terça-feira, 1 de dezembro de 2009

O netbook da HP ficou mais parrudo


Renata Leal e Renan Frizzo, da INFO
Um dos netbooks mais bem resolvidos, quando o assunto é design, o HP Mini 1020br evoluiu também na configuração, para não ficar devendo à concorrência. A principal modificação foi o crescimento do HD, que passou de 80 para 160 GB. No mais, o brinquedo continua confortável para longas digitações, leve e charmoso, com aqueles grafismos na tampa característicos da marca. Tudo isso por 1.399 reais, 300 reais mais barato do que a versão anterior.
O minilaptop possui tela de 10,1 polegadas, com resolução máxima de 1.024 por 576 pixels. Um destaque dele é o visor fosco, que permite usar o netbook por mais tempo sem cansar a vista e sem incomodar com os reflexos, comuns nos displays brilhantes. Afinal, na maioria das vezes, um netbook fica no seu colo, e não apoiado sobre a mesa.
O teclado desse HP Mini segue o padrão ABNT2, com acentos e cedilha em seus devidos lugares. Ele é fácil de usar, pois suas teclas são grandes, aproveitando bem todo o espaço da base. O touchpad, embora pequeno, tem boa sensibilidade, mas seus botões poderiam ficar na parte de baixo, e não nas laterais.
Melhor que o irmão
O HP Mini 1020br traz aquela configuração que você já cansou de ver por aí: processador Intel Atom N270, de 1,6 GHz, 1 GB de memória RAM e 160 GB no disco rígido. Tudo isso rodando com Windows XP Home Edition. Com a nova série de minilaptops da HP com Windows 7 e 2 GB de memória RAM, o modelo fica como uma opção de entrada.
Nos testes do INFOLAB, o netbook melhorou suas marcas em relação ao antigo 1120br. No Sandra Lite XII, anotou 3.606 MOPS em cálculos aritméticos. Já para converter um arquivo WMV de 81 MB para MP4, em 320 por 240 pixels, levou 295 segundos. No 3DMark06, marcou 90 pontos
Faltou o 3G
Nas conexões, o HP Mini 1020br possui três portas USB 2.0, interface de rede Fast Ethernet e leitor para cartões de memória SD, MS, MSPro, MMC e XD. Infelizmente, o Wi-Fi ainda segue o padrão 802.11g. Mas a ausência mais sentida nesse modelo é a do modem 3G, encontrado apenas no Mini 1050br.
Em nossos testes de duração de bateria, o netbook não foi péssimo, mas decepcionou. Com Wi-Fi ligado para consumir mais bateria, o micrinho aguentou apenas 100 minutos rodando o programa Battery Eater 05, ficando abaixo de quase todos os minilaptops topo de linha.

Nenhum comentário: