Por Evelin Ribeiro, repórter do IDG Now!
Há algum tempo os modems 3G começaram a tomar lugar das placas PCMCIA para a conexão móvel de notebooks à internet. Mas o dispositivo que fica “pendurado” no computador portátil, ou mesmo conectado à entrada USB como um pen drive, também está evoluindo. A tendência é vermos cada vez mais laptops oferecidos com o modem embarcado.
O analista de telecomunicações da consultoria IDC Brasil, Vinicius Caetano, acredita que o modem 3G já embutido no laptop vai se popularizar ainda mais no Brasil, e não apenas sendo comercializado pelas operadoras como ocorre atualmente. “Os fabricantes, no futuro, começarão a fazer todos os seus computadores portáteis com modems embutidos”, afirmou o especialista. “Esses computadores já existem no varejo. No começo serão modelos mais caros do que os portáteis sem modem, mas serão barateados aos poucos”, acrescentou.
Caetano explica que, assim como hoje temos uma entrada USB, os computadores terão entrada para o sim card (cartão com chip) da operadora, como se fosse um celular - você pode comprar o aparelho com o fabricante e o chip com a operadora de telefonia.
Por enquanto, apenas duas operadoras no Brasil oferecem notebooks e netbooks - pequenos notebooks com capacidade de acessar a internet e usar aplicativos básicos - com o modem 3G embutido.
A Tim mantém uma parceria com a HP pela qual oferece três modelos de notebook. O Pavilion dv4 1130 e o Pavilion dv4 1150, para o consumidor final, e o Compaq 6710b, apenas para clientes corporativos da operadora.
Para os dois modelos do varejo, a Tim oferece desconto de 500 reais na compra do notebook atrelado ao plano de internet móvel 3G com velocidade de 1 Megabits por segundo (Mbps). Com isso, o modelo 1130 sai por 2.999 reais. Em outros planos, ele custaria 3.499 reais. Já o modelo 1150 custa, com o plano, 3.499 reais. Sem o plano, fica em 3.999 reais.
O modelo corporativo Compaq 6710b não recebe desconto e custa 2.999.
A Vivo comercializa dois modelos de netbook com modem embarcado. O primeiro é o Mobo 3G, da Positivo, que custa 1.699 reais, independentemente do plano contratado. Já o LG X110 possui um preço diferente para cada plano contratado.
Todos os notebooks ou netbooks oferecidos pelas operadoras com modem 3G embarcado são bloqueados, mas o desbloqueio segue as mesmas regras dos aparelhos de celular.
O fator preço
Apesar dos subsídios oferecidos pelas operadoras para a compra dos portáteis com modem embarcado, o preço dos computadores (à vista) tem o acréscimo do valor do modem 3G. O LG X110, por exemplo, sem o modem 3G, custa nas lojas do varejo 1.849 reais, segundo a fabricante. O preço do modelo com modem oferecido pela Vivo pode variar de 1.799 reais, subsidiado pelo plano de 119,90 reais por mês, a 2.599 reais.
Já a HP afirma que todos os modelos vendidos em parceria com a Tim também estão no mercado, mas não há a opção sem modem como no caso do netbook LG X110. O que o cliente pode fazer é optar por usar ou não o chip da operadora. Mesmo assim, os preços são um pouco mais baixos que o oferecido pela Tim, quando não considerados os descontos do plano contratado.
O HP Pavilion 1130, por exemplo, custa 3.199 reais (com a Tim ele pode chegar a 3.499 reais) e o modelo 1150 custa 3.599 reais (pela Tim, o equipamento sai por 3.999 reais). Com os subsídios, em todos os casos acima, o portátil fica mais barato sendo comprado atrelado à operadora que avulso no mercado.
A Positivo afirma que o preço de seu Mobo 3G é o mesmo - 1.699 reais - tanto na compra pela Vivo quanto em varejistas.
Vantagens e desvantagens
O analista da IDC Brasil aponta que uma das desvantagens do modem 3G embarcado é a impossibilidade de usar a internet em diferentes computadores. “O mesmo modem que o usuário coloca no netbook quando está na rua pode ser usado no desktop quando ele chega em casa”, lembra.
Mas, para quem estiver decidido que a conexão será realmente apenas para o computador portátil, o modem embutido elimina o empecilho de precisar carregar mais um dispositivo pendurado no laptop. “É óbvio que a conexão móvel nunca será tão confiável quanto a fixa, mas é a melhor opção para quem precisa de mobilidade”, lembrou.
Caetano finaliza dizendo que a navegação na internet móvel é grande tendência no Brasil e a rede 3G realmente está chegando mais para os computadores portáteis que para o celular. “É a necessidade de cada usuário que vai determinar se o modem 3G embutido é vantajoso ou não”, finaliza.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário