A Acer fechou o ano de 2007 como a fabricante que mais vendeu laptops no país, segundo os números da IDC.
Depois da Acer, aparecem no ranking a Positivo e a HP. Juntas, as três marcas ficaram com cerca de 50% do mercado, com diferenças muito pequenas no número de unidades vendidas, de acordo com a consultoria. No entanto, a consultoria não divulga o total por fabricante.
De acordo com Reinaldo Sakis, analista sênior da IDC, o mercado de pequenas e médias foi o principal responsável pelo crescimento nas vendas da fabricante no Brasil. Entre as três primeiras do ranking, a Acer é a única que não possui fabricação nacional. “Mas dá suporte no Brasil para qualquer computador que vier com teclado nacionalizado, sejam eles legalizados ou do mercado cinza”, diz Sakis.
Na visão do analista, o crescimento da participação da Acer é um “ponto fora da curva”, já que o Brasil passa por um momento de legalização do mercado de PCs. Em 2007, 30% das vendas de notebooks foram ilegais. “A tendência é que a Acer seja superada por fabricantes nacionais trabalharão com uma política de preços mais agressiva”, afirma Sakis.
Em 2007, segundo a IDC, foram vendidos 1,5 milhão de notebooks no Brasil, crescimento de 153% em relação a 2006. Isso representa 15% no total de computadores vendidos no país no ano passado.
Além da Positivo, que continua a manter um forte ritmo de crescimento (e ficou em primeiro no último trimestre de 2007), a CCE Info também tem crescido nas vendas. No último trimestre por exemplo, a empresa chegou perto em número de vendas das três maiores.
Bruno Ferrari, da INFO
sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008
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