terça-feira, 3 de novembro de 2009

Itautec N8330 nasceu para trabalhar


Leonardo Martins e Renan Frizzo, da INFO
Micros caros e bonitos fizeram a fama dos laptops de 12,1 polegadas na era pré-netbooks, mas o Itautec N8330 contraria tudo isso, apostando numa ferramenta de trabalho portátil e forte no desempenho. Com medidas enxutas, o modelo pesa 1,8 quilo e pode ser levado na mochila sem medo, pois tem construção resistente. A grande falha dele é a fraca autonomia de apenas 67 minutos. Custa 2.949 reais.
Um dos destaques dessa máquina é a segurança. Ela possui dois recursos interessantes, o leitor de impressão digital e a criptografia de arquivos, que restringe o acesso a alguns dados somente a quem digitar uma senha pessoal. Outro ponto alto é a saída HDMI, uma opção para quem deseja reproduzir vídeos em alta definição diretamente na TV. No escritório, pode facilitar a transmissão de apresentações.
O N8330 tem resolução máxima de 1.280 por 800 pixels e peca pela falta de luminosidade. Na parte superior do LCD estão alojados a câmera de 2 megapixels e o microfone. O teclado padrão ABNT2 é espaçoso e agrada na hora de digitar. Na parte de cima do teclado há três botões: um acessa o navegador de internet, outro liga e desliga a webcam e o terceiro controla Wi-Fi e Bluetooth.
Configuração equilibrada
O Itautec N8330 cumpre bem suas funções no trabalho graças a um conjunto bem montado. Ele vem equipado com um processador Core 2 Duo T6400, de 2 GHz, memória RAM de 4 GB e disco rígido de 320 GB. Seu sistema operacional é o Windows Vista Home Premium de 32 bits, e o Índice de Experiência marcou 3,8.
Nos benchmarks que rodamos no INFOLAB, o notebook mandou bem. Fez 2.998 pontos no PCMark Vantage, que mede o desempenho geral da máquina. Já no 3DMark06, anotou 957 pontos, um resultado razoável para um equipamento sem placa de vídeo dedicada.
Boas conexões, baixa autonomia
O Itautec N8330 traz acabamento externo em preto brilhante por fora e, nas demais partes, é composto de um plástico fosco. No quesito conectividade, ele tem como atrativo a saída HDMI, uma boa para quem pretende usar o PC como player. Ele consegue levar filmes para a TV em 1.920 por 1.080 pixels, mas a imagem fica um pouco serrilhada, por causa da falta de uma placa de vídeo dedicada. Além disso, o laptop traz três portas USB 2.0 e entradas para cartões SD e Express Card.
Foi a bateria o item que mais desagradou, durante os testes do INFOLAB. Ela aguentou firme apenas 67 minutos rodando o programa Battery Eater 05 (com o Wi-Fi ligado para consumir mais energia).

Nenhum comentário: