Com portifólio abrangente, que vai dos datacenters às pequenas empresas, meta é mudar as regras do mercado, tornando-o mais competitivo.
Por Redação da Computerworld Brasil
A HP Brasil anuncia hoje para canais, integradores e mercado em geral a estratégia de atuação e os produtos que passam a compor a recém-criada divisão HP Networking, derivada da aquisição da 3Com, ocorrida em 2009 e finalizada há um mês. Desde junho, as equipes e as tecnologias da HP e da 3Com na área de redes estão totalmente integradas, também no Brasil. E começa agora a consolidação dos canais de vendas, que devem passar a ser todos membros no programa Partner One, até novembro.
Dividido em quatro família de produtos, o portfólio combina as soluções de rede HP ProCurve, até então indisponíveis no Brasil, com as soluções H3C (para data centers), Baseline, OfficeConnect e TippingPoint (segurança) da 3Com, para atender empresas de grande, médio e pequeno portes, usuárias de redes de diversos portes e complexidade.
"Nossa intenção é nos posicionarmos como uma alternativa para o mercado, com soluções mais simples, escaláveis, eficientes do ponto de viste energético e de segurança e com menor custo de manutenção que as da concorrência", afirma Denoel Eller, diretor da unidade de negócios de servidores, storage e networking da HP Brasil.
A estratégia, que atende pelo nome de infraestrutura convergente, baseia-se em dois pilares para a oferta de soluções mais econômicas (em média 40% mais baratas do que a concorrência, segundo Adriano Gaudêncio, diretor da unidade de negócio de networking da HP Brasil): virtualização de rede e o poder de compra da HP no mercado de componentes.
"Vamos usar o tamanho do nosso supply chain para mudar o mercado de rede, tornando mais competitivo", argumenta Denoel Eller.
Outra ponto forte da HP é a força de sua cadeia de integradores e canais de venda. "Rede passa a ser mais uma solução da linha de produtos HP ofertada pelos parceiros", lembra o executivo, que vê no segmento de datacenters o de maior potencial de crescimento, bem como os grandes clientes que já começam a trocar todo o parque de rede.
O moderno datacenter da HP em Houston é hoje a maior vitrine dos produtos da divisão Networking. "É 100% HP Networking", revela Adriano Gaudêncio.
Todos os produtos já estão disponíveis no mercado brasileiro. Os antigos produtos 3Com ganharam novas nomenclaturas, que remetem aos antigos nomes. O H3C passa a atender por Série A, e é dirigido a redes de alta complexidade e mais de mil pontos. Os produtos para médias empresas, com redes entre 500 e mil pontos, por Série E. Os produtos voltados para o mercado de pequenas empresas passam a atender agora por Série V, composta por roteadores, switches e outros produtos da família 3Com Baseline, e começarão a ser vendidos também nas lojas HP, incluindo a loja online. Já os produtos de segurança da Tipping Point passam a compor a chamada Série S.
Segundo Gaudêncio, a meta da HP é, em uma ano, assumir a liderança do mercado de redes, chegando a ter 45% de market share. Hoje, após a aquisição da 3Com, é a segunda, com pouco mais de 37%. No Brasil, a divisão já começa a operar com 60% de participação de mercado, segundo o executivo.
terça-feira, 20 de julho de 2010
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