) rodando em segundo plano enquanto se utiliza outro programa (como e-mail ou um navegador web). O sistema operacional do iPhone, o iOS 4, deixa aplicativos de terceiros que preciasam de multitarefa em uma situação delicada – ele só permite que os aplicativos façam algumas poucas tarefas em segundo plano. Por exemplo, aplicativos de GPS podem continuar traçando a localização e dando orientações por voz, enquanto outros aplicativos podem terminar de fazer download e upload de dados.
Em teoria, o Android oferece mais liberdade, mas, na prática, as limitações do multitarefa no iPhone parecem não prejudicar o uso diário do celular. A Apple argumenta que deixa o iPhone 4 trancado a sete chaves para melhorar o desempenho e aperfeiçoar a estabilidade, mas não houve problemas visíveis ao utilizar o multitarefa no EVO.
» Vencedor: Empate

Variedade de aplicativos
Tanto o iPhone quanto o Android têm uma vasta gama de aplicativos de terceiros. Com mais de 200 mil disponíveis na App Store da Apple contra os 70 mil no Android Market do Google, a primeira impressão é que o iPhone derrota tranquilamente o EVO. Contudo, alguns tipos de aplicativos que são disponibilizados para o EVO não estão disponíveis no iPhone.
Por exemplo, o Google desenvolveu uma versão nativa do Google Voice para o iPhone, mas a Apple a bloqueou porque duplicaria funções de telefonia já existentes no aparelho (com certeza a decisão não tem nada a ver com o fato de que a Apple e o Google são concorrentes ferrenhos).
Há ainda outros aplicativos muito úteis que puderam ser instalados no EVO, mas não no iPhone. Por exemplo, é possível baixar aplicativos para customizar a inserção de texto, mudando o teclado padrão na tela do EVO. Ou mesmo trocar completamente a tela inicial, substituindo-a por algo mais versátil ou que atenda melhor às suas necessidades.
E o aplicativo DoggCatcher para Android (que custa 6.99 dólares) baixa podcasts via Wi-Fi, sem a necessidade de ter se conectar o celular a um desktop para sincronizar os dados. No iPhone foi necessário conectar o aparelho ao computador para baixar novos podcasts. No final das contas, apesar da falta de objeções a respeito do fato da Apple funcionar como uma plataforma fechada, seria mais interessante se as regras a respeito dos aplicativos fossem diferentes.
» Vencedor: EVO 4G

Flash
O EVO suporta Flash, enquanto o iPhone não. Os resultados a respeito de páginas com Flash são mistos: animações em Flash simples em sites corporativos são mostrados de maneira extremamente satisfatória, enquanto um jogo em Flash rodou extremamente devagar e os vídeos no Vimeo não foram executados.
Muitos críticos dizem que o suporte a Flash não é tão importante, e, apesar do grande barulho e criticas à Apple, o Flash não é essencial para a maioria dos usuários. Há uma grande quantidade de sites que exigem Flash, mas a maioria dos sites mais populares como Hulu e YouTube possuem versões móveis que funcionam sem o plugin da Adobe.
Mas, ainda assim, mesmo o suporte parcial ao Flash é melhor do que suporte nenhum.
» Vencedor: EVO 4G

Conclusões
Após algumas semanas de uso e consideração, podemos dizer que o veredicto depende de alguns fatores. Se você já usa um iPhone e está tentado a migrar iPhone 4, como é o meu caso, está fazendo a coisa certa. Por que? Basicamente porque é trabalhoso mudar de plataforma, como do iOS para o Android. É preciso aprender a usar um novo aparelho e encontrar e baixar aplicativos para ele que façam a mesma coisa que os programas que você já tinha no aparelho antigo. Para compensar o esforço, a nova plataforma precisa fazer algo de novo e extraordinário que a antiga não consiga. Embora haja diferenças distintas entre o iPhone e o Android, nenhum deles é superior o bastante a ponto que valer a pena a incoveniência da mudança se o usuário está satisfeito com a plataforma atual.
Mas e se mesmo assim existir uma indecisão a respeito da escolha entre um smartphone Android e o iPhone? Bom, primeiramente é preciso considerar a operadora que será usada. Nos EUA os problemas que os clientes têm com a AT&T são visíveis na mídia, e ela é a única operadora na qual o iPhone está disponível. No Brasil essa exclusividade não existe, mas os preços do iPhone 3G e 3GS variam bastante de acordo com a operadora e pacote de telefonia, e com o iPhone 4 não será diferente. Se você tem uma operadora favorita, é preciso ver se a oferta vale a pena.
Se a operadora não é a questão, então o processo de escolha é outro: se a qualidade de fotos e vídeos é o mais importante, o iPhone é a escolha certa, porque simplesmente é melhor nesses aspectos, assim como no quesito estilo. No entanto, para trabalhar um smartphone Android é mais recomendado, por causa da integração com o Google, a possibilidade de Tethering Wi-Fi, aplicativos abertos e a flexibilidade de escolher entre muitos modelos de aparelhos, de vários fabricantes em várias operadoras.

Venda de iPads ultrapassará a de netbooks até 2012, prevê consultoria

Por IDG News Service
Lançado há três meses, o tablet da Apple já conquistou 6% do mercado de computadores portáteis e deve continuar crescendo.
O iPad já conquistou 6% do segmento de computadores portáteis durante o segundo trimestre de 2010 e a Apple deve continuar liderando o mercado de tablets de mídia pelo menos até 2011, em grande parte pela falta de inovações no mercado de netbooks.
A companhia de pesquisas Canalys lançou nesta segunda-feira (26/7) seus dados trimestrais e globais para o mercado de PCs, destacando o pulo da Apple entre as cinco maiores fabricantes. A empresa já vendeu mais de três milhões de iPads nos últimos meses.
“Além do ‘efeito Apple’, o iPad deve seu sucesso à falta de avanços em outros segmentos de computadores portáteis, como netbooks”, afirmou o vice-presidente da Canalys, Chris Jones. Com isso, a consultoria prevê que a venda de iPads ultrapassará a de netbook até 2012.
A Canalys espera que o mercado de tablets venda 12,5 milhões de unidades em 2010, crescendo para 66 milhões de unidades vendidas até o final de 2014.
“Para recuperar essa parcela, as fabricantes terão de elevar o nível dos netbooks ou buscar novos segmentos de consumidores com seus próprios tablets”, completou Jones.
Devido a sua vantagem no mercado, a Canalys prevê que a Apple continuará liderando o mercado até 2011. Conforme mais fabricantes entram no mercado, porém, haverá um período de experimentos com vários modelos voltados a consumidores e corporações.
“A chave para criar uma boa experiência em um dispositivo móvel conectado é garantir que o hardware e o software funcionem em harmonia”, afirmou Jones. “Plataformas como o Android, iOs, webOS e, possivelmente, BlackBerry, assim como o Chrome, MeeGo e Windows, provavelmente entrarão na guerra do mercado de tablets nos próximos três anos.”
“Conforme o número de consumidores com vários dispositivos cresce, também será importante para os tablets a integração com equipamentos existentes”, afirmou a analista sênior da Canalys, Natalie Spitz. “Além de recursos de sincronização, as fabricantes devem estar preparadas para jogadas estratégicas com conteúdo.
A sobreposição no mercado é inevitável, mas a Canalys prevê que os tablets e netbooks continuarão coexistindo no mercado de PCs portáteis por algum tempo.(Lexton Snol)

Uma caneta não só para o papel



por Felipe Maia
Foi-se o tempo em que canetas especiais vinham com emissores de laser. A Echo se autodenomina uma smartpen, com direito a processador ARM 9, tela de OLED e capacidade de armazenamento de 4 GB a 8 GB.
Outras características da caneta são uma bateria de lítio, entrada microUSB, alto-falante e microfone embutidos, saída de áudio P2 e tubo de tinta recarregável — afinal, ela também escreve.
Além de escrever, a Echo grava suas anotações e permite que elas sejam transferidas para o computador ou diretamente para uma rede social conectada ao gadget. Uma nova versão do sistema operacional será liberada até novembro e fará da caneta uma stylus turbinada, com todas as suas funções também em touchscreens.
Com esse poderio todo, a caneta não é pequena. Ela tem 16 centímetros (pouco mais que uma Bic). Outra coisa que pode incomodar é o preço: fabricada pela LiveScribe, ela custa 170 dólares (4 GB) ou 200 dólares (8 GB).

Dell Streak makes friends with Logitech diNovo Mini (in more ways than one)


So, you've either purchased a Streak, or you're anxiously awaiting your own here in the US. Fantastic. Now what? If you've just over $100 to spend and even a pinch of smarts, you'll give strong consideration to Logitech's diNovo Mini. Though launched around two years ago, this portable Bluetooth keyboard looks like a match made in heaven for Dell's newfangled 5-inch smartphone, with the cover holding the Streak (almost) perfectly in order to create a makeshift Android laptop. Better still, the Bluetooth device pairs seamlessly with Dell's doodad, and both the keys and finger pad operate sans any major issues. But hey, it's not like you ought to be taking our word for it -- head on past the break to see the magic happen on video, and dig down in that source link for even more inspiration. It might just convince your cold, hardened heart that love does indeed exist.
Watch the video at http://www.engadget.com/2010/07/24/dell-streak-makes-friends-with-logitech-dinovo-mini-in-more-way/

Dell finally makes right, offers up-rated power adapters to close the Studio Throttlegate




It's taken a long time, too long by most accounts, but Dell finally has what looks to be a proper, honest to gosh fix for the CPU throttling issues that have been plaguing some of its Studio laptops. Users were reporting that the machines, when faced with slightly elevated temperatures, would throttle themselves back by up to 95 percent, leaving some folks with 100MHz paperweights. Dell issued a firmware update quickly after we shed a little light on the situation back in December, a "fix" that helped some but, apparently, not all. We're just now hearing that the company apparently launched a program back in February to replace the stock 90 watt power adapters with more capable 130 watt models for anyone suffering this affliction. However, this doesn't seem to be a proper recall, as the reports we're seeing indicate only customers who call and complain have been made aware of this program. So, consider yourself made aware. The source link below will take you to the official site where you can order a replacement adapter, but if it doesn't like your service tag number give Dell support a call and mention this program. We're hearing others are having success going that route.

[Thanks, Kevin]

Dell Inspiron M101z tosses AMD Neo chips into a new 11-inch chassis


Dell's taking the slightly revamped "forward hinge" design language it introduced with the Inspiron R line and bringing it down to 11.6-inches with the new Inspiron M101z.
The laptop is a followup to the Inspiron 11z, and packs your choice of AMD Athlon Neo K125 (single core) or K325 chips (dual core). AMD, which might still be a bit of a sore subject for Dell, really seems to have carved out a niche for itself in the 11.6-inch size, with its blend of more-than-Atom power, cheaper-than-Intel price, and decent-but-not-ULV power sipping; Dell claims a bit over 6.5 hours of battery life with the standard 6-cell battery.
The AMD chips bring along integrated ATI RS880M graphics, and the laptops pack 2GB of RAM and 250GB HDDs standard. What we don't have yet is the US price: the laptop starts at £379 for a single core model in the UK, which should translate to something around $400-$450 US -- Dell has to beat out HP's $449, similarly specced Pavilion dm1, after all.

sábado, 24 de julho de 2010

Fabricantes de notebooks de olho no Brasil

Essa semana dois grandes fabricantes anunciaram que estão de olho no mercado nacional de computadores: Acer e Asus, ambas com sede em Taiwan.
Buscando uma participação maior nosso País, que tem um dos maiores consumos atuais desse tipo de solução entre os emergentes, eles informaram que irão aumentar a sua fabricação local. “Importar é mais caro, pois o governo brasileiro cobra até 72% do valor do produto em impostos”, explica Mark Hill, gerente-geral da Acer para o Brasil.
Na mesma linha segue a Asus, que pretende valer-se dos benefícios previstos na Lei da Informática para reduzir o preço de seus produtos. “Queremos trazer mais competitividade para os nossos parceiros e revendas”, diz Marcel Campos, gerente de marketing da ASUS.
Além de aumentar a produção local de notebooks a partir de 2011, Hill anunciou que a marca Gateway (adquirida em 2007) também chegará por aqui nos próximos meses, focada para quem busca produtos premium, com destaque no design e funcionalidades mais sofisticadas, acabamento em diversas cores e estampas.
A Acer também começa a vender a partir de agosto uma nova família da noteboks, da linha Timeline X, com três versões de 14 polegadas, e capacidades de 640GB, 500GB e 320 GB.
Internamente, processadores Intel Core i3 e Core i5, tela com resolução HD (1280x720p), certificado Dolby Surround Sound, para simulação de 5.1 canais de áudio com ou sem fones de ouvido, entrada HDMI, Windows 7 Home Premium e baterias que o fabricante garante durarem até oito horas. Tudo isso em apenas 2,5cm de espessura, pesando menos de 2Kg. Os preços começam em R$ 2,5 mil.
Já a Asus inicia no próximo mês a fabricação em Curitiba do netbook Eee PC 1201T e dois modelos de placas-mãe (onde são líderes de mercado). Atualmente a empresa produz no Brasil o netbook Eee PC 1005HA e três as placas-mãe. O Eee PC 1201T possui suporte para vídeo HD, pesa apenas 1,46 kg, tem tela de 12,1", sistema operacional Windows 7 Starter, memória de 2GB, processador Athlon Neo da AMD, placa de vídeo ATI 3200 e duração da bateria de até 6 horas.Fonte: Revista Home Theater

Laptop de US$35 é anunciado na Índia


Direcionado para estudantes, a Índia apresentou nesta semana um notebook de apenas US$35. O aparelho foi anunciado como o laptop mais barato do mundo e deve ser mostrado a instituições de ensino a partir do ano que vem.
Segundo informações da Reuters, o ministro do Desenvolvimento de Recursos Humanos da Índia, Kapil Sibal, já iniciou negociações com fabricantes mundiais de eletrônicos para a produção em massa do aparelho.
Com tela sensível ao toque e sistema operacional Linux, o computador deve ter em breve seu preço ainda mais reduzido. De acordo com o ministro, a intenção é produzir um note com custo entre US$10 e US$20.
O laptop conta também com navegador de internet, leitor de documentos PDF e capacidade para realização de videoconferências. Além disso, o hardware do equipamento foi desenvolvido para incorporar novos componentes de acordo com as necessidades dos usuário.

Positivo afirma ter vendido 479,2 mil PCs no 2.º trimestre

De acordo com dados preliminares divulgados pela empresa, receita do período ficou em US$ 675,2 milhões; balanço auditado será divulgado em 13/8.
Por Redação do IDG Now!

A Positivo Informática afirma ter vendido 479,2 mil computadores, que geraram receita bruta de 675,4 milhões de reais, segundo resultados finaceiros preliminares e não auditados divulgados nesta sexta-feira (23/7). O balanço integral será divulgado em 13/8, após o fechamento do mercado financeiro.
Pelos dados preliminares, o marco de 479,2 mil computadores vendidos representa um crescimento de 8,3% em relação ao segundo trimestre de 2009, e de 12,6% na comparação com primeiro trimestre de 2010. Nos primeiros seis meses de 2010, o total de PCs vendidos chegou a 905 mil, afirma a fabricante.
Dos quase 500 mil computadores comercializados no segundo trimestre, 128,1 mil foram vendidos a governos e 335 mil, a canais de varejo, informa a empresa. A receita bruta gerada pelas vendas, de 675,4 milhões de reais, representou um crescimento de 14% em relação ao mesmo período de 2009. Ainda segundo a empresa, a receita líquida alcançou 591,5 milhões de reais.
Em termos de unidades, as vendas para o governo aumentaram 41,3% em relação ao segundo trimestre de 2009 - registrado principalmente, segundo a empresa, por causa das entregas para um projeto do Ministério da Educação. Essas remessas terão continuidade até o fim do terceiro trimestre, avisa a empresa.
Diferencial
Segundo o presidente da Positivo, Hélio Rotenberg, o varejo responde por cerca de 75% das vendas; o governo, 20% e o mercado corporativo 5%. A expansão contínua da classe C, por isso, beneficia diretamente os negócios da empresa. "Nosso maior diferencial é um conhecimento do mercado brasileiro. Somos brasileiros e produzimos para brasileiros; entendemos o que a pequena empresa brasileira quer. Há 21 anos atendemos o governo brasileiro", insiste Rotenberg.
A Positivo pretende disputar o programa Um Computador por Aluno (Prouca),lançado nesta sexta-feira (23/7) em Caetés (PE), pelo presidente Luis Inácio Lula da Silva. Aguarda o edital para a licitação que vai fixar o preço e homologar o fornecedor apto a vender, a estados e municípios, as máquinas destinadas a escolas, com financiamento subsidiado pelo BNDES. Uma iniciativa que deve gerar, segundo estimativas citadas pelo executivo, vendas da ordem de 1,2 milhão micros.
Em 2007, a Positivo participou do primeiro leilão para o UCA, mas, com oferta de 650 reais, não chegou ao preço desejado pelo governo, de R$ 550. Após recursos judiciais, o MEC adquiriu 150 mil máquinas da CCE para o piloto do programa, que atende 300 escolas. As três fábricas da Positivo, em Curitiba, Ilhéus e Manaus, têm uma capacidade total de 310 mil computadores/mês. Até recentemente, estava em estudos a viabilidade de uma ampliação da planta de Curitiba. Este mês, a Positivo também anuncio o leitor de livros eletrônicos Alfa, fabricado na Ásia.

Setor eletroeletrônico tem deficit de US$ 12,1 bi no semestre

Queda na exportação de produtos de informática e telecomunicações, em especial de celulares, contribuiu para o resultado.
Por Redação do IDG Now!
Dados divulgados hoje pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) revelam que a balança comercial de produtos do setor eletroeletrônico fechou o primeiro semestre de 2010 com déficit de 12,1 bilhões de dólares.
No acumulado de janeiro a junho de 2010, as exportações somaram 3,64 bilhões de dólares, apontando incremento de 4,6% em relação ao mesmo período de 2009. Mas as projeções não são otimistas. Se prosseguir nesse ritmo, o déficit anual do setor poderá superar a casa dos 25 bilhões de dólares. Valor superior às previsões iniciais, de um saldo negativo de 22,5 bilhões de dólares.
De janeiro a junho, as exportações somaram 3,6 bilhões de dólares e as importações 15,7 bilhões de dólares. Um resultado que reflete a queda de competitividade da indústria instalada no País.
Embora as vendas externas de bens de automação industrial, de utilidades domésticas e materiais elétricos de instalação tenham crescido mais de 20%, com destaque para as exportações de dispensadores automáticos de papel-moeda (+159%), refrigeradores (+26%) e quadros e painéis (+29%), respectivamente, as exportações de bens de informática recuaram 9,0% e as de GTD (geração, transmissão e distribuição de energia elétrica) e telecomunicações, 14%.
Os principais destaques foram as retrações das máquinas de processamento de dados (-24%), os transformadores (-18%) e telefones celulares (-21%). Estes últimos lideraram as exportações do setor, somando 535 milhões de dólares.
A Argentina foi o principal destino das exportações da indústria eletroeletrônica no semestre, com 28,2% do total, somando 1,0 bilhão de dólares. Apenas as vendas de bens de Telecomunicações recuaram em função dos telefones celulares. Ao excluir estes produtos da área de Telecom, as exportações dos demais itens desta área cresceram 51%.
Foram justamente os celulares os principais produtos do setor exportados para a Argentina, responsáveis por 29% do total. Em seguida, vieram: eletrônica embarcada, refrigeradores e motocompressores herméticos.
No geral, exportação de celulares cai
As vendas de celulares para a Venezuela sofreram forte queda de 80%, passando de 90,3 milhões de dólares, no 1º semestre de 2009, para 17,8 milhões de dólares, no 1º semestre de 2010. Desta forma, a Venezuela, que era o segundo principal destino das exportações destes aparelhos, passou para a sétima posição.
As exportações de celulares para os Estados Unidos (-51%), México (-64%) e Colômbia (-79%) também apontaram quedas expressivas.
No sentido inverso, as vendas de telefones celulares para o Uruguai (+261%), Equador (+152%) e Peru (+353%) registraram fortes incrementos, porém não compensaram a queda nas vendas para os demais países.
A Argentina permaneceu como principal destino das exportações destes aparelhos, respondendo por 56% do total.
Junho ruim
Só no mês de junho/2010 as exportações totalizaram 616,6 milhões de dólares, resultado 5% inferior ao do mesmo período do ano passado (649,0 milhões de dólares), quando os negócios estavam retraídos em consequência da crise internacional. Se comparado a junho de 2008 (933,9 milhões de dólares), a queda chega a 34%.
Com referência a comparação com junho de 2009, as vendas externas de bens de Telecomunicações (-38,5%) foram as que apontaram a queda mais significativa, com destaque para a redução de 49% nas exportações de telefones celulares.

CCE: TV com Atom, celulares e.. um NAS (!)

veja as novidades da CCE - acesse http://zumo.uol.com.br/2010/07/23/cce-tv-com-atom-celulares-e-um-nas/