A maior rede de varejo do mundo, a Wal-Mart Stores, lançou nesta quinta-feira um site de comércio eletrônico, na expectativa de ampliar seu alcance no Brasil em um momento de forte aumento na demanda dos consumidores.
A entrada da companhia no varejo online brasileiro é parte de uma agressiva estratégia de expansão no maior país da América Latina, onde a rede norte-americana está investindo milhões de dólares e obtendo taxas de crescimento de suas vendas duas vezes maior do que o apurado nos Estados Unidos.
"O Brasil é um mercado estratégico para o Wal-Mart e estarmos em comércio eletrônico é uma parte importante de nossa estratégia de crescimento aqui", disse Héctor Nunez, presidente-executivo do Wal-Mart no Brasil.
A rede, que abriu sua primeira loja no país em 1995, em São Paulo, tem atualmente 322 lojas em 17 Estados brasileiros.
A companhia espera abrir mais 24 lojas no Brasil até o final deste ano, que são parte de 1,2 bilhão de reais em investimentos programados para o ano. Em 2009, a empresa planeja investir 1,8 bilhão de reais na abertura de 80 a 90 lojas.
O Wal-Mart investiu 25 milhões de reais no desenvolvimento do site de varejo online, www.walmart.com.br.. Nunez afirmou que o site oferecerá os preços mais baixos entre os varejistas eletrônicos do país, que tem registrado crescimento do comércio digital de mais de 30 por cento nos últimos anos.
Perguntado se a possibilidade de uma redução no ritmo de crescimento do Brasil poderia ameaçar os planos de expansão da empresa no país, Nunez afirmou que a companhia tem confiança de que seu modelo de preços baixos continuará atraindo consumidores.
"Continuaremos com nosso plano de expansão e vamos continuar investindo no país", disse o executivo. "O consumo ainda está crescendo e com isso nossas vendas também."
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil cresceu 1,6 por cento no segundo trimestre em relação aos três primeiros meses do ano e 6,1 por cento em relação ao mesmo período de 2007. Analistas acreditam que a economia poderá crescer mais de 5 por cento este ano.
CONCORRÊNCIA
O site do Wal-Mart vai competir com rivais estabelecidos há anos no varejo eletrônico brasileiro. Entre eles, o Extra.com.br, do grupo Pão de Açúcar, que anunciou também nesta quinta-feira serviço de entregas expressas.
A empresa pretende investir 40 milhões de reais na área de comércio eletrônico até 2010. Segundo a companhia, até o final do ano o site do Extra terá disponíveis 50 mil itens, frente aos 20 mil agora.
O Pão de Açúcar espera que o canal eletrônico mais que dobre sua participação no faturamento do grupo em relação a 2007, quando a fatia do varejo online correspondeu a 2 por cento das vendas totais da empresa.Terra Tecnologia
A entrada da companhia no varejo online brasileiro é parte de uma agressiva estratégia de expansão no maior país da América Latina, onde a rede norte-americana está investindo milhões de dólares e obtendo taxas de crescimento de suas vendas duas vezes maior do que o apurado nos Estados Unidos.
"O Brasil é um mercado estratégico para o Wal-Mart e estarmos em comércio eletrônico é uma parte importante de nossa estratégia de crescimento aqui", disse Héctor Nunez, presidente-executivo do Wal-Mart no Brasil.
A rede, que abriu sua primeira loja no país em 1995, em São Paulo, tem atualmente 322 lojas em 17 Estados brasileiros.
A companhia espera abrir mais 24 lojas no Brasil até o final deste ano, que são parte de 1,2 bilhão de reais em investimentos programados para o ano. Em 2009, a empresa planeja investir 1,8 bilhão de reais na abertura de 80 a 90 lojas.
O Wal-Mart investiu 25 milhões de reais no desenvolvimento do site de varejo online, www.walmart.com.br.. Nunez afirmou que o site oferecerá os preços mais baixos entre os varejistas eletrônicos do país, que tem registrado crescimento do comércio digital de mais de 30 por cento nos últimos anos.
Perguntado se a possibilidade de uma redução no ritmo de crescimento do Brasil poderia ameaçar os planos de expansão da empresa no país, Nunez afirmou que a companhia tem confiança de que seu modelo de preços baixos continuará atraindo consumidores.
"Continuaremos com nosso plano de expansão e vamos continuar investindo no país", disse o executivo. "O consumo ainda está crescendo e com isso nossas vendas também."
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil cresceu 1,6 por cento no segundo trimestre em relação aos três primeiros meses do ano e 6,1 por cento em relação ao mesmo período de 2007. Analistas acreditam que a economia poderá crescer mais de 5 por cento este ano.
CONCORRÊNCIA
O site do Wal-Mart vai competir com rivais estabelecidos há anos no varejo eletrônico brasileiro. Entre eles, o Extra.com.br, do grupo Pão de Açúcar, que anunciou também nesta quinta-feira serviço de entregas expressas.
A empresa pretende investir 40 milhões de reais na área de comércio eletrônico até 2010. Segundo a companhia, até o final do ano o site do Extra terá disponíveis 50 mil itens, frente aos 20 mil agora.
O Pão de Açúcar espera que o canal eletrônico mais que dobre sua participação no faturamento do grupo em relação a 2007, quando a fatia do varejo online correspondeu a 2 por cento das vendas totais da empresa.Terra Tecnologia
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