sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Há 50 anos nascia o circuito integrado


Invenção que tornou os computadores pessoais e celulares possíveis faz aniversário hoje. Confira a história.
Há exatos 50 anos, nascia o circuito integrado, uma das mais importantes invenções do último século. Sem ele, computadores pessoais e dispositivos móveis - tão comuns em nosso dia-a-dia - não seriam possíveis.
O circuito integrado foi co-inventado de forma independente por Jack Kilby, da Texas Instruments, e Robert Noyce, da Fairchild Semiconductor, mais ou menos na mesma época. Kilby foi o primeiro a demonstrar o circuito integrado funcionando, em 12 de setembro de 1958.Tudo começou com o transistor, criado nos lendários Laboratórios Bell, em Nova Jersey, em 1947. Composto por um material semicondutor - isto é, que podia tanto conduzir quanto isolar uma corrente elétrica, dependendo do resultado de uma operação computacional -, ele substituiu as válvulas, com uma redução dramática em tamanho.
Veja também:> Fotos: a história do circuito integrado> Imagens: 60 anos do transistor> Calculadora portátil faz 40 anos
Antes do transistor, os computadores eram máquinas gigantescas, operadas em segredo pelos governos. O norte-americano Eniac (Electronic Numerical Integrator and Computer), que surgiu em 1946, era uma delas. Pesava 27 toneladas, media 2,6 metros de altura e 26 metros de comprimento e ocupava uma área de 63 m², dimensões necessárias para os seus 70 mil resistores e 17.468 válvulas. Bastava uma única válvula queimar para paralisar a máquina por completo - o que acontecia diversas vezes por dia.Mas o transistor também tinha suas desvantagens. Algumas aplicações exigiam milhares de transistores conectados manualmente em circuito. Além de consumir tempo, este modelo ainda produzia equipamentos grandes e pesados demais para algumas aplicações - como aeronaves militares, por exemplo. E se um componente falhasse, todo o sistema era comprometido.Em 1958, Jack Kilby chegou a uma solução: fabricar todos os componentes do circuito eletrônico em um único bloco monolítico feito do mesmo material. Com isso, os custos se tornaram menores, a fabricação pode ser padronizada e massificada e o desempenho melhorou. Como os componentes são pequenos e estão todos bem próximos, a velocidade de comunicação é maior e o consumo de energia é menor.Robert Noyce, que mais tarde ajudaria a fundar a Intel, também apresentou sua idéia de circuito integrado, cerca de meio ano depois de Kilby. O projeto de Noyce resolvia alguns problemas da versão anterior, substituindo o germânio, usado no design de Kilby, pelo silício, que se tornaria o padrão da indústria.Uol Tecnologia

Nenhum comentário: