quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Notebook Asus entra na onda dos fininhos


Marco Aurélio Zanni, de INFO Online
Modelo UX30 tem 2 cm de espessura, boa configuração e custa 2.999 reais.
Quem disse que um laptop precisa ser caríssimo para ter medidas de modelo? O Asus UX30 é uma opção com ótimo custo/benefício para quem precisa de um micro fininho e portátil, com desempenho melhor que o de um netbook, e está disposto a pagar 2.999 reais por isso. Com 1,5 quilo, ele mantém a silhueta esbelta de 2 centímetros de espessura e abriga uma tela de 13,3 polegadas. Cabe direitinho na mochila e não pesa nas costas.
O brinquedo que vai para as lojas em janeiro tem acabamento bonito na cor preta. Sua parte de cima é fosca, com uma leve textura rajada, e não fica cheia de marcas de dedos, como os notebooks em black piano. A parte de baixo é feita com um plástico simples, mas de boa qualidade, também responsável por cobrir as conexões laterais. As tampas são interessantes por um lado, mas ruins por outro: não deixam entrar poeira nas portas, porém são frágeis, presas por pequenas borrachas.
Um dos destaques do laptop é a tecla de inicialização rápida, igual à que vemos nos netbooks da fabricante. Quando ela é acionada, o aparelho carrega, em oito segundos, um sistema operacional baseado em Linux. Enxuto, o Asus Express Gate oferece acesso à internet, player de música, visualizador de fotos, programas para trocar mensagens instantâneas e até Skype. É um pouco lento, mas resolve na hora do aperto.
Completo e confortável.
O Asus UX30 testado pelo INFOLAB tem teclado no padrão americano, mas o fabricante diz que ele será vendido no Brasil com a disposição dos botões em ABNT-2. A julgar pelo material, dá para dizer que eles são firmes e confortáveis, proporcionando uma digitação macia. As teclas são separadas, seguindo o estilo dos MacBooks, e o monte de funções apresentadas como atalho facilita a operação de coisas como o gerenciamento de bateria e a utilização da webcam.
O touchpad é grande e tem pequenas bolinhas para melhorar sua experiência ao deslizar o dedo por ele. Mas, de forma inexplicável, existe uma faixa inativa de cerca de 1 centímetro junto às bordas. Na prática, você fica limitado à área de comando central. No aspecto usabilidade, outro item desagrada: sua tela é brilhante demais e fica cheia de marcas de impressões digitais com pouco tempo de uso. O mesmo serve para a região de apoio aos pulsos, revestida por plástico com acabamento em preto brilhante.
Para quem deseja usar o notebook para ver filmes na TV, há uma conexão HDMI na lateral – mas o INFOLAB observou falhas na exibição de alguns vídeos em alta resolução. É que o processador não aguentou tocar conteúdo em full HD sem dar aquelas travadinhas clássicas. O vídeo é controlado pelo chip integrado Intel GMA 4500MHD. As outras conexões estão dentro do esperado para a categoria: três portas USB, uma Gigabit Ethernet e leitor de cartões SD.
Bateria de fôlego
A configuração do Asus UX30 não é topo de linha, mas funciona muito bem nas atividades do dia-a-dia. O processador, de apenas um núcleo, é o Core 2 Solo SU3500, com frequência de 1,4 GHz. Trata-se de um modelo feito especialmente para essas máquinas fininhas. Ele vem acompanhado por disco rígido de 320 GB e 4 GB de RAM. O problema é que essa memória é subaproveitada, por causa do sistema operacional Windows 7 Home Premium de 32 bits.
A bateria suportou 141 minutos durante os testes do INFOLAB com o Battery Eater, que simula condições de uso intenso. Mas esse foi o melhor resultado do micro nos benchmarks. No PCMark Vantage, que avalia o desempenho geral, ele ganhou 1.686 pontos, um valor intermediário para a categoria, e marcou 565 pontos no 3DMark06, número também longe do fantástico.

Nenhum comentário: