A Vivo não está mais encomendando smartphones com suporte a tecnologia 3G na sua rede CDMA.
Smartphones que navegam na rede EV-DO (3G do CDMA) só são encontrados nas lojas que os têm em estoque. O motivo da interrupção nas encomendas é a baixa demanda por aparelhos do tipo.
A maior parte dos usuários prefere comprar smarphones da Vivo com chip GSM (que navegam em rede 2G), ainda que eles ofereçam velocidade de navegação mais baixa em comparação a um aparelho com suporte a EV-DO.
A interrupção na venda de aparelhos que usam a rede EV-DO na Vivo vale apenas para smartphones. A operadora continua oferecendo as placas PCMCIA e seu modem USB que usa a rede EV-DO para fornecer banda larga móvel, produtos avaliados como muito bem sucedidos pela Vivo.
A decisão da Vivo sugere que a operadora pode deixar de lado, aos poucos, o serviço de tráfego de dados em smartphones usando sua rede CDMA e incentivar seus consumidores a migrar para a rede GSM.
A Vivo venceu o leilão de freqüências da Anatel e tem o direito de explorar redes 3G em GSM em várias regiões do Brasil. A operadora espera, no entanto, trâmites burocráticos, como a homologação de licenças, para implementar sua rede 3G GSM e oferecê-la comercialmente nas áreas onde atua.
Felipe Zmoginski, do Plantão INFO
sexta-feira, 11 de abril de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário