segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Nova câmera com GPS diz onde cada foto foi tirada


A Nikon lançou sua nova câmera de alta performance Coolpix P6000, que tem um sistema integrado de GPS para registrar o local onde cada foto foi tirada.
As "geotags" são registradas com base em coordenadas de latitude e longitude e podem ser marcadas em mapas disponíveis pelo software Nikon ViewNX, pelo site my Picturetown da Nikon ou qualquer outro que reconheça dados de GPS.
Equipada com sensor de imagem de 13.5 megapixel, a câmera tem visor de LCD de alta resolução com 2.7 polegadas.
O novo modelo da Nikon conta ainda com zoom equivalente a 28-112 em câmeras de 35mm, segundo a agência AFP. A sensibilidade ISO pode chegar a 6400.
A Coolpix P6000 já está disponível no mercado norte-americano por US$ 499,95 (cerca de R$ 915). Redação Terra

Fabricante lança notebook perfumado


Um laptop perfumado foi lançado nesta quinta-feira pela Asus em Taipei. O Asus F6V tem fragrâncias em seu interior que são liberadas quando o notebook está ligado.
» Veja fotos do laptop perfumado » Japoneses criam MP3 player com cheiro de frutas» Microdia lança pen drive com aroma de frutas
São quatro modelos em cores e aromas diferentes: rosa com essência floral, preto com aroma de musk, verde com aroma inspirado na natureza e azul que evoca o oceano.
O laptop tem processador Intel Core2 Duo com 2.4 GHz de velocidade e memória de até 4 GB. A capacidade do HD varia entre 120 GB e 320 GB. O computador conta ainda com sensor biométrico que identifica impressões digitais.
A Asus não divulgou quanto tempo duram as essências, segundo o Gadget Base. O notebook aromatizado será vendido por cerca de US$ 1,3 mil. Redação Terra

Asustek lançará novos netbooks até o final de 2009


A Asustek Computer, uma pioneira na cada vez mais popular categoria de computadores de baixo custo conhecidos como netbooks, planeja lançar entre seis e oito modelos pelo final do ano que vem, o que deve ajudá-la a mais que dobrar as vendas, ante o total deste ano.
» Toshiba lança seu 1º netbook» Mininotebook Aspire One é lançado no Brasil» Dell está pronta para lançar mininotebook» PCs menores preocupam indústria
Desde que lançou a linha Eee PC, no ano passado, a taiwanesa Asustek recebeu a companhia da maioria dos grandes fabricantes mundiais de computadores, na categoria, entre os quais Acer, Dell e Hewlett-Packard. Apesar da crescente concorrência dos recém-chegados, a empresa tem por objetivo manter seu preço médio de venda no ano que vem, na linha de netbooks Eee, disse Samson Hu, gerente geral da divisão Eee PC da Asustek em entrevista à Reuters na sexta-feira.
"Navegar pela Internet se tornou parte de nossa vida cotidiana, de modo que a demanda por aparelhos que se conectem à Internet está crescendo e tem imenso potencial", declarou Hu em entrevista.
O Eee PC, vendido por preço a partir de US$ 299, foi recebido calorosamente entre os apreciadores dos preços baixos. Com peso de cerca de um quilo, o pequeno computador permite que os usuários executem várias atividades, entre as quais armazenar vídeos, em um sistema de memória flash a prova de choque, e dá acesso à web em bares e cibercafés.
O Eee PC, o Aspire One, da Acer, e outros modelos semelhantes são dirigidos predominantemente aos mercados emergentes e aos compradores de computadores adicionais nos mercados maduros. "É inevitável que vejamos uma guerra de preços nos modelos de entrada ou básicos, mas temos modelos mais caros e uma boa linha de produtos que podem oferecer compensação para as pressões de preços", disse Hu, que tem formação em engenharia e trabalhou para a Acer antes de se transferir para a Asustek em 2001. Terra Tecnologia

Wal-Mart estréia loja online no Brasil

A maior rede de varejo do mundo, a Wal-Mart Stores, lançou nesta quinta-feira um site de comércio eletrônico, na expectativa de ampliar seu alcance no Brasil em um momento de forte aumento na demanda dos consumidores.
A entrada da companhia no varejo online brasileiro é parte de uma agressiva estratégia de expansão no maior país da América Latina, onde a rede norte-americana está investindo milhões de dólares e obtendo taxas de crescimento de suas vendas duas vezes maior do que o apurado nos Estados Unidos.
"O Brasil é um mercado estratégico para o Wal-Mart e estarmos em comércio eletrônico é uma parte importante de nossa estratégia de crescimento aqui", disse Héctor Nunez, presidente-executivo do Wal-Mart no Brasil.
A rede, que abriu sua primeira loja no país em 1995, em São Paulo, tem atualmente 322 lojas em 17 Estados brasileiros.
A companhia espera abrir mais 24 lojas no Brasil até o final deste ano, que são parte de 1,2 bilhão de reais em investimentos programados para o ano. Em 2009, a empresa planeja investir 1,8 bilhão de reais na abertura de 80 a 90 lojas.
O Wal-Mart investiu 25 milhões de reais no desenvolvimento do site de varejo online, www.walmart.com.br.. Nunez afirmou que o site oferecerá os preços mais baixos entre os varejistas eletrônicos do país, que tem registrado crescimento do comércio digital de mais de 30 por cento nos últimos anos.
Perguntado se a possibilidade de uma redução no ritmo de crescimento do Brasil poderia ameaçar os planos de expansão da empresa no país, Nunez afirmou que a companhia tem confiança de que seu modelo de preços baixos continuará atraindo consumidores.
"Continuaremos com nosso plano de expansão e vamos continuar investindo no país", disse o executivo. "O consumo ainda está crescendo e com isso nossas vendas também."
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil cresceu 1,6 por cento no segundo trimestre em relação aos três primeiros meses do ano e 6,1 por cento em relação ao mesmo período de 2007. Analistas acreditam que a economia poderá crescer mais de 5 por cento este ano.
CONCORRÊNCIA
O site do Wal-Mart vai competir com rivais estabelecidos há anos no varejo eletrônico brasileiro. Entre eles, o Extra.com.br, do grupo Pão de Açúcar, que anunciou também nesta quinta-feira serviço de entregas expressas.
A empresa pretende investir 40 milhões de reais na área de comércio eletrônico até 2010. Segundo a companhia, até o final do ano o site do Extra terá disponíveis 50 mil itens, frente aos 20 mil agora.
O Pão de Açúcar espera que o canal eletrônico mais que dobre sua participação no faturamento do grupo em relação a 2007, quando a fatia do varejo online correspondeu a 2 por cento das vendas totais da empresa.Terra Tecnologia

BenQ estréia no mercado de netbooks

TAIPÉ - A BenQ, unidade da taiwanesa Qisda, revelou na quinta-feira (25/09) uma linha de mini notebooks que tem o objetivo de conquistar 5% desse novo mercado em dois anos.
O laptop de baixo-custo Eee PC, da Asustek Computer, rival dos novos Joybook Lite PCs, da BenQ, vem sendo bem recebido pelo mercado desde a sua estréia, há um ano, incentivando empresas como a Acer e a Dell a desenvolverem computadores portáteis semelhantes.
O Eee PC, o Aspire One, da Acer, e outros modelos parecidos foram apelidados de “netbooks” – menores e mais baratos do que os notebooks convencionais – e são direcionados a mercados emergentes ou compradores interessados em um segundo computador.
Recentemente, a Acer, terceira maior fabricante de PCs do mundo, previu que em 2009 serão vendidos cerca de 50 milhões de netbooks e, desse total, ela planeja responder por 30%.
O CEO e presidente da BenQ, Conway Lee, não divulgou quantos Joybook Lite PCs espera vender. O computador pesa um quilo e possui tela de dez polegadas com luz de LED. Plantao Info

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Novo modelo de tablet PC vem com 4 GB de memória


A fabricante Amazon PC apresentou nesta segunda-feira seu primeiro modelo do tipo tablet. Disponível em duas cores (preto e branco), o notebook tem na tela de 12,1 polegadas seu principal destaque.
Além de girar 180 graus, ela é sensível ao toque e pode ser acionada por meio de uma caneta especial. De acordo com a empresa, é o primeiro equipamento desse tipo a ser fabricado no Brasil.
A máquina é equipada com processador Intel Core 2 Duo de 1,83 GHz, 4 GB de memória RAM, disco rígido de 250 GB, webcam de 2 megapixels, leitor de impressões digitais e gravador de DVD. O sistema operacional é o Windows Vista Home Premium.
O preço sugerido pela Amazon PC para venda no varejo é de R$ 3.699.-->Wnews

Positivo acerta a mão com Mobo White 1050


Se os minilaptops ainda precisassem de um bom argumento para garantir a categoria, agora teriam um bom candidato. O Mobo White 50, que já está no INFOLAB, é irresistível.
Com tela brilhante e bem definida de 10 polegadas, teclado confortável com cedilha e acentos nos lugares certos, como deve ser obrigatório no Brasil, um processador valente, o Atom N270, HD de 120 GB e 1GB de memória, ele é uma das propostas mais atraentes de segundo laptop que já surgiram no país. XP, Wi-Fi, leitor de cartões, microfone e webcam completam o pacote.
Estou escrevendo este blog no próprio Mobo White, sem precisar fazer qualquer malabarismo. No portfólio da Positivo, ele só vai ficar atrás de uma versão mais encorpada de HD, de 160 GB (que francamente, não faz tanta diferença) e de outra que terá chip 3G (essa, sim, uma vantagem e tanto). O preço do White 1050 ainda não foi divulgado, mas deve ficar na faixa entre 1200 e 1500 reais, pelo que se pode deduzir das afirmações da empresa em sua última coletiva de imprensa.
Em tempo: o Mobo White 1050 tem enorme semelhança com os competentes Mirax Freedom e MSI Wind, como se tivessem saído da mesma forma.Postado por - Sandra Carvalho

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Toshiba lança seu primeiro netbook

A divisão britânica da Toshiba anunciou sua entrada no mercado de netbooks com o NB100, aparelho que estará disponível no mercado europeu a partir de outubro de 2008.
O pequeno notebook utilizará processador Atom de 1,6 GHz, da Intel, e virá equipado com o sistema operacional Linux Ubuntu ou Windows XP Home. Entre suas características estão porta Ethernet e conectividade WiFi (802.11 b/g), webcam de 0,3 megapixels integrada, disco rígido de 120 GB e alto-falantes estéreos, noticiou o site The Inquirer.
De acordo com o site VNUNet, o aparelho possuirá 1 GB de memória RAM e trará o pacote Microsoft Works 8.5 e uma versão de testes do pacote Office. Na versão Linux trará o gratuito OpenOffice 2.4.
O aparelho terá bateria com autonomia para quase quatro horas de uso, tela widescreen de 9 polegadas com resolução de 1024 x 600, três portas USB e será vendido nas cores preto, dourado ou prata. A partir de outubro poderá ser encontrado por 260 libras, cerca de US$ 467.
Magnet Terra Tecnologia.

Acer espera que vendas fortes de computadores elevem receita

A Acer, de Taiwan, terceira maior fabricante mundial de computadores, espera que as vendas mais fortes de computadores pessoais elevem sua receita para "bem perto" de 20 bilhões de dólares este ano, acima das expectativas do mercado e com alta de cerca de 40 por cento ante o ano passado.
Gianfranco Lanci, presidente-executivo da Acer, divulgou a projeção na sexta-feira e reafirmou a meta de vendas de sua empresa no terceiro trimestre, ecoando comentários feitos pelo presidente do conselho do grupo no começo do mês.
"Não vemos deterioração alguma nas vendas", disse Lanci em entrevista coletiva na Hungria, veiculada pela Internet.
A Acer espera que suas vendas no terceiro trimestre cresçam em 25 por cento ante o trimestre anterior, apesar dos recentes sinais de desaceleração setorial lançados pelas gigantes do setor, como a Dell e a Compal Electronics, de Taiwan.
"Nós dissemos que gostaríamos de chegar aos 20 bilhões de dólares este ano. Chegaremos bem perto disso", declarou Lanci na entrevista, na qual ele disse que a Acer está adotando uma estratégia multimarcas depois de adquirir a rival norte-americana Gateway e a Packard Bell, sediada em Paris.
"Venderemos mais de 30 milhões de computadores pessoais este ano", afirmou ele.
As vendas de computadores pessoais devem crescer cerca de 50 por cento em relação ao ano passado.
A projeção de receita da Acer fica acima da previsão média de 588,5 bilhões de dólares de Taiwan (18,3 bilhões de dólares) obtida pela Reuters Estimates, que também previu que a receita da Acer subiria para 806,1 bilhões de dólares de Taiwan em 2010.
A Acer quer superar a Hewlett-Packard como maior vendedora de notebooks até 2011, e J. T. Wang, o presidente do conselho da empresa, disse que o sucesso da companhia no segmento de netbooks pode ajudá-la a cumprir a meta antes da data prevista. Baker Li Reuters

WHO alerta para uso de cigarro eletrônico


GENEBRA - A Organização Mundial da Saúde (da sigla em inglês WHO) alertou nesta sexta-feira (19/09) sobre o perigo do uso de cigarros eletrônicos, afirmando que não há evidências de que eles ajudam pessoas a pararem de fumar.
Fabricados na China e vendidos principalmente pela internet em países como Brasil, Inglaterra, Canadá e Israel, eles estão ganhando popularidade mesmo sem a aprovação de um órgão regulador.
Um cigarro eletrônico típico é feito de um tubo de metal com um espaço onde é armazenada nicotina líquida que vem em um cartucho recarregável. Os consumidores podem tragá-lo mas não acendê-lo.
Os usuários inalam um vapor de nicotina “e diversas outras substâncias tóxicas que desconhecemos”, segundo Douglas Bettcher, diretor da Iniciativa Anti-tabaco da WHO.
“A WHO não tem nenhuma prova da eficácia dos cigarros eletrônicos na suspensão do hábito de fumar”, disse Bettcher. Info Plantao

Empresa vai vender PC do tamanho de um drive de disquetes




À primeira vista, o fit-PC Slim parece um drive de disquetes. Mas o nome não engana: trata-se mesmo de um computador. É o menor do mundo, de acordo com a fabricante CompuLab. Ele mede 10,9 x 9,9 x 3 centímetros e pesa 380 gramas.
A estréia no mercado está marcada para 25 de setembro. Por ora, sabe-se que ele trará um processador AMD Geode LC800 de 500 MHz, 512 MB de memória RAM e disco rígido de 60 GB.
No quesito conexões, o minicomputador também se sai bem: tem conexão Ethernet e Wi-Fi 802.11b/g, três portas USB 2.0, saída VGA, porta mini-serial e plugues para headphone e microfone. Ele poderá rodar Linux ou Windows XP Home. Vai custar US$ 295 e US$ 335, respectivamente.
A versão anterior, chamada fit-PC 1.0, ainda é vendida pela CompuLab por US$ 395, com Windows XP (com Linux, fica US$ 100 dólares mais barata). Ela é um pouco maior e mais pesada, mas não tem conexão Wi-Fi.-->por Daniel Damas Uol Tecnologia

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Minilaptop Mobo de 10" da Positivo chega com processador Atom


A linha Mobo de mininotebooks da Positivo ganhou mais seis pequenos notáveis, com destaque para o modelo Positivo Mobo White 1090, com uma “telona” de 10 polegadas.E comecemos por ele. Além da tela de 10” widescreen SWVGA com resolução de 1024 por 600 pixels, o mininotebook vem com o esperando processador Atom N270 da Intel, 1 GB de RAM e disco rígido de 160 GB. O 1090 tem leitor de cartões, webcam de 1,3 MP, Wi-Fi b e g e duas portas USB 2.0. O peso dele é de 1,3 kg com bateria, que tem duração nominal de quatro horas. Por um preço estimado em 1,5 mil reais, o mininotebook, equipado com Windows XP Home, já vem com o Office Home & Student instalado. Ah, como o nome bem diz, a linha Positivo Mobo White, que são os quatro minilaptops de 10 polegadas, tem cor branca. E o teclado em português é uma enorme vantagem em relação a concorrentes como o Eee PC para quem precisa escrever muito.Já já voltamos com os outros. Logo abaixo do 1090, o Positivo Mobo White 1070 vem com as mesmas configurações do modelo top, mas no lugar do Office, ele traz o BrOffice pré-instalado. O modelo 1050 também traz processador Atom e 1 GB de RAM, mas tem HD de 120 GB. Já o Positivo Mobo White 1000 vem com Linux no lugar do XP, 512 MB de RAM e HD de 80 GB. As outras configurações são as mesmas, inclusive o chip Atom. Primos pobresOs dois modelos de 8,9 polegadas ficam até sem graça perto de seus irmãos maiores. O Mobo M970 vem com Windows XP Home Edition, processador VIA de 1,2 GHz e 512 MB de memória RAM. O disco rígido é de 60 GB e ele vem com os mesmos recursos, como webcam integrada, portas USB e leitor de cartões. O M900 tem configurações muito similares ao M970, mas com memória flash de 4 GB. O peso de ambos com bateria sai por 1,2 kg. Ainda que eles sejam fraquinhos em relação aos de 10 polegadas, já é uma bela evolução em relação ao primeiro Mobo, anunciado no mês de maio.Todos eles chegam ao mercado na segunda quinzena do mês de outubro. Os preços passados não são oficiais, mas assim que forem confirmados, voltamos aqui para dizer. A única dica mesmo fica em relação ao 1090. O presidente da empresa, Helio Rotenberg, afirmou hoje em coletiva de imprensa que os preços para a nova linha do Mobo vão variar de mil a 1,5 mil reais.Postado por - Bruno Ferrari

Mininotebook Acer Aspire One é lançado no Brasil


Acer anunciou a chegada do novo mininotebook Aspire One ao Brasil, que é menor que uma folha no formato A4 - 24,9 x 17 cm - e pesa menos de 1 kg. Ele é voltado para usuários que procuram um equipamento ultraportátil e, ao mesmo tempo, com bom desempenho.
» Veja fotos do Aspire One» Dell está pronta para lançar mininotebook, diz fonte» Acer quer recorde em vendas de notebooks» Lenovo lançará seu 1º notebook ultraportátil
O Aspire One vem com processador Intel Atom, memória RAM de 1 GB tipo DDR 2 533, disco rígido de 120 GB, placa de rede sem fio e tela CrystalBrite de 8,9 polegadas com resolução de 1.024 por 600 pontos; o produto conta também com uma câmera embutida e possui o sistema operacional Windows XP Home Edition instalado.
Um ponto atraente do novo mininotebook da Acer é o design, anunciado como "sólido ao toque das mãos" e que é apresentado na cor azul (Sapphire blue). "Com certeza é um equipamento firme o suficiente para suportar os trancos naturais da portabilidade", comenta Anne da Gama, diretora geral da Acer para o Brasil.
Em relação à autonomia, a bateria desse ultraportátil é de 3 células e garante até 3 horas de uso segundo o fabricante.
O Aspire One pode ser encontrado pelo preço sugerido de R$ 1.299 inicialmente na rede de varejo Wall Mart. Em breve, a empresa planeja disponibilizar a novidade em todas as grandes magazines e revendas de informática do País. Redação Terra

3M faz projetor para levar no bolso


Para jogar na parede o que está dentro do seu laptop, a 3M está lançando um projetor que cabe na palma da mão.
Por enquanto, pouco se sabe sobre o MPro110, que chega às lojas americanas no fim de setembro. Mas já anunciaram que ele tem ajuste de foco manual, entrada de vídeo composto e VGA.
Detalhes sobre a lente e a qualidade da imagem não foram revelados. O brinquedo deverá custar 359 dólares.Postado por - Marco Aurélio Zanni - Info Online

Positivo ou negativo?

Mesmo com a boa fase do mercado de PCs e a liderança nas vendas, a Positivo Informática sofre com a queda de cerca de 70% no valor de suas ações.
A paranaense Positivo Informática conseguiu nos últimos cinco anos uma façanha alcançada por poucas empresas. De um negócio de médio porte, com faturamento de 87 milhões de reais em 2003, passou a uma potência de quase 2 bilhões de reais. Assumiu a dianteira do mercado brasileiro de computadores e, no auge das vendas de PCs, em 2006, estreou na Bolsa de Valores de São Paulo como a menina dos olhos dos investidores. Não era para menos. Com o mercado de equipamentos crescendo mais de 30% ao ano — impulsionado pela queda do dólar e pelo corte dos impostos trazido com a Lei do Bem —, a Positivo já conseguia atacar com vigor a classe C, principal fonte de oportunidades em volume de vendas. Os números acompanharam as expectativas em torno da empresa: os 23,50 reais por ação estabelecidos no IPO se multiplicaram. Onze meses depois da abertura de capital, a Positivo havia duplicado seu valor na bolsa. Mas o encanto que parecia perene entre investidores e a companhia durou menos do que se imaginava. Os papéis da Positivo começaram a perder valor no início deste ano, com a fuga de investimentos das small caps, e desde então não param mais de cair. As ações da Positivo desvalorizaram-se quase 70%, chegando a valer 11 reais no mês de agosto — cenário inimaginável para a empresa, que, até então, só colecionava bons resultados.
Falta de sorte talvez seja a melhor definição para o momento da empresa, na avaliação dos analistas de mercado. “A Positivo vive uma combinação infeliz de fatores que afetam as ações”, diz Luciana Leocádio, chefe de análise da Ativa Corretora. Segundo a especialista, o horizonte da empresa começou a escurecer no fim do ano passado, quando o estado de São Paulo aprovou a mudança da alíquota de impostos para a venda de computadores. O governo paulista reduziu de 12% para 7% o crédito em ICMS oferecido ao varejista na compra de computadores fabricados em outros estados. A intenção era eliminar uma suposta desvantagem dos fabricantes paulistas, que geravam créditos de apenas 7% aos varejistas. O golpe foi duro para a Positivo. Na época, cerca de 30% de seus desktops e notebooks tinham como destino revendedores paulistas. Em fevereiro, a Positivo enfrentou o cancelamento da licitação do Ministério da Educação para a compra de 150 000 laptops educacionais, contrato avaliado em cerca de 100 milhões de reais. “Para completar, o resultado do quarto trimestre de 2007, também divulgado em fevereiro, não foi tão pujante quanto antes, refletindo até uma ligeira perda de participação de mercado”, afirma Luciana. No período, a companhia foi responsável por 33,6% das vendas do varejo, ante 35% no quarto trimestre de 2006.
Os meses que se seguiram foram de observação pelo mercado e, apesar de o faturamento ter crescido 10%, atingindo 550 milhões de reais no segundo trimestre, as ações não recuperaram seu valor. Duas preocupações recaíram sobre os investidores: a capacidade da Positivo em lidar com o acirramento da concorrência e a habilidade da empresa para manter suas margens mesmo com o preço dos PCs em queda livre. No segundo trimestre, a empresa atingiu 13,5% de margem de lucro. O valor é bem superior à média internacional, que varia de 4% a 5%, mas foi menor do que o da própria Positivo no segundo trimestre de 2007, de 17,7%, segundo Alan Cardoso, analista de investimentos da Ágora Corretora. “A grande dúvida do investidor passou a ser como a companhia poderia sustentar suas margens no futuro, em um ambiente de competição crescente”, diz. A americana Dell, que estreou no varejo brasileiro no fim do ano passado e tem acordos com redes como Ponto Frio e Wal-Mart, estrutura a expansão para outros canais de vendas e é uma das empresas que devem incomodar — ou, ao menos, fazer com que a Positivo gaste mais. “Os fabricantes internacionais têm muito capital para investir em divulgação da marca. Isso pode fazer com que a Positivo também precise elevar suas verbas de marketing”, afirma Cardoso. Os investimentos da empresa em ações de divulgação da marca já dão sinais de crescimento: representavam 5,7% da receita líquida no quarto trimestre de 2007 e, no segundo trimestre, atingiram 7,5% desse total.
Apesar dos tombos da Positivo na bolsa, os executivos da empresa acreditam que ela já tenha dado os passos operacionais necessários para se reerguer. “Nossas ações se valorizaram muito no início e, para quem está em cima, o tombo sempre é maior”, diz Hélio Rotenberg, presidente da empresa. Entre as iniciativas que devem ter boa repercussão perante os investidores, na avaliação de Rotenberg, estão as negociações com os fornecedores externos de componentes em virtude do crescimento do volume de computadores fabricados. Com a fábrica de Manaus, que já está operando, a Positivo ampliou sua capacidade de produção de 225 000 para 240 000 desktops e notebooks por mês. Outra aposta é a verticalização da produção. “Hoje conseguimos fabricar internamente até metade do volume de placas-mãe e monitores que consumimos. Isso nos permite reduzir os custos, já que não precisamos pagar as margens de lucro dos fornecedores”, afirma Rotenberg.
Essas iniciativas mostram que a Positivo está buscando melhorar sua eficiência operacional, segundo os analistas. Por outro lado, o caminho a percorrer ainda sinaliza alguns desafios. Um deles é provar que a diversificação da linha de produtos não desvia a atenção da companhia. Hoje a Positivo vende desde os computadores mais simples, a partir de 800 reais para atacar a classe C, até notebooks sofisticados, vendidos por cerca de 3 000 reais. Em maio, a companhia continuou adicionando aparelhos à sua linha com o Mobo, notebook ultraportátil com tela de 7 polegadas e com preço de cerca de 1 000 reais. Na segunda quinzena de agosto, anunciou sua entrada no segmento de brinquedos, com bichos de pelúcia que permitem interatividade com programas de computador. “Existe uma linha muito tênue para que os fabricantes que buscam diversificar suas linhas não desvirtuem suas operações”, diz Reinaldo Sakis, gerente de pesquisas da consultoria IDC na América Latina. Para Rotenberg, a vasta gama de produtos não interfere naquilo que a Positivo considera seu negócio principal. “Estamos aprendendo com a diversificação, mas somos fundamentalmente uma empresa de PCs”, afirma.
Outra missão obrigatória é estancar a queda nas margens de lucro. Na avaliação de Cardoso, da Ágora, o ideal seria a Positivo conseguir sustentá-la em torno dos 12%. Isso representa um desafio especialmente quando crescem as despesas. A Positivo tem hoje 1,5 milhão de computadores em garantia. Para isso, precisa remunerar e treinar seus mais de 400 parceiros. As despesas com garantia e assistência técnica dobraram desde o segundo trimestre de 2007, passando de 12,6 milhões de reais para 25,1 milhões de reais. Para melhorar as margens e, com isso, incentivar a elevação dos papéis, a Positivo tem como pilares de atuação ganhar em escala, fortalecer a marca e melhorar a capacidade operacional. Além disso, estuda um projeto de internacionalização entre três e cinco anos, para o qual já contratou uma consultoria. “Chegamos a ficar preocupados com a situação do mercado, mas hoje acreditamos que nossa estratégia é suficiente para mostrar que a empresa está bem”, diz Rotenberg. Para quem estava acostumado só a ganhar, a bolsa mostrou que também pode ser dura em suas lições.Camila Fusco-Exame

Empresas firmam parceria e vendem ultraportátil com internet


A TIM e a fabricante Asus selaram uma parceria por meio da qual o ultraportátil EeePC 701 sairá das lojas com acesso sem fio à internet via minimodem USB.
A conexão se dará com pacote de dados ilimitado TIM Web Banda Larga, que é contratado ao preço de R$ 99,90 por mês e tem velocidade de até 1 megabit por segundo (Mbps). O EeePC 701 com o minimodem incluso sai por R$ 1.299,00 e pode ser parcelado em até dez vezes nas lojas TIM.
O modelo pesa 920 gramas, tem tela de sete polegadas, disco rígido de 4GB, memória de 1GB, sistema operacional Windows XP e quatro opções de cores: branco, preto, azul e rosa.
Segundo pesquisa mundial divulgada na segunda quinzena de agosto pelo Gartner, os computadores ultraportáteis devem somar 5,2 milhões de unidades no fim deste ano. A previsão da empresa de pesquisa é de que este número suba a 8 milhões em 2009 e salte para 50 milhões ao final de 2012.
Categoria ainda emergente em computação móvel, os mini notebooks, também chamados de netbooks, têm tamanhos que variam de cinco a dez polegadas.Estadao.com.br

domingo, 14 de setembro de 2008

Intelbras e CCE mostram seus netbooks




Editor’s day 2008 - Durante as primeiras apresentações do primeiro dia de atividades do Editor’s Day aqui em Trancoso, circulou na mesa dos jornalistas algumas amostras de produtos baseados no processsador Intel Atom. Enquanto a maioria se divertia com os MIDs, um netbook com cara de eee PC também passeou anomimamente entre algumas pessoas até cair na mão do nosso colega Rafael Rigues do Portal IG que foi o primeiro a perceber a novidade que tinha em mãos: o mais novo netbook a chegar ao mercado brasileiro.
Segundo post publicado em seu blog pessoal, esse portátil vem equipado com um processador Intel Atom de 1.6 GHz e 512 MB de RAM, saída para monitor externo (VGA), três portas USB e uma webcam. O sistema operacional é uma distribuição Linux “Fenix” em português com carinha de Windows Vista. O modelo flagrado pelo Riges era da cor branca - como o mostrado nas mão de Jesus Maximoff da Intel (foto acima) - mas depois descobrimos que ele também existe na versão em preto:.
Depois notamos que outros modelos começaram a aparecer do nada, como o modelo abaixo com a marca da CCE (eita!):
Infelizmente, o modelo apresentado não estava com sua bateria instalada, de modo que não pudemos analisar as suas especificações. Obviamente, ele vem também vem equipado com um processador Atom e o que mais nos chamou a atenção é ver que o mesmo já vem com teclado ABNT com acentuação em português.
Segundo a Intel, esses lançamentos fazem parte de uma verdadeira enxurrada de lançamentos que deve acontecer nos próximos meses, com vários OEMs como MSI e ASUS trazendo seus modelos com marca própria ou de empresas locais, de big players como a Dell e quem sabe até a Lenovo. A idéia é que vários desses modelos sejam apresentados durante a próxima Futurecom no stand da Intel.
Trivia
Para quem não sabe, a Intelbras não tem nada a ver com a Intel Semicondutores do Brasil. A primeira sempre focou seus negócios na área de segurança e telecom até adquirir a Nova Computadores e entrar de cabeça no segmento de informática. Já houve no passado algumas conversas entre as duas “Intels” com relação à semelhança da marca mas atualmente elas convivem pacificamente, trabalhando juntas para colocar novos produtos no mercado. Curiosamente, a Intelbras foi fundada antes da empresa de Santa Clara, de modo que a Intel não pode fazer muito a esse respeito.

3M Announces MPro110 Micro Projector for September Release


It's official: the age of the pico projector has arrived. And we're not talking the age of pico projector announcements, we're talking about launches. Just after Toshiba came clean with its LED Pico Projector, along comes 3M (of all companies) with one of its own. The MPro110 pocket beamer got handled by PopSci, and the results were pretty much as we'd expect. Decently bright, extraordinarily novel, but not exactly world-class. Brightness (the lack thereof, actually) was an issue, and a few movie scenes were deemed "indecipherable." Additionally, it has no built-in speaker, but for just $359, we suppose that's an omission we can live with. Best of all, this one's set to ship on September 30th. To America. Woo!
More
3M has been showing off their prototype for a micro projector since CES in January. Their German division has recently announced that their prototype will soon become a reality. The MPro110 uses LCoS display technology to display VGA (640 x 480) resolution. It also uses an LED lamp, which means no fan noise. The LED is expected to display images bright enough to be seen in a brightly lit room. This feature is ideal for traveling presenters. The MPro110 weighs only 0.3 lbs and is less than an inch high. It is able to display an image up to 50 inches, diagonally. The connections for this device are few but useful including a VGA connection and a composite video connection. These connections allow the MPro110 to be used in a variety of situations from including office presentations, playing games, or watching movies. You can even connect you iPod to the projector and watch video either on a table or your best friend’s back. The MPro110 is expected to retail for about $359 and will be available worldwide September 30th.

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Há 50 anos nascia o circuito integrado


Invenção que tornou os computadores pessoais e celulares possíveis faz aniversário hoje. Confira a história.
Há exatos 50 anos, nascia o circuito integrado, uma das mais importantes invenções do último século. Sem ele, computadores pessoais e dispositivos móveis - tão comuns em nosso dia-a-dia - não seriam possíveis.
O circuito integrado foi co-inventado de forma independente por Jack Kilby, da Texas Instruments, e Robert Noyce, da Fairchild Semiconductor, mais ou menos na mesma época. Kilby foi o primeiro a demonstrar o circuito integrado funcionando, em 12 de setembro de 1958.Tudo começou com o transistor, criado nos lendários Laboratórios Bell, em Nova Jersey, em 1947. Composto por um material semicondutor - isto é, que podia tanto conduzir quanto isolar uma corrente elétrica, dependendo do resultado de uma operação computacional -, ele substituiu as válvulas, com uma redução dramática em tamanho.
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Antes do transistor, os computadores eram máquinas gigantescas, operadas em segredo pelos governos. O norte-americano Eniac (Electronic Numerical Integrator and Computer), que surgiu em 1946, era uma delas. Pesava 27 toneladas, media 2,6 metros de altura e 26 metros de comprimento e ocupava uma área de 63 m², dimensões necessárias para os seus 70 mil resistores e 17.468 válvulas. Bastava uma única válvula queimar para paralisar a máquina por completo - o que acontecia diversas vezes por dia.Mas o transistor também tinha suas desvantagens. Algumas aplicações exigiam milhares de transistores conectados manualmente em circuito. Além de consumir tempo, este modelo ainda produzia equipamentos grandes e pesados demais para algumas aplicações - como aeronaves militares, por exemplo. E se um componente falhasse, todo o sistema era comprometido.Em 1958, Jack Kilby chegou a uma solução: fabricar todos os componentes do circuito eletrônico em um único bloco monolítico feito do mesmo material. Com isso, os custos se tornaram menores, a fabricação pode ser padronizada e massificada e o desempenho melhorou. Como os componentes são pequenos e estão todos bem próximos, a velocidade de comunicação é maior e o consumo de energia é menor.Robert Noyce, que mais tarde ajudaria a fundar a Intel, também apresentou sua idéia de circuito integrado, cerca de meio ano depois de Kilby. O projeto de Noyce resolvia alguns problemas da versão anterior, substituindo o germânio, usado no design de Kilby, pelo silício, que se tornaria o padrão da indústria.Uol Tecnologia

Notebook opera 24hs sem recarregar baterias


A HP acaba de pensar naqueles consumidores, cujo único empecilho para ficar 24 horas com um notebook no colo era a carga da bateria.
Em outubro, a empresa deverá estar colocando no mercado um produto que promete trabalhar durante 24 horas seguidas sem a necessidade de recarregar a bateria. Para isso, a empresa promete uma versão do modelo 6930p (foto), com algumas modificações.
O sistema operacional “comedor de energia” Vista, será trocado pelo XP, mais econômico. O display será do tipo LED, que, por si só, já adicionará mais 4 horas de operação, e a bateria será um modelo especial de 12 células. Além disso, o produto utilizará o novo sistema SSD (de estado sólido) para armazenamento de conteúdo, que gasta muito menos energia que um HD convencional.
Resta, então, esperar o lançamento do produto e checar a veracidade da promessa. Até agora, o campeão de durabilidade era o modelo “Latitude” da Dell, com 19 horas contínuas.Por Daniel Serrano