domingo, 7 de novembro de 2010
Notebook forte da HP tem touchscreen
Cauã Taborda, de INFO Online
Trocar seu antigo desktop por um notebook pode trazer diversas vantagens. Além do básico, que é poder levar sua máquina para todo o canto e dispensar monitor e periféricos básicos, os notebooks ganharam outros atrativos como configurações fortes e preço mais plausível. A HP reúne força na configuração e um preço aceitável para o que oferece no Pavilion dv6 3090br, um notebook para substituir seu desktop pelo preço de 3.599 reais.
Com uma carcaça elegante e tampa que hora lembra marrom, hora cinza e vez e outra um rosa claro, o notebook é bonito e traz desenhos comuns na linha. Seu interior também é bem acabado, com o teclado rebaixado e com textura que lembra uma tinta emborrachada. É bastante confortável de digitar. O teclado é um dos trunfos dessa linha da HP.
Nos testes realizados no INFOlan, um ponto que pode causar confusões ao digitar é a tecla de acesso rápido para a calculadora, que fica no lugar tradicionalmente ocupado pelo Ctrl. De resto, a adaptação para o teclado é bastante tranquila. Ele conta com uma tecla iluminada, a de sinal Wi-Fi.
Outro ponto positivo do design é o trackpad. Bastante grande, com material confortável e reconhecimento para múltiplos toques, ele só escorrega um pouco na ausência dos botões, que são delimitados no próprio trackpad. Ele também é bem sensível, o que poderia causar confusões na hora de digitar. Para evitar os esbarrões dos braços, o trackpad conta com um pequeno botão de trava.
Telona sensível ao toque
A inovação do Pavilion dv6-3090br fica por conta de sua tela de 15,6 polegadas e com 1366 por 768 pixels. Mas e a novidade? A tela é sensível ao toque com sistema capacitivo, o mesmo de smartphones como o iPhone. Isso garante uma maior precisão em relação aos modelos resistivos, nos quais é necessário exercer certa pressão na tela. Os toques mais leves também ajudam a não deslocar a tela.
Para aproveitar a tecnologia a HP conta com um software bastante prático. Nele o usuário pode acessar várias funções interessantes da máquina em um visual adaptado para ser controlado com as mãos. Ícones grandes e menus deslizantes facilitam a navegação. O HP TouchSmart permite que o usuário o configure à sua maneira e apresenta recursos interessantes como a galeria de imagens, de vídeos e o painel de anotações, uma espécie de parede de lembretes.
Apesar de boa sensibilidade, o monitor ainda deixa a desejar em toques mais precisos. É impossível usar um Photoshop, por exemplo. Outro ponto negativo é a tela fixa. Mesmo ele sendo muito grande e pesado, a possibilidade de girar a tela e usar o notebook como um tablet seria interessante para aproveitar o touchscreen.
Configuração
Por dentro o dv6 3090br conta com um processdor AMD Phenon II P920 (quatro núcleos) de 1,6 GHz, 6 GB de memória RAM DDR3 de 1333 MHz, HD Sata II de 1 TB, leitor de Blu-ray (que grava DVD), leitor de cartões, Wi-Fi padrão n, leitor biométrico, webcam e Windows 7 Professional (64 bits).
Para fazer dupla com o processador o notebook conta com uma controladora de vídeo ATI Mobility Radeon HD 5650, que garante conforto para rodar os mais variados jogos com um visual aceitável. Mesmo com 1024 MB de memória, não dá para rodar Crysis com tudo no máximo, mas a diversão é garantida com ajustes mais simples no game.
Nos benchmarks a máquina se comportou bem. No 3DMark06 o dv6 cravou 6.894 pontos, um índice bem alto para a categoria. No PCMark Vantage seu desempenho não foi dos melhores. A máquina registrou 3.520 pontos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário