terça-feira, 29 de maio de 2012

Lenovo planeja construir fábricas no Brasil, afirma jornal

Depois de comprar a divisão de computadores pessoais da IBM, em 2004, a chinesa Lenovo vai aumentar sua atuação no Brasil e considera instalar uma base de produção no país. Em entrevista para o The Wall Street Journal, Milko Van Duijl, presidente da Lenovo para a Ásia, Oceania e América Latina, explicou que a política tributária do Brasil impede a empresa de ser mais competitiva por aqui sem produção local, especialmente no segmento de PCs, em que as margens de lucro são pequenas. A ideia de investir em território nacional não é por acaso. Como os mercados emergentes ainda oferecem boas perspectivas para o segmento de PCs, uma atuação mais forte no Brasil pode significar resultados financeiros mais estáveis. Para colocar em prática suas ações, a Lenovo cogita fechar parcerias no Brasil, ou mesmo adquirir companhias do mercado de informática que já atuam no país. No entanto, a produção local não deve incluir, inicialmente, a fabricação de tablets e smartphones. A Lenovo é tida atualmente como a segunda maior fabricante de PCs do mundo (só está atrás da HP). Mas, na América Latina, ocupa apenas a nona posição. Os números acanhados na região são reflexo do foco em clientes corporativos. No Brasil e em outros países latino-americanos, a Lenovo não tem estratégias claras para companhias de pequeno porte ou para os consumidores finais.

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