porTatiana de Mello Dias
Qual a sua reação quando você ouve falar que um produto é de Taiwan? Pois é. No início dos anos 90, o país já tinha indústria e economia fortes, mas a imagem de que produzia mercadorias baratas e cópias malfeitas permanecia. O governo, então, adotou planos de incentivo à excelência, competência em design e intensificação da marca. As medidas incentivaram, principalmente, o forte do país – a tecnologia.
O plano teve três fases: primeiro, se esforçou para mudar a imagem negativa de Taiwan; depois, criou o conceito de “Innovalue” (uma mistura de inovação, com valor agregado, em inglês). E, nos anos 2000, começou a terceira fase: a projeção disso tudo para o mundo. O programa Branding Taiwan, criado em 2006, reúne grandes e pequenas empresas para mostrar o que é que o país tem. Eles estão presentes em feiras internacionais e, para mostrar o seu tamanho, lançam um ranking anual das empresas mais valiosas daquele país. As marcas da área de tecnologia ganham disparado, mas há também representantes de outros setores. Veja algumas destas marcas.
Acer
Valor: US$ 1.241 bilhão
Além de ser a marca mais valiosa de Taiwan, e a Acer é também a maior fabricante mundial de notebooks. Com a missão de “romper a barreira entre as pessoas e a tecnologia”, a empresa fabrica desde 1987 desktops e notebooks acessíveis para o grande público. Hoje, o carro-chefe é a linha de notebooks e netbooks AspirE – em especial o netbook Aspire One, lançado em 2008.
Asus
Valor: US$ 1.226 bilhão
A Asus foi criada em 1990. Inovação atrás de inovação, a empresa foi conquistando prêmios e a mídia internacional – grande parte chamando atenção para suas boas práticas ambientais e a boa qualidade se seus produtos. Ela passou por mudanças recentes para tornar-se mais ágil na tomada de decisões e na reação às mudanças do mercado.
Trend Micro
Valor: US$ 1.235 bilhão
Surgiu em 1988 desenvolvendo programas antipirataria. Hoje está entre as líderes mundiais em softwares para segurança. Atua principalmente com antivírus e filtros de conteúdo. Com a crise, as vendas para o mercado corporativo caíram, mas softwares direcionados ao consumidor final continuaram vendendo – especialmente os produtos voltados para a nuvem.
HTC
Valor: US$ 1.203 bilhão
Ela começou copiando celulares e smartphones alheios, mas ganhou o mundo quando resolveu investir na própria marca. Em apenas seis meses, foram vendidos dois milhões de celulares do modelo HTC Touch Diamond. A empresa também foi a primeira a lançar um smartphone equipado com Android, o HTC Magic, e foi a escolhida do Google para fabricar o Nexus One.
Master Kong
Valor: US$ 903 milhões
A Master Kong é a maior empresa de alimentos do país – principalmente de noodles, massa oriental, e bebidas – e foi listada pela revista Forbes em 2008 como uma das 50melhores empresas da Ásia.
Want Want
Valor: US$ 421 milhões
Também do ramo de alimentos, a Wang Wang é conhecidíssima em Taiwan e também na China, seu principal mercado. Ela vende alimentos à base de arroz e bebidas em embalagens inovadoras.
Maxxis
Valor: US$ 903 milhões
A fabricante de pneus se deu bem com o boom automobilístico na China. É a décima maior fabricante do mundo, fornece para 160 países e emprega 20 mil pessoas.
quinta-feira, 21 de janeiro de 2010
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