terça-feira, 29 de setembro de 2009

Pendrives seguros para manter seus dados protegidos


NILSON MURAYAMA | Para o UOL Tecnologia
Se você costuma carregar o pendrive com todos os documentos e programas portáteis que precisa diariamente para todos os cantos, já se assustou ao pensar em perder o "pequeno companheiro" com todas as informações lá contidas —algumas confidenciais. Por falta de tempo, ou descuido mesmo, muitas vezes esquecemos de fazer o backup desses arquivos.
Então, o que acha de ter um pendrive resistente aos bisbilhoteiros de plantão e, inclusive, a condições adversas, como água, poeira? O UOL Tecnologia testou alguns pendrives justamente com esses recursos. Foram testados os modelos Kingston DataTraveler 410, o Transcend JF220 e os Corsair Voyager GT e Survivor. Os dois primeiros prezam pela confidencialidade dos dados, enquanto que o dois últimos pela resistência do pendrive aos descuidos do dia a dia do usuário.
Dados em sigilo
O Kingston DataTraveler 410 é um pendrive com a opção de proteger os dados por senha. Nele é possível configurar uma área, que pode variar de tamanho, para ter os dados gravados só para o usuário ter acesso. O pendrive então cria duas zonas, uma pública e uma privada. Na zona pública, qualquer usuário tem acesso, é só conectar o pendrive na porta USB e usar. Na zona privada, é necessário fazer o login.
O Transcend JF220 funciona da mesma forma que o concorrente, criando duas zonas. A diferença é que a proteção inclui a função biométrica. Para acessar os dados da zona privada, é necessário que o usuário faça a leitura da sua impressão digital. O JF220 vêm ainda com opções de bloqueio de arquivos, que só são liberados com a conexão do pendrive ao computador, e criptografia de dados.
Existem alguns softwares específicos para criptografar dados ou proteger os arquivos com senha no próprio pendrive. Esses programas resolveriam o problema de arquivos confidenciais carregados em pendrives comuns.
Como manter o pendrive fisicamente intacto
Os modelos da Corsair são feitos para resistir aos usuários descuidados que podem quebrar o pendrive e perder os dados acidentalmente. O Voyager GT é um pendrive emborrachado a prova de choques e resistente a água.
Já o Survivor, é um pendrive feito em metal resistente a choques e a 200 metros de profundidade na água. São voltados para usuários que precisam manter seus dados intactos, mas não se preocupam com a fragilidade do pendrive.
Testes de leitura e gravação
Para fazer um teste prático, gravamos 2 GB de dados, incluindo músicas, documentos e imagens do PC para o computador e vice-versa. O Corsair Flash Voyager GT foi o mais rápido em leitura e gravação dos dados. Do outro lado, o Transcend JF220 foi o mais lento para gravação, levando 12 minutos e 2 segundos para copiar os 2 GB de dados. O Kingston foi o mais lento para transferir os dados do pendrive ao computador.
Os dois modelos que contam com opções de segurança dos dados utilizam softwares baseados em Windows. Isso significa que não é possível proteger os arquivos com senha ou com a impressão digital em sistemas Mac OS e Linux. Ao conectar os pendrives em Mac OS, o sistema operacional reconhece apenas as áreas públicas do pendrive, deixando oculta as áreas privadas.
O melhor dos testes
O Kingston DataTraveler 410 se saiu bem nos testes. Apesar de ele não contar com a leitura biométrica, sua proteção por senha funciona bem. Após 5 tentativas com senhas incorretas, o pendrive automaticamente desconecta do computador e precisa ser reconectado. Caso a senha seja perdida, é necessário formatar o pendrive, garantindo o sigilo dos dados. Além disso, sua carcaça metálica protege melhor que a proteção de plástico do Transcend JF220, apesar de ser menos eficiente que o Survivor e o Voyager da Corsair. Quanto a velocidade de gravação e leitura, ele é um pouco mais lento que o Corsair Flash Voyager, o melhor nesse quesito no teste.
O lanterna do comparativo
O Corsair Survivor ficou na lanterna do comparativo. Apesar de ser o mais resistente entre todos, é tão lento quanto o Transcend JF220 e não conta com nenhum tipo de proteção para dados sensíveis. Seu preço também é bem superior ao Corsair Voyager GT, que apesar de não resistir a 200 metros de profundidade na água, resiste a pequenas poças de água e acidentes comuns do dia a dia.

Nenhum comentário: