segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Vai viajar com o seu notebook? Então tome cuidado

Cada vez mais as estatísticas são exageradamente ruins para notebooks de turistas e viajante. Segundo o Gartner Group, um portátil é roubado a cada 53 segundos. Quase inacreditável!! Então, quais os cuidados que você deve ter?
Vamos começar pelo backup. Muitas vezes os dados armazenados no notebook valem muito mais do que o próprio hardware. Assim o backup deveria ser uma rotina. Se este não é o seu caso pelo menos faça uma cópia completa dos dados armazenados no micro antes de sair de viagem. Você pode utilizar um HD externo ou discos de DVD. É claro que você deve deixar as cópias de segurança em casa antes de viajar.
Não se esqueça de que os dados que estão armazenados no notebook também são um risco para sua segurança. Para a proteção destas informações, caso o notebook seja roubado você pode utilizar ferramentas de proteção e criptografia como o Cryptainer (http://www.cypherix.com).
Muito cuidado com Aeroportos. Eles rapidamente se tornaram uma espécie de "buraco negro" para estes equipamentos, principalmente para os apressados para pegar o próximo vôo. Imagine as longas filas para embarque com turistas apressados para não perderem seus vôos. Cenário perfeito para o desaparecimento dos pequenos computadores.
Nunca despache seu computador junto ou dentro das malas, este tipo de equipamento deve ser sempre levado com você. Além do risco de roubo ainda existe a chance de ele ser extraviado ou danificado no transporte.
Transporte o notebook com cuidado, evitando trepidações e pancadas. Escolher uma boa maleta é fundamental para proteção em caso de quedas. Procure uma mochila com alças reforçadas e cintos para manter o produto bem firme durante o trajeto.
Ao chegar ao destino, outro cuidado está em onde você deixa o notebook enquanto visita os pontos turísticos. Se o quarto ou o hotel possui um cofre, não pense duas vezes para utilizá-lo.
Tenha atenção ao fazer acesso a redes sem fio públicas, seu computador e seus dados podem estar em perigo.
E por último, mesmo que você não leve seu notebook, muito cuidado com acesso à Internet por computadores públicos. Nunca se sabe por onde eles navegaram e se foram infectados por vírus.
Cuide do seu micro e tenha uma excelente viagem. Boa férias. Gilberto Sudré.

Nenhum comentário: