quinta-feira, 26 de novembro de 2009
Notebook Samsung X420 radicaliza na leveza
Marco Aurélio Zanni, de INFO Online
O primeiro notebook da Samsung no Brasil, batizado de X420, vem para brigar num segmento promissor, mas ainda sem muitas opções – o de notebooks ultraportáteis mais leves do que você achava que era possível fazer, antes do MacBook Air. Esse modelo de 14 polegadas é para quem precisa de portabilidade, mas não dispensa performance decente e o conforto de um teclado em tamanho normal. Dá para colocar tudo isso numa carcaça de 3,2 centímetros e 1,7 quilo? Sim, mas custa 3.599 reais.
Vindo diretamente da fábrica da Samsung para o INFOLAB, o laptop não chegou falando português. O teclado da versão testada ainda estava em coreano, mas foi possível perceber que a anorexia do micro não prejudicou sua usabilidade. Os botões grandes e rígidos são confortáveis para digitar. Já o touchpad, embora pequeno, tem boa sensibilidade e recursos multitoque para rolar páginas e dar zoom em fotos, por exemplo. Com resolução boa até para assistir filmes (1.366 por 768 pixels), a tela de LED é nítida e agradável para visualizar de imagens a aplicações de escritório, mesmo sendo brilhante.
Seu aspecto mais notável, o design, não prima pela sofisticação, mas pela simplicidade. Por dentro, ele tem acabamento em preto fosco, com um material que não aparenta fragilidade. As laterais são cromadas, protegendo a máquina em caso de queda, e a tampa é naquele estilo black piano – na loja, é a coisa mais linda, mas no dia-a-dia é impossível evitar as impressões digitais espalhadas pelo produto. É claro que, para ficar fino e elegante assim, ele não possui drive óptico.
Fino, mas potente
Além da tecnologia LED, outro componente responsável por deixar o Samsung X420 fino desse jeito é o processador Core 2 Duo SU7300, de 1,3 GHz. Trata-se de um modelo feito especialmente para caber em carcaças com pouco espaço, sem gastar muita energia, nem esquentar demais. O chip vem acompanhado por memória RAM de 3 GB no padrão DDR3, de 1.066 MHz, e por um disco rígido de 320 GB. O conjunto roda Windows 7 Home Premium de 32 bits, que deu ao sistema no 3,4 no Índice de Experiência.
O desempenho do micro ficou acima do alcançado por alguns concorrentes ultrafinos que já testamos por aqui. No PCMark Vantage, por exemplo, a máquina fez 2.558 pontos. O mesmo aconteceu nos testes com gráficos em terceira dimensão – ela marcou 811 pontos no 3DMark06.
Bateria da boa
No quesito conectividade, o Samsung X420 tem apenas o necessário: três portas USB, uma Fast Ethernet, Wi-Fi no padrão 802.11n, Bluetooth e leitor de cartões de três tipos. O destaque vai para a saída de vídeo HDMI. Um modem 3G embutido também viria a calhar. No teste de bateria, o notebook foi surpreendente: conseguiu sobreviver longe da tomada por 168 minutos, enquanto o melhor de seus concorrentes, com tela de 12 polegadas, havia aguentado 115 minutos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário