terça-feira, 29 de setembro de 2009
Eee PC 1005HA é o Highlander dos netbooks
Marco Aurélio Zanni, de INFO Online
O quase imortal Asus Eee PC 1005HA é, de longe, o minilaptop com melhor duração de bateria que já passou pelo INFOLAB, entre os modelos com tela de 10,5 polegadas. Com exatas 5 horas e 29 minutos de autonomia, ele colocou no bolso seu irmão mais velho, o modelo 1000H, detentor do antigo recorde. E deixou nada menos que 2 horas e 16 minutos de lambuja. Melhor: o netbook segue aquele design de concha do mar, tem um tecladão confortável e não custa uma fortuna: 1 299 reais.
A versão testada tinha acabamento preto brilhante (aquele que fica todo melequento, cheio de impressões digitais) e cantos arredondados, como os primeiros micros Seashell da Asus. Porém vários detalhes foram limados para baratear o produto, como as conexões escondidas e a tinta brilhante na parte de baixo. A proeza: mesmo assim, a máquina manteve a espessura (2,5 centímetros), embora tenha ganhado 100 gramas. Talvez por causa da bateria, feita de lítio comum, e não de polímero. Isso torna a façanha da autonomia ainda mais inacreditável.
Confortável de usar
Felizmente as mudanças não impactaram a usabilidade do Eee PC 1005HA. Assim como o modelo topo de linha 1008HA, ele tem um teclado grande para os padrões de um netbook, ocupando todo o espaço disponível na base. Também mantém a proporção original de teclas como o Shift. Os únicos botões que realmente são menores do que gostaríamos são os da fileira de funções e as setas direcionais para cima e para baixo, mas isso não traz grande prejuízo.
A máquina testada ainda estava com o teclado no padrão americano (embora a Asus garanta que trará ao Brasil, nas próximas semanas, o netbook falando português, com cedilha e acentos nos seus devidos lugares). Vale destacar as teclas de atalho, que facilitam muito a vida. Veja alguns exemplos:
Fn + F9: é um jeito mais fácil de chamar o famoso Ctrl + Alt + Del.
Fn + F8: quando você tem um monitor extra ligado ao notebook, o comando permite alternar entre ele e a tela principal.
Fn + F7: apaga o display, mas não deixa a máquina hibernando. Serve para quando você estiver ouvindo música, por exemplo.
Fn + Barra de espaço: seleciona o perfil de bateria, entre modo econômico e alta performance.
Se o teclado é cheio de coisas legais, o touchpad não deixa a desejar. Ele não fica numa área de baixo relevo, como é padrão nessas máquinas. Para identificá-lo, existem apenas bolinhas que formam um retângulo. Embora seja bastante sensível aos comandos com o dedo, possui um botão único de metal, que aceita cliques nos dois lados. O ideal seria dividir essa tecla em duas, para melhorar sua precisão.
Eee PC com algo a mais
Mesmo sendo um modelo que aposta mais no custo/benefício do que na sofisticação, o Asus Eee PC 1005HA não deixa a desejar no quesito desempenho. Ele usa o processador Intel Atom N280, de 1,7 GHz (o padrão nos netbooks é o N270, de 1,6 GHz), memória RAM de 1 GB e 160 GB de disco rígido. Vem com Windows XP Home Edition. O micro separa 224 MB de memória para vídeo, quase o dobro do básico exigido para rodar filmes decentemente. A resolução máxima da tela é de 1 024 por 600 pixels.
Nas conexões, fica faltando apenas modem 3G e rede Gigabit Ethernet. São três portas USB, Wi-Fi no padrão 802.11n e leitor de cartões. Nos benchmarks que rodamos no INFOLAB, a performance do micro ficou acima do verificado nos principais concorrentes. Ele marcou 3 756 MOPS no teste de cálculos aritméticos do Sandra Lite, demorou 280 segundos para converter um vídeo de WMV para MP4 e fez 118 pontos no 3Dmark06.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário