sexta-feira, 3 de abril de 2009
Netbooks podem trocar Windows por Android
Desde que a HP iniciou testes com o sistema operacional apoiado pelo Google, o Android, para sua linha de netbooks, uma luz amarela acendeu na Microsoft.
Atualmente, a fabricante do Windows surfa a onda dos computadores ultracompactos sem seu principal produto, o Windows Vista.
Como o Vista é pesado demais para o hardware enxuto dos netbooks, a Microsoft adaptou o antigo XP para atender esta crescente demanda.O uso do XP em netbooks é uma solução emergencial.
Até janeiro, quando devem chegar ao varejo as primeiras cópias do Windows 7, uma versão simplificada do novo sistema operacional deve finalmente levar às novidades da Microsoft para segmento de netbooks.
A ideia é que o Windows 7 Starter cumpra essa função e enterre de vez o XP, que sobrevive a contragosto de sua fabricante.
A estreia do Android em netbooks, no entanto, tem potencial para causar grandes estragos aos planos da Microsoft para seu vindouro Windows 7 Starter.
A força da marca Google e a imagem de criador de produtos fáceis de usar devem conferir ao Android uma simpatia do usuário leigo que mesmo as distribuições mais amigáveis de Linux, como Fedora e Ubuntu, não conseguiram.
É improvável que o gratuito Android mate o Windows 7 em netbooks, mas se os testes da HP se espraiarem por outros integradores, é muito provável que a Microsoft seja forçada a vender seu sistema para netbooks por preços muito menores do que gostaria.
Mais do que em outros mercados, o preço final tem peso fortíssimo na decisão de compra de um netbook.
Afinal, a comparação que a maior parte dos usuários faz é com os laptops mais poderosos. Se for para desembolsar muito dinheiro, então é melhor comprar logo um notebook parrudo, reza a lógica. Felipe Zmoginski, de INFO Online
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário