sábado, 8 de maio de 2010

Intel mostra notebook com tecnologia Light Peak

A Intel realizou em Bruxelas, na Bélgica, a primeira demonstração de um notebook equipado com a tecnologia Light Peak, um novo barramento óptico para conexão entre PCs e periféricos. Com taxas de transferência "a partir de" dez Gigabits por segundo, a tecnologia tem potencial para matar de uma tacada só interfaces atuais como USB, SCSI, SATA, DisplayPort e HDMI.
Durante a demonstração, segundo a revista inglesa PC Pro, um notebook transmitia simultaneamente dois streams de vídeo em alta definição para uma TV próxima usando provisoriamente um cabo USB modificado com condutores ópticos. De acordo com Justin Rattner, CTO da Intel, isso é só o começo: "Esperamos aumentar a velocidade dramaticamente. Praticamente não há limite de banda".
A Intel espera que as primeiras versões de hardware equipado com a tecnologia Light Peak esteja disponível aos fabricantes no final deste ano. Entre seus parceiros no projeto estão empresas como a Foxconn, Foxlink, IPtronics, SAE Magnetics, FOCI Fiber Optics Communications Inc, Avago, Corning, Elaser, Oclaro, Ensphere Solutions, e Enablence.Geek.Terra Tecnologia.

Nenhum comentário: