quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Relembre os principais lançamentos da Apple desde sua fundação

Vale a pena ver.
Acesse Folha Online http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u685428.shtml

Projetor portátil MPro120, da 3M, pesa apenas 154 gramas


René Ribeiro, da PC WORLD 27-01-2010 - Uol Tecnologia
Para quem viaja muito a trabalho realizando reuniões com várias apresentações em PowerPoint ficaria muito feliz se pudesse carregar o projetor onde quer que fosse.
O projetor MPro120 pode ser uma solução. Fabricado pela 3M, o produto pesa apenas 154 gramas e tem dimensões de 11,9 centímetros de comprimento por 6,1 cm de largura e 2,3 cm de altura.
É alimentado por uma bateria de 2200 mAh, um pouco maior e com mais capacidade do que uma bateria de Smartphone. O produto acompanha um cabo para conexão VGA a um desktop ou notebook.
Além desse cabo, há três adaptadores RCA, que podem ser ligados a Smartphones. Dessa forma a solução fica mais portátil ainda. Para fixar e ajustar a posição do projetor, um pequeno tripé de câmera fotográfica digital acompanha o pacote.
Em nossos testes, o Mpro120 obteve uma imagem com boa definição em uma projeção com 58 polegadas de diâmetro. Foi o máximo de tamanho que conseguimos em uma sala bem escura.
Como a empresa informa que o produto foi dimensionado para projetar telas de 8 a 50 polegadas, consideramos que foi um bom resultado. A bateria suportou duas horas com o projetor ligado ininterruptamente com o brilho máximo. A resolução máxima é de 1280por 800 pontos.
Apenas para ter uma ideia, a 3M havia lançado no ano de 2009, o modelo MPro110, que oferece luminosidade máxima de 7 Lúmens. O modelo MPro120 oferece 12 Lúmens.
Diferente dos projetores tradicionais que usam lâmpada, o MPro120 utiliza LED, bem mais barato e com vida longa muito maior, com cerca de 20 mil horas uso.
Também possui dois minúsculos alto-falantes, mas com potência tão ínfima que serve apenas para testar o som de alguma apresentação.
Os principais atrativos do Mpro120 são a mobilidade e a capacidade para se conectar a smartphones. É ideal para quem faz apresentações em salas. Em auditórios o brilho não é suficiente. O que não ajuda muito é o preço: o pequeno projetor da 3M custa em média 1.900 reais
MPro120
Fabricante: 3M
Para que serve: Projetor para apresentações
Pontos fortes: - Mobilidade;
- conecta-se a Smartphones que tenham saída de vídeo
Pontos fracos: - preço alto;
- alto-falantes são dispensáveis
Preço: R$ 1.900,00
Onde encontrar: www.fnac.com.br

Caneta digitaliza arquivos enquanto escreve


Guardar cadernos é um problema: as folhas se deterioram, ocupam um espaço e principalmente: não são indexáveis. Para achar um trecho é preciso checar todas as páginas, e às vezes nem assim encontra-se o que queria. Com uma caneta digital, a situação seria diferente: enquanto você escreve - escreve mesmo, com carga normal e substituível, encontrada em papelarias - um receptor reconhece a posição das letras no papel e armazena o texto em uma imagem digitalizada.
E para saber se já dá para trocar sua Bic por uma dessas, testamos a caneta digital da Maxprint. Ela vem num estojinho de metal junto com um receptor recarregável - com capacidade para armazenar até 100 páginas A4 - e um cabo USB, para transferência das imagens digitalizadas.
O uso é bem simples: basta posicionar o receptor no topo da página e utilizar a caneta normalmente. Um software de reconhecimento de escrita (OCR) para PC acompanha o kit, e possibilita a conversão da imagem da folha manuscrita em texto digital. Funciona até para letras garranchadas, mas falha em alguns casos, como ao escrever fórmulas matemáticas.
A caneta também tem uma interessante função "mouse": enquanto o receptor estiver conectado ao PC, é possível usar a caneta como em um tablet, sem necessariamente precisar de uma superfície de apoio - estranhamente, é possível usar a caneta "no ar". Funciona em Windows 2000, XP ou Vista. Terra Tecnologia.

Apple finalmente apresenta seu tablet iPad


SÃO FRANCISCO - O CEO da Apple, Steve Jobs, apresentou nesta 4a. feira o tablet "iPad", em uma estratégia de tentar estabelecer uma nova categoria de aparelho sem fio para games, vídeos e todos os tipos de mídia.
Jobs, que voltou ao comando da Apple no final do ano passado após um transplante de fígado, está apostando que sua empresa terá sucesso em conquistar consumidores para seu tablet, o que muitas companhias de tecnologia não tiveram sucesso em fazer até o momento com produtos similares.
O iPad é o maior lançamento da Apple desde o iPhone três anos atrás. O tablet é uma prancheta eletrônica maior que um smartphone e menor que um netbook.
O aparelho, batizado de "iPad", é o maior lançamento da companhia desde a introdução do iPhone, três anos atrás.
Veja a seguir as principais características do produto:
- Tela sensível a toque de 9,7 polegadas;
- Versão de 16 gigabytes custará 499 dólares nos Estados Unidos, de 32 GB sairá por 599 dólares, e de 64 GB por 699 dólares;
- Capacidade sem fio 3G custará valor adicional de 130 dólares;
- A operadora AT&T terá um plano de transmissão de dados com preço mensal de 14,99 dólares por 250 MB, outro de 29 dólares para acesso ilimitado;
- Bateria tem duração de 10 horas e de 1 mês em "standby";
- Espessura de 1,3 centímetro, peso de 680 gramas;
- Conexão WiFi e Bluetooth, permite visualizar informações na tela nos modos horizontal e vertical;
- Opera com um sistema operacional que é uma variação do software do iPhone. Segundo a Apple, todos os aplicativos do iPhone funcionam no iPad;
- Suporta o iWork, pacote de aplicativos da Apple que compete com o Office da Microsoft;
- Equipado com chip A4 de 1GHz da Apple;
- Modelos com WiFi começarão a ser vendidos no final de março e aparelhos com 3G em abril.

Haja beleza no Sony Vaio NW220AF


Renan Frizzo e André Cardozo, da INFO - Foto Marcelo Kura
primeira coisa que chama a atenção no Sony Vaio VGN-NW220AF é o visual sofisticado. A textura em alto relevo e o touchpad de acrílico do notebook são realmente de babar. Mas o micro não fica só nisso: substitui bem o desktop, por causa do teclado confortável e da tela de 15,5 polegadas. Só não dá para perdoar o desempenho fraco de vídeo e a ausência do leitor de Blu-ray num laptop de 2.999 reais.
Quando se fala de usabilidade, não tem como reclamar desse Vaio. Além de ter todas as teclas no padrão ABNT-2, ele também está mais macio e confortável para digitar do que as versões anteriores. Os botões vazados, ao estilo MacBook, são brancos e também merecem destaque pela fácil leitura das letras.
O touchpad de acrílico traz bonita textura e ótima sensibilidade. Na área destinada ao apoio dos pulsos, a base é pouco mais alta do que o teclado, uma beleza para digitar quando o micro está sobre a mesa. No quesito áudio, o volume alto e a distorção praticamente imperceptível são vantagens difíceis de se encontrar num notebook.
Nas conexões, esse modelo não vai muito além do necessário. São três portas USB, uma iLink (o nome dado pela Sony a uma conexão FireWire com entrada menor), rede Gigabit Ethernet, Wi-Fi no padrão 802.11n e dois leitores de cartão, sendo um para SD e outro para Memory Stick. As interfaces de vídeo são VGA e HDMI. Ficou faltando uma entrada eSATA e um leitor de Blu-ray, já que o laptop vem apenas com um gravador de DVD.
A potência deixa a desejar
Em linhas gerais, a configuração do Sony Vaio VGN-NW220AF pode ser considerada boa. O processador Dual Core T4400, de 2,2 GHz, vem acompanhado por 4 GB de memória RAM no padrão DDR2 e 320 GB de disco rígido. É o suficiente para rodar aplicativos numa boa no Windows 7 Home Premium de 64 bits. A grande mancada, para um micro desse preço, é não ter placa de vídeo dedicada. Aqui o controlador gráfico é o GMA 4500MHD, com 128 MB de memória.
Nos benchmarks, o notebook teve desempenho apenas razoável nos testes do INFOLAB. Com Índice de Experiência 3,4, ele marcou 3.589 pontos no PCMark Vantage. No 3DMark06, que mede o desempenho da máquina com gráficos em terceira dimenção, anotou 960 pontos. Já o resultado da autonomia da bateria é de dar vergonha – ela resistiu 67 minutos sob trabalho árduo.

Dell 'Mini 5' tablet prototype shows up as M01M in Shenzhen black market


Who's got some love for prototype gadgets, eh? Apparently someone does in Shenzhen (surprise of the day?). PC Online managed to cuddle up with a black Dell Streak / Mini 5 prototype, which has "Model M01M" marked under the battery cover -- something not seen in the earlier teardown, and is probably the most official name to date. Spec-wise the M01M sums up what's been speculated all along -- 5-inch 800x480 touchscreen, Android 1.6, 1GHz CPU (presumably Snapdragon, as revealed by the teardown), WiFi, Bluetooth, 3G of some sort, 5 megapixel camera with dual-LED flash, front-facing camera, and the same 1530mAh battery as the one in the teardown. The price? ¥7,500, which converts to a whopping $1,098 in US cash, but bear in mind that this doesn't reflect the M01M's actual retail price for whenever it might launch.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Na mão: Ferrari One, o notebook veloz da Acer


por Leonardo Martins
Chegou ao INFOLAB uma dessas máquinas que chamam a atenção em qualquer lugar. No caso desse notebook, isso tem a ver com sua cor rubra e o brasão de uma certa escuderia famosa… Com vocês, o Acer Ferrari One.
Começando por fora, o Ferrari One tem um acabamento de primeira. Além da tampa vermelha com os cavalos no brasão amarelo, o notebook mostra firmeza e dá a sensação de bem resistente. Ao ser aberto, é fácil reparar que o teclado da máquina é bem espaçoso, tornando fácil a digitação até para quem tem mãos grandes, como eu. O estranho é seu touchpad em forma de trapézio, mas que não atrapalha na hora de usar.
A tela de 11,6 polegadas do notebook tem uma bela imagem, efeito de sua retroiluminação por LED e a resolução de 1.366 por 768 pixels. Por dentro, a máquina que será vendida no Brasil conta com Processador dual core X2 L310 de 1,2, da AMD, 2 GB de memória no padrão DDR2, HD de 320 GB e Windows 7.
Para os interessados na novidade, a Acer, que pelo visto deve voltar com força ao Brasil, começará a vender a máquina em breve, por 1.999 reais.

Positivo Aureum é bonitão e compacto


Renata Leal e Renan Frizzo, da INFO - Foto Marcelo Kura
Por fora, o tom marrom-claro e os grafismos dão uma aparência sofisticada ao Positivo Aureum 4400. Por dentro, o desempenho do processador de baixa voltagem fica devendo. Mas o modelo compensa com um disco rígido de 500 GB e memória de 4 GB. O resultado é um notebook bonito e com performance decente para as situações do dia-a-dia. Destaque para o desenho fininho e para o teclado grande. Ele está nas lojas por 2.399 reais.
Começando pela usabilidade, a máquina é confortável para digitar, com teclas espaçadas e macias. Acima do teclado, ficam os controles multimídia sensíveis ao toque, que não são tão sensíveis assim. O mesmo vale para o touchpad – ele tem bom tamanho, mas incomoda um pouco no deslizar dos dedos. O micro é bom de áudio, com potência satisfatória, mas graves que não roubam a cena.
Prezando pela finura, esse modelo da Positivo não vem com drive óptico. Aliás, ele não empolga nada no quesito conectividade – traz slot para Express Card 34, três portas USB 2.0, rede Fast Ethernet e saída VGA. Também estão presentes Bluetooth e Wi-Fi no padrão 802.11n. Os grafismos da tampa passam um ar classudo ao notebook, que possui apenas três centímetros de espessura. Além de caber bem numa pasta, ele não exige muito exercício na hora de carregar, já que pesa apenas 1,68 quilo.
Cumpre bem o básico
Para quem está à procura de alto desempenho, com certeza esse não é o modelo ideal. Mas o Positivo Aureum 4400 vai bem nas tarefas simples, como navegar pela internet e utilizar aplicativos de escritório. A configuração dele é a de um notebook ultracompacto. Seu processador é um Intel Pentium Mobile U2700, de 1,3 GHz, um modelo de baixa voltagem. Ele ainda vem com 4 GB de RAM e 500 GB de disco rígido no padrão SATA III, com velocidade de 5.400 RPM.
Nos benchmarks, esse laptop se saiu melhor do que alguns concorrentes, mas obteve resultados apenas modestos. Com Windows 7 Home Premium e Índice de Experiência de apenas 2,9, marcou 1.619 pontos no PCMark Vantage, que mede o desempenho geral da máquina. No 3DMark06, anotou 698 pontos. Sua bateria resistiu por 81 minutos sob trabalho árduo – resultado um pouco abaixo do esperado para um modelo compacto.

Centro de reciclagem de lixo eletrônico da USP será aberto à população

da Folha Online
Com o objetivo de garantir que todo material eletroeletrônico descartado seja totalmente reciclado, já está em funcionamento o Centro de Descarte e Reúso de Resíduos de Informática, na USP (Universidade de São Paulo).
No local, equipamentos como computadores, teclados, impressoras, mouses, hard disks e drives, entre outros, poderão ser reaproveitados, segundo Tereza Cristina Melo de Brito Carvalho, diretora do CCE-USP (Centro de Computação Eletrônica da USP).
Por enquanto, o centro prioriza o tratamento dos materiais da própria USP. A intenção é que o atendimento à população seja iniciado no dia 1º de fevereiro. As pessoas que tiverem equipamentos eletrônicos obsoletos poderão agendar o descarte ou obter informações pelo e-mail: cedir.cce@usp.br.
"Você traz o seu computador para esse centro e nós vamos testá-lo. Pode ser que uma, duas placas estejam funcionando. Se eu conseguir ter um micro reaproveitável, nós vamos encaminhar para projetos sociais", explica a diretora.
A reciclagem dos eletroeletrônicos também contribui para que eles não abasteçam o comércio paralelo, ressalta Carvalho. Segundo ela, muitas peças acabam retornando para o mercado, e o consumidor pode ser lesado ao adquirir um equipamento novo.
De rápida substituição, o consumo desse tipo de equipamento aumenta a quantidade do lixo. Descartados em locais impróprios, pode causar sérios danos à saúde. Isto porque eles liberam no ambiente várias substâncias, como mercúrio, ferro e chumbo.
A exposição em excesso a esses agentes químicos pode contribuir para o desenvolvimento de doenças neurológicas, anemia e até câncer, segundo o médico Luis Augusto Bianchi, professor da disciplina de Clínica Médica Geral e Emergência Clínica da Faculdade de Medicina da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Botucatu.
"Quem entra em contato com o cádmio, que é uma substância carcinogênica, deve ter uma exposição longa para manifestar a doença. Já o mercúrio, por exemplo, se for inalado ou mesmo ingerido, a manifestação será aguda. A pessoa demonstra sinais da intoxicação rapidamente", explica o médico.

De olho na Apple, Amazon abre Kindle para aplicativos


A Amazon anunciou que vai permitir que programadores criem aquilo que é chamado de "conteúdo ativo" --similar a aplicativos-- para o Kindle, segundo informa o jornal norte-americano "The New York Times" nesta quinta-feira (21). Ainda segundo o jornal, a companhia vai ficar com 70% do valor de cada venda para pagamento de custos de wireless.
Vai oferecer a escritores e editoras uma parcela maior dos ganhos obtidos com livros baratos vendidos para seu popular aparelho de leitura Kindle.
Sob o novo programa, que entra em vigor em 30 de junho, autores e editoras terão direito a receber 70% do preço de um livro, líquido dos custos com entregas. O plano é limitado aos livros cujos preços de tabela estejam entre US$ 2,99 e US$ 9,99.
O programa maior de royalties também é restrito a livros cujos preços de lista estejam pelo menos 20% abaixo do menor preço de um livro de papel, afirmou a Amazon.
O Kindle, lançado em 2007, é um dos produtos mais vendidos da Amazon. Mas, mais recentemente, o aparelho passou a sofrer concorrência de rivais desenvolvidos por empresas como Barnes & Noble e Sony.
Escritores normalmente recebem entre 7% e 15% do preço de lista de livros tradicionais, de papel, ou 25% das receitas que editores recebem por seus livros digitais, afirmou o vice-presidente para conteúdo do Kindle, Russ Grandinetti, em comunicado.
A nota não especificou qual é o nível atual de pagamento de royalties dos livros que são alvo do novo programa da Amazon.
Para o site especializado em mídias sociais Marshable, a razão pela qual a Amazon fez um acordo generoso é simples: uma semana antes do tablet da Apple ser anunciado, a companhia do Kindle dá aos parceiros um acordo melhor, que os faz pensar em caso de estarem planejando em desmanchar a parceria.

Made in Taiwan

porTatiana de Mello Dias
Qual a sua reação quando você ouve falar que um produto é de Taiwan? Pois é. No início dos anos 90, o país já tinha indústria e economia fortes, mas a imagem de que produzia mercadorias baratas e cópias malfeitas permanecia. O governo, então, adotou planos de incentivo à excelência, competência em design e intensificação da marca. As medidas incentivaram, principalmente, o forte do país – a tecnologia.
O plano teve três fases: primeiro, se esforçou para mudar a imagem negativa de Taiwan; depois, criou o conceito de “Innovalue” (uma mistura de inovação, com valor agregado, em inglês). E, nos anos 2000, começou a terceira fase: a projeção disso tudo para o mundo. O programa Branding Taiwan, criado em 2006, reúne grandes e pequenas empresas para mostrar o que é que o país tem. Eles estão presentes em feiras internacionais e, para mostrar o seu tamanho, lançam um ranking anual das empresas mais valiosas daquele país. As marcas da área de tecnologia ganham disparado, mas há também representantes de outros setores. Veja algumas destas marcas.
Acer
Valor: US$ 1.241 bilhão
Além de ser a marca mais valiosa de Taiwan, e a Acer é também a maior fabricante mundial de notebooks. Com a missão de “romper a barreira entre as pessoas e a tecnologia”, a empresa fabrica desde 1987 desktops e notebooks acessíveis para o grande público. Hoje, o carro-chefe é a linha de notebooks e netbooks AspirE – em especial o netbook Aspire One, lançado em 2008.
Asus
Valor: US$ 1.226 bilhão
A Asus foi criada em 1990. Inovação atrás de inovação, a empresa foi conquistando prêmios e a mídia internacional – grande parte chamando atenção para suas boas práticas ambientais e a boa qualidade se seus produtos. Ela passou por mudanças recentes para tornar-se mais ágil na tomada de decisões e na reação às mudanças do mercado.
Trend Micro
Valor: US$ 1.235 bilhão
Surgiu em 1988 desenvolvendo programas antipirataria. Hoje está entre as líderes mundiais em softwares para segurança. Atua principalmente com antivírus e filtros de conteúdo. Com a crise, as vendas para o mercado corporativo caíram, mas softwares direcionados ao consumidor final continuaram vendendo – especialmente os produtos voltados para a nuvem.
HTC
Valor: US$ 1.203 bilhão
Ela começou copiando celulares e smartphones alheios, mas ganhou o mundo quando resolveu investir na própria marca. Em apenas seis meses, foram vendidos dois milhões de celulares do modelo HTC Touch Diamond. A empresa também foi a primeira a lançar um smartphone equipado com Android, o HTC Magic, e foi a escolhida do Google para fabricar o Nexus One.
Master Kong
Valor: US$ 903 milhões
A Master Kong é a maior empresa de alimentos do país – principalmente de noodles, massa oriental, e bebidas – e foi listada pela revista Forbes em 2008 como uma das 50melhores empresas da Ásia.
Want Want
Valor: US$ 421 milhões
Também do ramo de alimentos, a Wang Wang é conhecidíssima em Taiwan e também na China, seu principal mercado. Ela vende alimentos à base de arroz e bebidas em embalagens inovadoras.
Maxxis
Valor: US$ 903 milhões
A fabricante de pneus se deu bem com o boom automobilístico na China. É a décima maior fabricante do mundo, fornece para 160 países e emprega 20 mil pessoas.

Notebook ultrafino tem até quatro discos SSD que somam 256 GB


A Sony anunciou o lançamento novo notebook ultraportátil da linha Z, com quatro discos SSD configurados para acesso rápido às informações. O modelo é construído com corpo em fibra de carbono e alumínio e pesa apenas 1,45 kg.
Segundo a fabricante, os dois novos modelos da série Vaio Z (VPCZ11Z9E e VPCZ11X9E) têm até 6 GB de memória RAM e até quatro discos em estado sólido (SSD) somando 128 GB ou 256 GB de armazenamento.
Em comparação a um disco rígido convencional, essa configuração quádrupla permite realizar operações até 6,2 vezes mais velozes que um HD de 5.400 rpm.
O Vaio Z tem ainda tela de 13,1 polegadas com retroiluminação por LED, processador Intel Core i7 (2,66 GHz ou 2,4 GHz) e placa de vídeo integrada Nvidia GeForce GT330M com 1 GB de memória para reprodução de vídeo em alta resolução. As máquinas rodam Windows 7 Professional 64 bits.
Os modelos chegam ao mercado europeu a partir de março, e o preço não foi informado pela Sony. Uma versão anterior do Vaio Z (VGN-Z870AB) está à venda no Brasil pelo preço sugerido de R$ 8.999.Zumo Notícias. Terra Tecnologia.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

LG desenvolve tela flexível de 19 polegadas para e-readers


IDG News Service (Martyn Williams)
A LG Display desenvolveu uma tela de papel eletrônico flexível que é quase do tamanho de um jornal tabloide, divulgou a empresa nesta quinta-feira (14/1).

A tela possui 19 polegadas e 0,3 milímetros de espessura, podendo ser dobrada. A LG fez ela flexível usando uma folha de metal no lugar do substrato de vidro tradicional. A empresa sul-coreana disse que é a maior tela flexível já produzida.

Papel eletrônico está sendo usado em e-readers como o Kindle, da Amazon. Ele tem um bom contraste para facilitar a leitura e usa a luz ambiente para não causar danos à vista do usuário que usa o aparelho por muito tempo.

Desenvolvedores estão de olho em telas de papel eletrônico flexíveis como base para jornais do futuro. Os jornais poderiam ser atualizados regularmente com as últimas notícias, não precisariam ser impressos nem distribuídos como um jornal físico, além de poder contar com vídeos.

A LG Display disse que planeja começar a produção em massa de uma tela de 11,5 polegadas flexível no primeiro semestre do ano. Detalhes sobre preços da nova tela não foram anunciados.

Semp Toshiba vai investir R$ 150 milhões no Brasil em 2010

A fabricante de computadores, eletrônicos e celulares Semp Toshiba anunciou nesta quinta-feira (14/1) que investirá este ano no Brasil cerca de 150 milhões de reais, 76% a mais dos que os 85 milhões de reais investidos ao longo 2009.

Segundo o presidente da empresa, Afonso Hennel, os recursos se destinam à ampliação da capacidade produtiva das unidades de negócios de computadores (Semp Toshiba Informática – STI) e entretenimento (principalmente no segmento de televisores).

“A década que começa agora se apresenta com uma excelente perspectiva e estamos confiantes nos fundamentos que balizam a economia do País, no controle absoluto da inflação e na estabilidade política, que hoje se mostra totalmente apartidária”, afirma Hennel.

A STI irá receber 25 milhões de reais para a implantação de uma nova fábrica de computadores em Salvador (BA). Além disso, serão investidos outros 8 milhões de reais em equipamentos que irão garantir à empresa ampliar a capacidade de produção. “Estamos finalizando as negociações com o governo da Bahia para a ampliação dos incentivos que já temos. Esperamos que a nova fábrica fique pronta ainda em 2010”, frisa o executivo. A nova unidade deve somar 150 novos funcionários aos 570 que hoje trabalham na STI.

Hennel diz que os números iniciais do IDC e da IT Data apontam que o mercado brasileiro de PCs pode ter encolhido até 5% no ano passado. “Crescemos 42% em volume de vendas de computadores no período, para cerca de 600 mil unidades – só em notebooks foram 270 mil unidades, quase o dobro do ano anterior - e aumentamos nosso faturamento no segmento em 25%, para 700 milhões de reais em 2009”.

Mantidas as condições atuais, a STI acredita que pode repetir o mesmo desempenho do ano passado, em termos de crescimento em volume de vendas. “Falar em faturamento é mais complicado, porque é difícil prever como os preços irão se comportar. Mas vale ressaltar que nossa operação foi e continuará ser sempre positiva, sem canibalizar o mercado”, afirma Hennel.

O presidente da Semp Toshiba diz que o negócio de informática ainda não responde pela maior parte da receita de empresa e deve permanecer assim.

De acordo com Hennel, o faturamento da Semp Toshiba proveniente de TV (CRT e LCD) foi de 1,190 bilhão de reais, praticamente o mesmo resultado obtido em 2008 (1,2 bilhão de reais). “Apesar de um primeiro trimestre horroroso, conseguimos manter os negócios no setor estáveis, mesmo porque o último trimestre de 2008 também foi impactado pela crise que se estendeu pelos primeiros três meses de 2009”.

Mercado de TVs
De olho na Copa do Mundo 2010, a Semp Toshiba vai investir cerca de 20 milhões de reais na ampliação da fábrica existente em Manaus (AM) e outros 10 milhões de reais na aquisição de equipamentos novos. Com isso, devem ser criados 350 novos postos de trabalho, elevando o número de funcionários para pouco mais de 2.600.

Hennel diz que o mercado nacional deve comprar, em 2010, 12 milhões de televisores (o mesmo registrado em 2006) e que, pela primeira vez, o número de TVs LCD deve se igualar ao de CRT (tubo) em volume de vendas.

O presidente da Semp Toshiba diz que o mercado de LCDs cresceu mais de 50% em 2009 em volume de vendas, mas a receita não avançou no mesmo ritmo, fruto de uma “verdadeira carnificina no mercado” que fez com que os preços ficassem cada vez mais baixos. “Preferimos nos resguardar, não compramos mercado, que era a necessidade de dois grandes fabricantes [ele não citou os nomes] para se estabelecer no Brasil, e sem se preocupar se suas unidades iriam dar lucro ou não”, afirma Hennel, frisando que a empresa tem a preocupação de se manter saudável financeiramente.

P&D e Marketing
A Semp Toshiba planeja lançar este ano, 64 novos produtos (em 2008 foram 58 lançamentos), 21 somente no segmento de informática e 4 novos celulares. Para isso, conta com um volume expressivo de recursos - 55 milhões (22% a mais que em 2009) - que serão aplicados na área de marketing, propaganda e promoção em pontos de venda.

Está previsto ainda um aumento de quase 50% nos recursos destinados a pesquisa e desenvolvimento (P&D) na área de informática, totalizando 14 milhões de reais este ano.

"Essa é a medida da expectativa favorável que a empresa tem na economia. Temos absoluta certeza de que os próximos anos serão extramamentes positivos para o País", diz Hennel.
Nando Rodrigues, da PC World

O notebook ideal para cada tamanho


Marco Aurélio Zanni, de INFO Online
Está a fim de um netbook para carregar por aí na mochila? Ou está precisando mesmo é de um belo substituto de desktop, com tela gigante? Entre os mais de 80 modelos de todos os tamanhos que passaram pelo INFOLAB no último ano, escolhemos sete que mandaram muito bem em suas categorias. Confira nossa lista.
Netbook Sony Vaio W160 –
O minilaptop com design mais bonito também é fera nas configurações: tem processador Intel Atom N280, disco rígido de 250 GB, memória de 2 GB e roda Windows 7 (na versão Starter, é verdade). No quesito usabilidade, não é tão confortável quanto um Asus Eee PC, mas resolve bem o problema de quem digita pouco e navega muito. 1.999 reais.
HP EliteBook 2530p, de 12,1” – Parceiro ideal para levar na mala em viagens de negócios, o micro é todo pensado para consumir pouca energia, incluindo três componentes fundamentais: chip Core 2 Duo ULV, disco rígido de 1,8 polegada (menor que o usado em laptops convencionais) e LCD iluminado por LED. Em nossos testes, ele sobreviveu 101 minutos longe da tomada. 6.799 reais.
Apple MacBook Pro, de 13,3” –
Lá se foi um ano desde que a Apple resolveu fazer notebooks alumínio. E, até agora, não apareceu um concorrente à altura de sua elegância. Então o negócio foi deixar tudo como estava, pelo menos por fora, e providenciar um belo upgrade nas configurações do MacBook Pro de 13,3 polegadas. Agora o brinquedo tem processador de 2,5 GHz e memória de 4 GB, mas ainda fica devendo o drive de Blu-ray. 4.899 reais.
Samsung X420, de 14” –
O primeiro notebook da Samsung no Brasil vem para brigar num segmento promissor – o de ultraportáteis mais leves do que você achava que era possível fazer, antes do MacBook Air. Esse modelo de 14 polegadas é para quem precisa de portabilidade, mas não dispensa performance decente e o conforto de um teclado em tamanho normal. 3.599 reais.
Asus G51J, de 15,5” –
Você ambém acha que a tecnologia 3D é a maior candidata a fenômeno de 2010? Então a Asus acaba de dar uma bola dentro com o lançamento do primeiro notebook disponível no Brasil capaz de exibir jogos e filmes em terceira dimensão. O modelo vem com óculos da NVIDIA, tela com taxa de atualização de 120 Hz e placa de vídeo GeForce GTX 260M – o kit básico para quem deseja curtir o efeito do 3D Vision. O laptop ainda tem processador Core i7, design legal e vem com uma mochila. 6.999 reais.
Dell Alienware M17x, de 17” –
Um alienígena aterrissou no INFOLAB para uma autópsia, digo, uma extensa bateria de testes. Preto, mas cheio de luzes coloridas, o Dell Alienware M17x não veio à Terra para destruir a raça humana, mas para trazer alegria aos gamers maníacos. Trata-se apenas de um notebook, mas tem a robustez e a configuração necessárias para encarar jogatina pesada. 8.999 reais.
Sony Vaio AW180AU, de 18,4” –
A onda agora são os minilaptops, mas se você curte notebooks como os americanos gostam de carros, o negócio é investir num substituto de desktop, como o Vaio AW180AU. É um modelo para você realmente não sentir falta de um micro de mesa. Apoiado numa base adequada, ele não perde nada em conforto, por causa do teclado espaçoso e do display com resolução de 1 920 por 1 080 pixels. É o parceiro ideal para o leitor e gravador de Blu-ray que vem na máquina. 12.999 reais.

HP libera primeiro notebook com USB 3.0


O USB 3.0 é o futuro, e é para lá que a HP vai. Apesar de já existirem várias empresas com periféricos USB 3.0 prontos para o mercado, os micros que dão suporte a ele, como o Envy 15, ainda estão começando a sair das fábricas.
O Envy 15 é o primogênito da HP a receber a tecnologia, que promete uma velocidade de transferência de 5 GBps. Se transferir arquivos fica bem mais rápido, os periféricos acoplados ao computador também podem ter maior desempenho. A entrada 3.0 puxa mais energia para rodar HDs externos, usar SSDs maiores e fornece uma velocidade maior de sincronia com smartphones/celulares conectados ao PC.
Ainda não existe previsão de preço para os notes, mas a HP anunciou que a próxima linha a receber as entradas será a dos EliteBooks. No início é bem provável que a tecnologia seja cara, mas é questão de ter paciência: a tendência é que o 3.0 vire tão camarada nosso quanto o 2.0. por Priscila Jordão.

Microsoft e HP criam parceria para "computação em nuvem"

da Reuters, em Seattle (EUA)
A Microsoft e a HP anunciaram uma parceria nesta quarta-feira (13) para integrar sua oferta de softwares e hardware para empresas que buscam colocar seus aplicativos e dados on-line, tendência conhecida como "cloud computing" ou "computação em nuvem".
A maior fabricante de softwares e a maior fabricante de PCs do mundo, que já cooperam no setor há algum tempo, disseram que vão investir US$ 250 milhões ao longo dos próximos três anos para manter e fazer o marketing do novo empreendimento.
As duas empresas esperam que a iniciativa em conjunto torne mais fácil e menos custoso para empresas comprarem e operarem servidores de sistemas, essencialmente unindo o hardware da HP e o software da Microsoft.
"A [computação em] nuvem é um ponto decisivo em como nossos clientes desenvolverão seus aplicativos de agora em diante", disse o chefe da unidade de servidores e ferramentas da Microsoft, Bob Muglia, em entrevista por telefone.
"Nós [Microsoft e HP], decidimos nos curvar e nos comprometer com a criação de uma nova arquitetura de última geração", disse Muglia.
A "computação em nuvem" --a prática de armazenar informações e operar programas de computador em centrais de dados remotas que podem ser acessadas pela "nuvem" da internet-- é há tempos a grande aposta para revolucionar a computação corporativa, mas sua aplicação pelas empresas é ainda gradual. Folha Online

IBM encabeça lista de empresas com mais patentes nos EUA em 2009

da Reuters, em Washington
A IBM registrou mais patentes nos Estados Unidos do que qualquer outra empresa em 2009, um total de 4.843, segundo relatório preparado pela unidade de propriedade intelectual da Thomson Reuters.
A Samsung Electronics ficou em segundo lugar, com 4.049; e a Microsoft, com 3.157, de acordo com o levantamento.
Em 2008, foi a Samsung que encabeçou a lista, com 4.244 patentes; seguida pela IBM, com 4.177; e a Microsoft, com 2.304.
Os números são indicações dos investimentos das empresas em pesquisa e uma estratégia de licenciamento de tecnologia, afirmou Todd Dickinson, ex-chefe do cartório de patentes dos Estados Unidos, agora presidente da American Intellectual Property Law Association.
O Google e a Apple não estão na lista apesar de sua reputação em inovação, disse Dickinson, mas logo podem estar.
"Eles são um pouco menores do que a IBM e as Microsofts do mundo" em termos de patentes, disse Todd.
Um levantamento em separado feito pelo IFI Patent Intelligence colocou a IBM com 4.914 registros em 2009, a Samsung com 3.611 e a Microsoft com 2.906, segundo nota divulgada pela IBM.
Fechando a lista da Thomson Reuters estão a Canon em quarto lugar, a Panasonic em quinto, a Toshiba em sexto, seguidas por Sony, Intel, Hitachi e a Fujitsu.

Padrão único de plugues e tomadas promete mais segurança ao consumidor


Neste ano, todos os equipamentos importados ou fabricados no país precisarão ter plugues com dois ou três pinos redondos, em concordância com um novo padrão criado pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
Segundo o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial), a mudança tem como objetivo dar mais comodidade e segurança aos usuários. Além disso, a padronização facilita a vida do consumidor e evita gastos desnecessários.
"Que venha a padronização também para outros produtos, como carregadores de celulares", comenta Maria Inês Dolci, coordenadora institucional da Pro Teste, colunista da Folha e responsável por um blog da Folha Online.
Aparelhos como geladeira, máquina de lavar roupa e micro-ondas, que precisam de um condutor-terra, deverão contar com plugue de três pinos. Nesses casos, o consumidor precisará trocar suas tomadas. da Folha Online

Com laptops baratos, vendas de PCs no mundo crescem 15,2% no 4º trimestre

RITSUKO ANDO e GABRIEL MADWAY da Reuters, em Nova York e San Francisco

As vendas globais de computadores dispararam no quarto trimestre, ajudadas pelas fortes vendas de laptops de baixo custo no final de 2009 nos Estados Unidos.
Os resultados coroaram um ano em estilo montanha russa para o mercado de computadores, que começou mal, mas mostrou melhoras firmes e conseguiu registrar crescimento ante 2008.
De acordo com uma pesquisa trimestral divulgada nesta quarta-feira (13) pelo grupo de pesquisa IDC, o mercado de computadores pessoais subiu 15,2% no período de outubro a dezembro, para 85,8 milhões de unidades.
O grupo de pesquisa Gartner registrou avanço ainda maior, de 22,1%, no período. Grandes fabricantes de computadores como Hewlett-Packard, Acer e Lenovo Group registraram fortes altas.
As empresas de pesquisa afirmaram que as vendas fortes e continuadas de laptops e netbooks de baixo custo no último trimestre de 2009 e a grande contração nas vendas um ano antes contribuíram para o forte avanço nos embarques de computadores em relação a 2008.
Jay Chou, analista da IDC, destacou o forte crescimento no mercado dos Estados Unidos, alimentado, segundo ele, por cortes de preços que começaram ainda mais cedo que no ano anterior.
Mais baratos
Chou afirmou que os consumidores continuam a gravitar na direção de máquinas de menor custo. "Por US$ 400 ou 500, elas não representam porção elevada da renda pessoal, mesmo em uma economia como a atual", disse.
As vendas de computadores pessoais subiram 25% nos EUA, resultado forte mas que ficou atrás do crescimento visto na Ásia. O crescimento das vendas também retornou na Europa, que vinha mostrando resultados fracos durante o ano todo.
Mikako Kitagawa, analista do Gartner, disse que os resultados indicam "a recuperação do mercado de computadores em nível mundial". As vendas subiram 2,3% em 2009, de acordo com a IDC; já para o Gartner, a alta anual foi de 5,2%.
HP líder
A HP solidificou a liderança mundial em PCs no quarto trimestre, com crescimento de sua participação global para 21% e aumento de 23% nas vendas unitárias em relação há um ano antes, segundo a IDC.
A Acer elevou sua fatia para 13,4%, com expansão nas vendas de 28%.
O terceiro lugar ficou para a Dell, voltando a perder mercado. A participação da empresa caiu a 12,4%, apesar de um modesto aumento de 5% nas vendas.
Lenovo e Toshiba ficaram em quarto e quinto lugares. As vendas da chinesa dispararam 42% e as do grupo japonês avançaram 30%.