segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Fnac investe R$ 1,2 milhão em sistema logístico

Como parte das iniciativas para suportar o aumento das vendas online no Natal, empresa adota novo sistema e reduz de 14 para 4 horas o tempo de expedição de produtos

O final de ano representa um período de aumento do volume de vendas das lojas online e, por conseqüência, um período de preocupação redobrada para as equipes de TI que atuam em operações de e-commerce. Isso porque, essas empresas precisam estar com a infra-estrutura preparada para suportar os picos de transações no período, sem perder de vista a satisfação dos clientes. Os CIOs que lidam com atividades de e-commerce, iniciam os preparativos para suportar as vendas de Natal com bastante antecedência. Marco Moschella, da Fnac – que espera um aumento de 35% nas vendas de final de ano –, detalha: “Começamos a nos preparar com um ano de antecedência. Já prevíamos aumento de links e servidores”. Ainda de acordo com Moschella, o projeto para incrementar a plataforma de e-commerce foi iniciado com a virtualização de servidores, de forma a facilitar a inclusão de novos equipamentos, aumentar a capacidade de processamento e possibilitar o remanejamento das máquinas nas épocas de redução das vendas. Outro desafio para a área de vendas online da Fnac era garantir a eficiência na entrega em domicílio. Nesse sentido, Moschella, que além das funções de CIO também acumula as responsabilidades pela área de logística, liderou um projeto de 1,2 milhão de reais para atualizar todos os processos da área. O CIO conta que o projeto de logística, que durou cerca de oito meses, contemplou um novo modelo de comunicação online com as principais transportadoras que realizam entregas para a Fnac. Além disso, a companhia substituiu a solução que controla o ciclo de envio de produtos. “Foi bastante complexo, porque mudamos os processos da operação”, diz Moschella, informando que, na prática, a empresa adotou um sistema de rastreamento em tempo real e no qual todos os processos ocorrem em paralelo.Na prática, assim que o cliente fecha o pedido online, após uma avaliação do seu histórico e a análise de crédito, tem início o novo processo de emissão. Assim, enquanto o operador logístico faz a leitura do código de barras do produto, em paralelo, já se prepararam a caixa e a nota fiscal referente ao pedido. O que agiliza o envio. De acordo com Moschella, com a mudança operacional – e o aumento dos estoques locais – a expedição dos produtos caiu de uma média de 14 horas para apenas 4 horas. Outro benefício direto, cita o CIO, veio com a redução dos custos relativos à mão-de-obra. “Agora é quase todo automatizado”, ressalta o executivo, ao comemorar o novo sistema. Também como resultado direto, o executivo comemora a queda no número de ligações ao SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) e que, segundo ele, não precisou ser ampliado para suportar as vendas de Natal.Quanto aos próximos projetos de TI, Moschella relata que, no início do próximo ano, deve retomar a migração do site da companhia. “Optamos por começar o processo apenas em 2009 para não corrermos nenhum risco na época de Natal”, relata o CIO. De acordo com ele, as mudanças prevêem um mecanismo de buscas mais avançado e interativo, bem como ferramentas de Web 2.0.Marina Pita, CIO.

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