segunda-feira, 14 de setembro de 2009
Netbook LG X120 mergulha no 3G
Por Marco Aurélio Zanni, de INFO Online
Mesmo que não tivesse modem 3G embutido, o netbook LG X120 já seria um dos mais legais disponíveis no Brasil. Além de bonito, com acabamento num preto fosco diferente do habitual, ele possui teclado grande e confortável. De quebra, vem com um aplicativo que permite usar o minilaptop como pen drive. E a interface do programa de início rápido supera qualquer outra já vista por nós. Só não justifica o preço salgado de 2 099 reais. Talvez fosse melhor ganhar o subsídio de alguma operadora, não?
Se não explica o alto custo, a ótima qualidade dos materiais usados na construção pelo menos é um bom argumento. Merecem palmas os botões macios, que já viraram padrão nas máquinas da marca. Nenhuma tecla é pequena demais a ponto de dificultar a digitação. Tudo está em português brasileiro, com cedilha e tudo, mas o ponto de interrogação exige uma combinação de caracteres. O touchpad também tem um bom tamanho (6 centímetros de largura por 4 de altura) e sensibilidade, mas o botão do mouse poderia ser mais firme e separado em dois.
A tampa do micro é fosca e tem um revestimento emborrachado, bonito e resistente. Por dentro, o netbook é branco, inclusive nas bordas da tela, e o contorno da carcaça é vermelho. A combinação tricolor divide opiniões, mas certamente deixa o visual descolado. A maior decepção é a tela de 10 polegadas brilhante, que reflete demais as luzes do ambiente, embora a imagem exibida tenha qualidade acima da média.
Em comparação com alguns concorrentes, como os modelos da Asus e da HP, o minilaptop também poderia ser mais leve. Ele tem 1,2 quilo, enquanto um Eee PC 1008HA pesa 1 quilo. Não parece muita coisa, mas faz uma boa diferença quando está na sua mochila. O produto mede 26,5 centímetros de largura, 17,8 de profundidade e 3,6 de espessura, números que estão dentro da média para esse tipo de produto.
Um netbook prático
Os programas que a LG colocou no X120 tornam o uso da máquina agradável. Um assistente faz a conexão com a rede 3G em poucos segundos, sem necessidade de configuração manual. Após fazermos a ligação, em segundos estávamos navegando pela rede da Claro. Infelizmente, virou um padrão colocar o chip atrás da bateria. O ideal seria deixar uma entrada para ele na lateral, como se faz com os slots para cartão.
Dois aplicativos, em particular, fazem a maior diferença nesse netbook da LG. Um deles é o Smart On, que liga o micro em seis segundos, sem precisar carregar o sistema operacional. É possível acessar músicas, fotos e navegar na internet por uma interface bem caprichada, com poucos ícones e desenhos intuitivos. Destaque para os jogos online em flash, encontrados na aba Splashtop Games.
Outra função inovadora é o Smart Link. Por uma porta microUSB, você liga o netbook a um computador e pode transferir arquivos diretamente entre as máquinas, como se o minilaptop fosse um pen drive. Em tese, basta conectar o cabo para um instalador do X120 entrar em ação e colocar o software no micro de destino. Porém, foi preciso reiniciar o sistema algumas vezes para o arranjo funcionar.
De resto, nada mais
A configuração não tem nenhum item impressionante, mas é completinha. O processador é um Intel Atom N270, de 1,6 GHz, que vem acompanhado por 1 GB de memória RAM e disco rígido de 160 GB. Além do 3G, o minilaptop tem Bluetooth, Wi-Fi no padrão g, porta de rede Fast Ethernet e três USBs. Nos benchmarks que rodamos no INFOLAB, o micrinho ficou entre os melhores da categoria.
3 horas sem parar
Pelo bom desempenho, era de se esperar que a bateria não durasse tanto. Mas a autonomia aqui também foi das melhores. Quando rodamos o Battery Eater, o netbook funcionou por 177 minutos, perdendo apenas para o Eee PC 1008HA, entre os micrinhos topo de linha das grandes marcas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário