Em 2005, Maria da Graça Mello levou seu notebook para conserto em uma loja de informática em Cachoeira do Sul (RS), sua cidade natal.
Armazenadas na máquina estavam fotos íntimas suas, tiradas por seu então namorado.
Os técnicos responsáveis pela manutenção, que eram menores de idade, descobriram as imagens e fizeram cópias delas, distribuindo-as entre amigos. Em poucos dias, as fotos começaram a circular intensamente na internet.
Formada em direito e, à época, funcionária de uma agência bancária, Graça Mello ficou transtornada com a história. Mais tarde, porém, decidiu investir na carreira de modelo --posou para o site ClicRBS e para a revista "VIP".
Procurada pela Folha, ela preferiu não comentar o caso.
Prevenção
Uma maneira de tentar evitar problemas semelhantes é usar programas que permitem proteger determinadas pastas ou arquivos com senha.
Uma opção gratuita para Windows é o AxCrypt (www.axantum.com/axcrypt). O programa é integrado ao Explorer, o gerenciador de arquivos do Windows.
Depois de instalá-lo, localize as pastas ou os arquivos que quer proteger. Clique neles com o botão direito do mouse e passe o mouse sobre o menu AxCrypt. Clicando em Encrypt, você define a senha que será necessária para ter acesso a esse conteúdo.
Certifique-se de criar uma palavra-chave complexa, que misture números, caracteres especiais e letras maiúsculas e minúsculas.
Alternativas
Outras alternativas gratuitas de softwares para proteger arquivos e pastas com senha no Windows são o dsCrypt (tinyurl.com/dscrypt) e o True-Crypt (www.truecrypt.org).
RAFAEL CAPANEMA da Folha de S.Paulo
quarta-feira, 15 de abril de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário