domingo, 16 de dezembro de 2007

Taiwan é o principal fornecedor de notebooks no terceiro trimestre de 2007

da Efe, em Taipé (Taiwan)
As empresas taiwanesas foram as principais fornecedoras de computadores portáteis à marcas internacionais durante os terceiro trimestre de 2007, segundo estatísticas da DisplaySearch divulgadas nesta terça-feira (11), que aponta Taiwan como origem de 89% dos equipamentos.
As taiwanesas Quanta Computer Inc., Compal Electronics Inc. e Wistron Corporation foram as três principais fornecedoras de computadores portáteis para marcas internacionais no terceiro trimestre, com 34%, 24% e 13% da produção mundial, respectivamente.
Uma pesquisa da Display Search revelou que praticamente 9 entre 10 notebooks de marcas internacionais são produzidos em Taiwan.
Segundo a consultoria, nos últimos três meses foram produzidos 29 milhões de laptops de marcas internacionais no mundo, 89% deles em Taiwan. O estudo leva em conta laptops com as marcas HP, Dell, Acer, Apple, Toshiba e Acer.
O estudo indica que, no início deste ano, o porcentual de máquinas produzidas em Taiwan era de 80%, índice que subiu para 89%, nível recorde de produção em Taiwan. Algumas marcas como HP, Dell, Acer e Apple transferiram até 100% de sua produção de notebooks para a Ásia.
Segundo a Display Search, a baixa carga tributária, a mão de obra barata e a infra-estrutura fabril disponível em excesso em Taiwan faz a região ser imbatível em termos de custos para produzir notebooks
Entre as principais marcas de portáteis, a americana HP ficou com a primeira colocação no terceiro trimestre, com uma fração de mercado de 21,4%, seguida pela taiwanesa Asus, com 16,2% do mercado.
HP, Dell, Apple e Asus encomendam a fabricação de seus computadores portáteis a empresas taiwanesas, enquanto algumas marcas japonesas, como Toshiba, Sony e Fujitsu, ainda produzem parte de seus portáteis.

Nenhum comentário: