Por IDG News Service
O iPad, da Apple, deve liderar o crescimento o mercado de computadores tablet: as vendas devem aumentar cerca de seis veze até 2014, de acordo com uma pesquisa da IDC publicada nesta quinta-feira (20/05).
A estimativa da empresa é de que as vendas de computadores tablets cheguem a sete milhões de unidades ainda neste ano e alcancem a marca de 46 milhões de unidades até 2014.
A crescente distinção entre computadores tablets e PCs ou smartphones também deve impulsionar o crescimento, segundo a diretora de programas da IDC, Susan Kevorkian. Aplicações, conteúdo e serviços desenvolvidos para tablets também poderiam aumentar essa diferenciação.
Conforme mais aplicativos são disponibilizados, mais os tablets se tornam uma “necessidade para muitos computadores”, afirmou Kevorkian.
A IDC define tablets como dispositivos de mídia com telas diagonais entre sete e 12" sem teclado físico. Eles apresentam processadores ARM e sistemas operacionais como iPhone OS, da Apple, e o Android OS, da Google. Tablets são primariamente desenvolvidos para navegar na web, jogar games, assistir vídeo e ler livros digitais.
As vendas de tablets em 2010 serão provavelmente dominadas pelo iPad, que chegou ao mercado em 3 de abril. Neste mês, a Apple afirmou que vendeu um milhão de iPads nos primeiros 28 dias após o lançamento e, segundo estudo do Premier Investment Bank, está vendendo mais de 200 mil iPads por semana.
Além da Apple, uma série de outras fabricantes de PC estão de olho no mercado de tablets. A HP, que adquiriu a Palm no mês passado por 1,2 bilhão de dólares, anunciou que usará o WebOS, da Palm, em seus tablets.
Grandes companhias como a Asus e a Lenovo também planejam lançar tablets com diferentes tamanhos de tela. Empresas menores, incluindo a WeTab, Notion Ink e Fusion Garage também estão vendendo ou pretendem vender tablets em breve. Fabricantes de chip Intel, Nvidia e AMD também estão investindo nessa categoria.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário