sábado, 5 de dezembro de 2009

Fusão cria gigante do e-commerce

Felipe Zmoginski, de INFO Online
A fusão entre as Casas Bahia e o grupo Pão de Açúcar vai criar um grupo de e-commerce que reunirá as lojas online www.extra.com.br, www.pontofrio.com.br e www.casasbahia.com.br.
As três marcas serão preservadas, mas administradas por uma nova empresa, ainda sem nome definido. A nova empresa online terá seu capital distribuído em 83% para os atuais sócios do Pão de Açúcar e 17% para os controladores das Casas Bahia.
Durante encontro com jornalistas nesta sexta-feira, os diretores de ambas companhias disseram que vão unificar suas operações online e infraestrutura de tecnologia da informação. O grupo não soube dizer qual será o valor economizado com a sinergia das operações de TI.
A expectativa da empresa que nasce com a fusão é que as três lojas online (Extra, Ponto Frio e Casas Bahia) faturem ao longo de 2010 ao menos R$ 2 bilhões.
A nova empresa online deve rivalizar com o grupo B2W, resultado da fusão das Lojas Americanas e Submarino.
Já do ponto de vista das lojas físicas, as operações de Casas Bahia e Pão de Açúcar também serão unificadas, sob administração de uma empresa que pertencerá 51% aos atuais controladores do Pão de Açúcar e outros 49% às Casas Bahia.
Juntas, as companhias somam 1015 lojas espalhadas por 337 municípios em 18 Estados brasileiros, além do distrito federal. A operação cria um novo líder brasileiro no varejo, já que a soma do faturamento de Pão de Açúcar e Casas Bahia colocam o grupo à frente do Carrefour.
O novo grupo é também líder na venda de eletrônicos no varejo brasileiro.

Nenhum comentário: