segunda-feira, 24 de março de 2008

Vem aí o Wi-Fi rural


Está em fase de laboratório uma nova tecnologia desenvolvida para levar a internet sem fio para áreas remotas. A proposta é da Intel, num projeto batizado de Rural Connectivity Platform (RCP).
A tecnologia deriva do Wi-Fi e vem sendo testada em países como Índia, Vietnã, Panamá e África do Sul. Além do acesso à internet propriamente dito, a intenção é abrir espaço para aplicações de ensino a distância e telemedicina, por exemplo. É uma alternativa para o uso de tecnologias como o satélite, que tem custo bem mais alto.
Uma das aplicações práticas do RCP está sendo usada na Índia, mais exatamente na área rural de Bodinayakannur. Lá, médicos localizados a cerca de 14 quilômetros de distância estão fazendo consultas oftalmológicas com os moradores. A Universidade de Berckeley, nos Estados Unidos, também vem testando a tecnologia. Uma demonstração feita Berkeley Lab, no campus da universidade, transmitiu um vídeo a uma distância de 2,4 quilômetros.
Segundo a Intel, a plataforma RCP opera em espectros não licenciados. Com base em modificações feitas no padrão 802.11, a empresa diz ser capaz de atingir distâncias de até 100 quilômetros e velocidade de 6,5 Mbps. O objetivo é que a tecnologia comece a ser usada comercialmente a partir do segundo semestre deste ano. Cada roteador deverá custar em torno de 500 dólares.

Postado por - Débora Fortes - 19/03/2008 - 09:47

Nenhum comentário: