quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Empresa lança sistema que apaga dados do HD se laptop for roubado

Londres - Laptops protegidos são monitorados pela web, Wi-Fi ou GSM. Sistema considera a máquina furtada se ela sair de área determinada

A empresa britânica Virtuity lançou, na terça-feira (19/02), um sistema de proteção para laptops que automaticamente apaga os dados do disco rígido das máquinas que foram retiradas de locais previamente autorizados.
O sistema BackStopp monitora o notebook protegido usando qualquer meio disponível, incluindo a internet, rede Wi-Fi ou GSM.
Caso um laptop seja considerado roubado - ou tenha sido levado a um espaço impedido por parâmetros pré-determinados - o sistema se conecta a ele e executa uma rotina para deletar arquivos que apaga todos os dados importantes da máquina.
Se os laptops forem roubados enquanto desligados, o sistema usa dispositivos RFID para julgar se o movimento está dentro do espaço "reconhecido".
Além disso, o BackStopp pode usar uma webcam, que pode registrar os ladrões, enviando as fotos para análise sem os criminosos saberem.
As rotinas para destruição de dados estão de acordo pelo National Industrial Security Program Operating Manual, do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, afirma a empresa, enfatizando que os dados não podem ser recuperados.

Nenhum comentário: