Um informante pode receber uma recompensa por denunciar o uso de programas piratas. “Denuncie Pirataria de Software Agora, até 1 milhão de dólares de recompensa”, essa é a promessa da Business Software Association (BSA).
Ao clicar na oferta acima, o 'informante' preenche secretamente um formulário no qual denuncia um empregador ou mesmo uma empresa concorrente que esteja usando software de computador de forma indevida, sem o devido pagamento pela licença. A grande recompensa, contudo, é reservada para grandes denúncias; em geral, a entidade paga cerca de 5 mil dólares pelas denúncias comuns.
Já para os que estão no outro lado da campanha da BSA, a experiência pode ser dolorosa. A organização recolheu 13 milhões de dólares em pirataria em 2007. O mais importante: 90% dos casos estavam relacionados a pequenas empresas.
Segundo a BSA, uma queda de 10% no volume na pirataria de software no Brasil poderia gerar negócios de até 2,9 bilhões de dólares e 11,5 mil novos empregos e 399 milhões de dólares em impostos.
Em um caso envolvendo um escritório de arquitetura que emprega dez pessoas, a BSA enviou uma intimação exigindo 67 mil dólares em ressarcimento. A empresa concordou em pagar 40 mil dólares para não enfrentar a entidade nos tribunais.
Ja a empresa de produtos naturais Burt’s Bees teve de desembolsar 110 mil dólares para escapar das garras da Justiça. Seu crime: possuir um número muito pequeno de licenças para a quantidade de softwares da Microsoft, Adobe e Apple instalados. Ficou barato. Pelas leis norte-americanas, a empresa poderia pagar até 150 mil dólares por cópia pirata de software que estivesse em uso em suas dependências.
Mas é interessante notar que - pelo menos nos Estados Unidos, a maioria das empresas chega a tal situação por negligência. Mesmo que um funcionário instale um software sem consentimento da empresa, a organização é responsável por tudo que está em seus computadores.
Por Redação da PC World/EUA
terça-feira, 25 de março de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário