segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Caneta digitaliza anotações manuscritas


A Mobimax está vendendo uma caneta digital bastante interessante. Ela consegue “ler” anotações feitas a mão em um papel, armazena essas informações e depois transmite os dados para um PC via USB. Segundo o fabricante (a chinesa Inote), o dispositivo armazena até 100 páginas de tamanho A4 e pode também ser usado como um mouse. É isso mesmo que você pensou. A caneta, na verdade o software que acompanha o produto, reconhece as letras manuscritas e as transforma em um arquivo que permite edição.
Ou seja, foi a uma reunião e anotou coisas importantes num papel? É só passar a caneta nele para que esses dados fiquem guardados no seu computador. Com bateria que dura 3 horas e meia, a caneta digital é compatível com Windows 2000, XP e Vista. O kit inclui o clip digitalizador que tem sua bateria recarregavel via USB, um cabo mini-USB e a caneta mágica. O preço é de R$ 469.UOL Tecnologia-Por Ricardo Marques

Palm lança novo smartphone para reanimar a marca


Se alguém sabe como sobreviver a uma experiência empresarial quase fatal, essa pessoa é Jon Rubinstein.

Em 1997, o antigo engenheiro da Hewlett-Packard foi convidado pelo fundador da Apple, Steve Jobs, para comandar a divisão de engenharia de hardware da empresa, que na época enfrentava dificuldades. A Apple vinha sofrendo prejuízos financeiros e o Macintosh estava perdendo seus atrativos. Rubinstein aceitou, e nos nove anos seguintes ele e sua equipe de engenheiros ajudaram a dar um novo sopro de vida à empresa, com o desenvolvimento do iMac e do iPod.
A experiência deve vir a calhar em seus esforços para reanimar a Palm, cujos raízes no Vale do Silício remontam ao PalmPilot, o revolucionário organizador pessoal; e ao Treo, que atraiu atenção como um dos primeiros celulares inteligentes.
Nos últimos anos, a empresa perdeu o rumo. Sua fatia no mercado de celulares inteligentes caiu à metade, ou 16,9%, nos dois últimos anos. Primeiro, a Research in Motion conquistou o nicho dos usuários empresariais com o BlackBerry, e mais recentemente a Apple capturou as fantasias dos consumidores comuns com o iPhone.
A Palm tentou inovar, para além do Treo, lançado cinco anos atrás, mas os efeitos não foram fortes. No ano passado, a empresa anunciou com grande alarde o Foleo, que combinaria um celular inteligente a um notebook, mas cancelou o projeto três meses mais tarde. Enquanto fabricantes de celulares como Samsung, LG e RIM lançavam produtos para concorrer com a iPhone, a Palm pedia paciência aos usuários fiéis do Treo e investidores. E eles precisarão dela. As ações da empresa caíram em 90% desde o seu pico em março de 2000.
Rubinstein, presidente do conselho, disse estar convencido de que conseguirá recuperar a Palm. "Todo mundo está tentando produzir o aparelho que derrotará o iPhone", ele disse. "Nós estamos tentando produzir um excelente aparelho Palm".
Roger McNamee, sócio da Elevation Partners, uma empresa de capital para empreendimentos, trouxe Rubinstein para a Palm, como parte do investimento de US$ 325 milhões que sua empresa realizou na companhia (da qual agora detém 25%). A missão que ele recebeu de McNamee foi reforçar os departamentos de design de produto e software. Rubinstein cancelou os planos de produtos existentes e começou a recrutar executivos conhecidos da Apple e da Microsoft. O seu foco é recriar o antiquado sistema operacional da Palm.
Nesta quarta-feira, ele e o presidente-executivo Ed Colligan anunciaram o lançamento de um novo celular inteligente voltado a usuários empresariais - o Treo Pro. Mais esbelto e elegante do que os modelos atuais, ele não bastará para resolver os problemas da empresa mas seu teclado e tela maiores alinhados ao corpo do aparelho são mais fáceis de usar que o velho design da Palm, que se assemelhava ao de uma calculadora.
O teste real do novo comando surgirá no primeiro semestre do ano que vem, quando a Palm lançará uma nova geração de software e um novo aparelho que, espera a empresa, facilitarão aos usuários navegar pela Internet e manter contato com amigos e colegas.
Wall Street continua cética. "O desfecho é binário: pode ir em uma ou na outra direção", disse Jonathan Goldberg, analista da Deutsche Bank Securities, em San Francisco. "O produto deles já está envelhecido. Se os novos modelos forem ótimos, as ações subirão; se não, cairão.
Rubinstein encarregou os funcionários da empresa de revolucioná-la de dentro para fora. "Não vou salvar a companhia", ele disse, em entrevista na sede do grupo. "Eles é que vão".
Terra Tecnologia-Tradução: Paulo Migliacci ME

Sony mostra tecnologia Wi-Fi de transferência de arquivos


A Sony apresentou em Tóquio sua nova tecnologia de transferência sem fio, que permite enviar arquivos "pesados" de imagens digitais em alta velocidade de um aparelho para outro.

A tecnologia, chamada de TransferJet, tem capacidade máxima de velocidade de 560Mbps e exige proximidade dos dispositivos.
A transferência é feita entre eletrônicos como câmeras digitais, câmeras de vídeo digitais, celulares, computadores e aparelhos de TV.

Terra Tecnologia

Tecnologia poderá acabar com fios de eletrônicos

A Intel conseguiu progresso em uma tecnologia que poderá permitir a recarga sem fios de aparelhos eletrônicos, o que poria fim ao emaranhado de cabos que pendem por trás dos equipamentos.
A empresa informa que conseguiu aumentar a eficiência de uma técnica que permite acionar sem fio aparelhos eletrônicos e computadores, um avanço que permitiria que a pessoa simplesmente posicionasse o aparelho sobre uma mesa ou balcão para carregá-lo. Isso conduziria o setor de bens eletrônicos de consumo a novos progressos quanto ao objetivo de criar um mundo no qual cabos sejam desnecessários.
Na quinta-feira, a produtora de chips demonstrou o uso de um campo magnético para transmitir carga de energia de até 60 watts a uma distância de entre 60 centímetros e um metro. Segundo a Intel, isso pode ser realizado com uma perda de energia na transmissão da ordem de apenas 25%.
"Algo parecido com essa tecnologia poderia ser incorporado a mesas ou bancadas de trabalho", disse Justin Rattner, vice-presidente de tecnologia da Intel, "de modo que tão logo alguém posicionasse sobre elas um aparelho dotado do equipamento necessário, ele começaria a receber energia imediatamente".
A apresentação foi parte do Intel Developer Forum, um evento anual organizado pela empresa para demonstrar aos programadores e profissionais do setor novas tecnologias de computação pessoal e para bens eletrônicos de consumo.
O projeto de pesquisa, que está sendo comandado por Joshua Smith, pesquisador da Intel, em um laboratório da empresa em Seattle, aproveita o trabalho do físico Marin Soljacic, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), que foi o pioneiro da idéia de transmissão sem fios de eletricidade, com o uso de campos magnéticos ressonantes. O grupo do MIT se refere à idéia como WiTricity, combinando os termos "wireless" (sem fio) e "electricity". Tanto o grupo do MIT quanto os pesquisadores da Intel estão explorando um fenômeno conhecido como "indução ressonante", que torna possível transmitir energia a uma distância de alguns metros sem o uso de cabos.
A indução já é utilizada para recarregar aparelhos como escovas de dentes elétricas, mas a abordagem é limitada pela necessidade de posicionar a escova sobre uma estação base.
O grupo do MIT demonstrou que a transmissão pode ser realizada com índices de eficiência da ordem de 50% a distâncias de alguns metros. A Intel está em meio a um debate interno para determinar se a tecnologia também permitiria a transição para os supercapacitores, que podem ser recarregados bem mais rápido do que as baterias atuais. "No futuro, os balcões de cozinha podem contar com esse recurso", disse Rattner. "Bastaria posicionar a cafeteira sobre o balcão e não seria preciso conectá-la à tomada".
A equipe da Intel descreve o sistema como "um link de energia sem fio ressonante", e está experimentando antenas de menos de 60 centímetros de diâmetro que seriam capazes de fornecer energia suficiente para acender de longe uma lâmpada de 60 watts.
Em 2006, pesquisadores do MIT demonstraram que era viável enviar ondas eletromagnéticas em torno de um condutor de ondas e produzir ondas "evanescentes", que conduziriam eletricidade sem fio a outro condutor de ondas "sintonizado" para a recepção.
Diversas empresas iniciantes, entre as quais a WildCharge, de Boulder, Colorado, e a WiPower, de Altamore Springs, Flórida, já começaram a anunciar tecnologias de carga elétrica sem fio. Mas as tecnologias exibidas até agora exigiam que o aparelho a ser carregado tocasse a estação de carregamento.
Os pesquisadores da Intel afirmaram que estavam pensando em projetar um sistema que tornaria possível recarregar um laptop sem fio.
"Do ponto de vista da Intel, esse parece ser o objetivo certo a perseguir no momento", disse Smith. A antena receptora tem o tamanho de algo que poderia se encaixar facilmente à placa inferior de um laptop convencional. "Pode ser que o uso do sistema para celulares e organizadores pessoais seja ainda mais interessante, mas minha impressão é de que eles iniciarão com o laptop. Adaptá-la a aparelhos menores, posteriormente, será fácil".
Os pesquisadores informaram que a Intel poderia produzir um projeto básico e um protótipo, e que poderia contribuir para o desenvolvimento de outros produtos ao desenvolver chipsets específicos para fabricantes. Na apresentação dos pesquisadores, na quinta-feira, Smith demonstrou um aplicativo que emprega um sensor de campos elétricos - algo que certos peixes apresentam como capacidade natural - para aumentar a destreza de braços e mãos robotizados. Ele projetou um sistema de sensores que torna possível a uma mão robotizada avaliar o tamanho de uma maçã e apanhá-la. A mão em seguida conduz a maçã e a deposita sobre uma mão humana estendida. Quando "sente" a presença da mão logo abaixo, deixa cair a maçã. Terra Tecnologia-Tradução: Paulo Migliacci ME

Intel apresenta novo Classmate PC com touch screen

A Intel mostrou o protótipo da terceira versão de seu minilaptop, o Classmate PC. A anúncio foi feito durante o Intel Developer Forum, realizado em São Francisco, nos Estados Unidos.A maior diferença está na tela do minilaptop. Ela continua com 8,9 polegadas, mas agora é sensível ao toque. Com isso, o computador pode assumir funções de tablet, controlado por uma caneta, ou pela própria mão do usuário. A tela também gira em 180 graus e vem com webcam integrada.Outra diferença do novo Classmate PC é o processador. O computador vem com um Atom N270, com velocidade de 1,6 GHz. Os primeiros Classmates devem chegar ao mercado no final do ano.Postado por - Bruno Ferrari

Setor de eletroeletrônicos cresce 11% no primeiro semestre de 2008

O faturamento da indústria eletroeletrônica no primeiro semestre de 2008 cresceu 11% na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo dados divulgados hoje pela da Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica).
O presidente da entidade, Humberto Barbato, atribuiu o crescimento ao bom desempenho que vem apresentando a economia brasileira.
Segundo ele, um dos reflexos deste desempenho foi o aumento de 4,4% no número de empregados no setor eletroeletrônico no primeiro semestre, que passou de 156,1 mil funcionários, no final de dezembro de 2007, para 163,0 mil funcionários, no final de junho.
No caso da indústria de informática, a Abinee informou que o mercado brasileiro de PCs movimentou 5,7 milhões de unidades, registrando crescimento de 31% em comparação ao mesmo período de ano passado (4,3 milhões).
Deste total, 3,9 milhões são desktops e 1,8 milhões são notebooks --sobre este último tipo, o crescimento foi de 186%, enquanto as vendas de desktops cresceram 5%. "Esta migração é um processo natural. Hoje 30% do mercado de PCs é de notebooks. No próximo ano é bem provável que esta participação chegue a 50%", disse o diretor da área de informática da Abinee, Hugo Valério.
Já o crescimento de 33% do setor telecomunicações foi atribuído à implantação da infra-estrutura da tecnologia 3G e da banda larga para internet, além da venda de telefones celulares.
Já a variação positiva apresentada pela área de Material Elétrico de Instalação (7%), segundo a Abinee, deve-se às medidas para estímulo à construção civil contidos nos programas de governo. No entanto, as áreas de Utilidades Domésticas (-8%) e de Componentes Eletroeletrônicos (-5%), houve queda em relação ao primeiro semestre de 2007.
Balança comercial
Sobre as exportações de produtos elétricos e eletrônicos, a soma foi de US$ 4,8 bilhões no primeiro semestre de 2008, 9% superiores às realizadas no mesmo período de 2007. Os valores correspondentes em reais, porém, tiveram retração de 9%.
Já as importações, favorecidas pela valorização da moeda, cresceram 40%, em dólares, ou 16%, em reais, acima da elevação do faturamento do setor.

Saiba como escolher seu computador ultraportátil


Um computador ultraportátil, de preço relativamente baixo, voltado a tarefas básicas e acesso à internet. Essa é a idéia central de uma categoria de subnotebooks que, desde o ano passado, mexe com a indústria: a de netbooks ou mininotes.
Eles têm como principais características dimensões reduzidas (como a de um livro), tela que vai de sete a dez polegadas e menos de 2 kg (às vezes não chega a 1 kg) de peso.

Seus preços variam de cerca de US$ 300 a mais de US$ 800 nos EUA, a depender de fatores como marca e configuração.
No Brasil, estão à venda por preços a partir de R$ 800, aproximadamente. Alguns modelos só são encontrados por meio de importadores independentes.
Há portáteis tão pequenos quanto eles e muito mais poderosos. Mas são bem mais caros. Um Sony Vaio TZ, com tela de 11,1 polegadas, custa mais de US$ 1.500, e alguns modelos ultrapassam os US$ 2.000.
Baixo preço e portabilidade --esses são os principais atrativos dos mininotes. Qualquer um que esteja em busca de mobilidade e não faça questão de alto poder de processamento pode se satisfazer com eles. Ao comprar, tente testá-lo pessoalmente e preste atenção nas seguintes características.
Tamanho
As dimensões do aparelho envolvem principalmente dois elementos: tela e teclado. As telas em geral têm aproximadamente sete, nove ou dez polegadas. As vantagens das de sete são o preço e um gasto menor de energia --as baterias duram mais. Mas a baixa resolução (800x480) atrapalha.
Telas de nove e dez polegadas (1.024x600) são mais confortáveis visualmente, mas gastam mais bateria. A alta resolução do HP 2133 (1.280x768 em nove polegadas) pode incomodar usuários, já que letras e ícones ficam bem pequenos.
Os teclados têm tamanhos variados. Os menores exigem mais tempo para se acostumar.
Processador e memória
O Intel Atom N270 (1,6 GHz) é o melhor processador da categoria. O Intel Celeron M (900 MHz) costuma ter desempenho semelhante ou melhor do que o C7-M de 1,6 GHz (há opções de 1,2 GHz e 1 GHz), da VIA --que planeja lançar uma nova linha de chips, a Nano. Prefira modelos com, no mínimo, 1 Gbyte de RAM.
Armazenamento
Unidades com menos de 8 Gbytes podem limitar bem o uso, principalmente se você deseja usar o Windows ou instalar muitos programas.
Se você puder investir em um SSD, melhor. Eles gastam menos energia, são mais silenciosos e mais resistentes a quedas e trancos. Discos rígidos tradicionais (HDs) são mais baratos e oferecem mais capacidade.
Sistema
Modelos da mesma marca geralmente têm diferentes configurações de hardware para Windows e Linux. O primeiro geralmente incorre em maior preço. O XP costuma mostrar bom desempenho nessas máquinas; já o Vista é pesado demais. O Linux tem opções bem limitadas, mas você pode instalar outra distribuição, como a versão Netbook Remix do Ubuntu, especialmente feita para a categoria.
Extras
Atente para itens como Bluetooth, Wi-Fi padrão 802.11n, touchpad sensível a múltiplos toques, padrões aceitos pelo leitor de cartões e webcam com resolução mais alta, que podem ser bons diferenciais. EMERSON KIMURAColaboração para a Folha de S.Paulo

Intel revela design de novo chip e mira aparelhos móveis


O novo projeto de chip da Intel economizará mais energia que os processadores atuais da empresa e produzirá imagens gráficas muito mais rápidas. O Core i7, baseado em um projeto que portava o codinome Nehalem, começará a ser produzido no quatro trimestre deste ano. O objetivo é que seja usado não apenas em computadores de mesa e servidores --as máquinas que servem de âncora às redes empresariais--, mas também em laptops.

Folha Online

HP lança laptops mais leves para executivos

A Hewlett-Packard anunciou uma linha de computadores portáteis leves destinados a executivos que têm que viajar, para competir com os produtos anunciados pela rival Dell na semana passada.
A HP disse nesta segunda-feira, 18, que a linha inclui o EliteBook 2530p, que é o menor e o mais leve computador de seus computadores, com um peso de pouco mais 3 libras (aproximadamente 1,3 quilograma) e tempo de duração da bateria estendido.
A companhia disse que o EliteBook 2730p é um computador ultra-fino que se converte em um computador de mão com o girar de sua tela, e que possui tela sensível na qual se pode utilizar uma caneta específica. O aparelho pesa 3,7 libras (cerca de 1,6 quilograma).
A HP disse que espera que o HP EliteBook 2530p e o HP EliteBook 2730p estejam disponíveis a partir do início de setembro, com preço estimado de US$ 1.499 e US$ 1.670, respectivamente.Estadao.com.br

terça-feira, 19 de agosto de 2008

Notebooks representam quase metade das vendas de PCs no Brasil

Laptops representaram 48% dos 5,68 milhões de PCs vendidos no 1º semestre de 2008, alta de 186% em um ano, segundo a Abinee.
Os números do mercado brasileiro de dekstop e notebooks da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) apontam um forte crescimento na venda de computadores pessoais no ano. Os números positivos já tinham sido indicados com os resultados do bom primeiro trimestre do ano.
No primeiro semestre de 2008 foram vendidos 5,68 milhões de computadores, valor 31% maior na comparação ano a ano (quando foram vendidas 4,33 milhões de máquinas).
De acordo com a associação, foram vendidos 3,92 milhões de desktops no período (valor 5% maior na comparação ano a ano).
Os laptops tiveram destaque. A Abinee afirma que foram vendidos 1,76 milhões de notebooks, valor 186% maior do que o mesmo período em 2007.
A representação dos laptops entre o volume geral de vendas de micros saltou, segundo a Abinee, para 48% do mercado. Em 2005, esse valor era de 6%. Por Rodrigo Caetano, do Computerworld

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Mini Inspiron, da Dell, deve ter opção de tela de 10"


Mais um rumor sobre o novo mininotebook da Dell, o série E: além das já anunciadas configurações com telas de 8,9 e 12,2 polegadas, o micrinho deve vir também com opção de 10 polegadas.
O netbook, chamado por enquanto de Mini Inspiron, está previsto para chegar ao mercado ainda este mês, custando a partir de 300 dólares. A versão com 10 polegadas chegaria em outubro.
A Dell está soltando as informações sobre o produto aos poucos. As fotos do modelo apareceram "sem querer" durante um evento realizado em maio, nos Estados Unidos.Marco Aurélio Zanni

Vendas mundiais de ultraportáteis alcançarão 50 milhoes de unidades em 2012, prevê Gartner

Computadores como o Eee PC da Asus e outros integrantes da classe dos notebooks ultraportáteis continuarão a conquistar a atenção dos consumidores em todo o mundo. As vendas globais destes equipamentos deverão atingir 5,2 milhões de unidades em 2008, segundo previsões do Gartner.
Para o próximo ano, a consultoria de pesquisas estima que serão comercializados ao redor do mundo 8 milhões de ultraportáteis. Em 2012, as vendas alcançarão 50 milhões de unidades. O número é justificado pela crescente procura dos consumidores que, cada vez mais, privilegiam as dimensões, peso, facilidade de uso e preço dos equipamentos.
Quando surgiu a idéia da fabricação de portáteis menores com custo reduzido em relação aos preços dos atuais equipamentos no mercado, a indústria pensava nas necessidades dos estudantes, principalmente dos que viviam em países pobres e com dificuldades de acesso às novas tecnologias. O conceito expandiu-se e, atualmente, estes portáteis são utilizados pelos mais diversos consumidores, muitas vezes como uma segunda opção.
Entretanto, mesmo que a criação destes equipamentos fosse voltada apenas para necessidades dos estudantes, o Gartner prevê que, no futuro, 70% dos usuários dos mininotebooks serão consumidores comuns. A pesquisa ainda indica que até 2010 as vendas dos computadores de baixo custo ultrapassarão as dos portáteis convencionais.-->Adriano Camargo

Notebook da Dell vem com bateria que dura até 19 horas

Entre os novos modelos da linha Latitude estão ainda dois ultraportáteis, sendo que um deles pesa menos de um quilo.
A Dell anunciou na terça-feira (12/08) uma série de novos laptops Latitude, incluindo um modelo que promete 19 horas de duração de bateria.O Latitude E6400 funciona por 10 horas com uma bateria de nove células e ganha 9 horas adicionais de vida com uma bateria extra, dando ao usuário praticamente um dia inteiro de uso do laptop sem recarregar as baterias.A tecnologia que aumenta a vida da bateria é proprietária. O Latitude E6400 vem com tela de 14,1 polegadas e processador Intel Core 2 Duo. Pode ter até 8GB de RAM e 250GB de armazenamento e vem com Windows Vista – com opção de downgrade para o XP. O modelo custa a partir de 1.139 dólares. O Latitude E6500, versão similar com tela maior, custará a partir de 1.169 dólaresA fabricante anunciou ainda novos notebooks ultraportáteis, incluindo o modelo Latitude E4200, que vem com tela de 12.1 polegadas e pesa menos de 1 quilo. Já o modelo Latitude E4300, tem tela de 13.3 polegadas e pesa menos de 1,5 quilo. Ambos vêm com processador Intel Core 2 Duo de baixa voltagem. Os preços ainda não foram informados, mas ambos devem ser lançados nas próximas semanas.Desde que começou a vender seus produtos no varejo, a Dell vem registrando aumento nas vendas. A companhia é a segunda maior vendedora de PCs, atrás apenas da HP.

Positivo revela balanço e novos executivos

A Positivo aproveitou a divulgação de seu balanço trimestral para anunciar mudanças em seu quadro de diretores.
Lucas Guimarães, filho do fundador do grupo, Oriovisto Guimarães, vai assumir o cargo de vice-presidente corporativo do grupo. Antes, Lucas acumulava as funções de diretor financeiro e de relações com os investidores.
Segundo a Positivo, no novo cargo Lucas buscará ampliar o mercado consumidor da Positivo aproximando a empresa de clientes educacionais, como instituições de ensino públicas e privadas.
O segmento educacional é um dos maiores compradores de PCs no país. Com a promoção de Lucas, o argentino Ariel Szwarc, ex Case New Holland, foi contratado.
O comunicado foi feio juntamente com a divulgação do balanço trimestral da companhia. No período de abril/maio/junho deste ano a empresa vendeu 433,2 mil PCs e faturou R$ 548 milhões. As vendas de computadores cresceram 12,9% e o faturamento 10% em comparação com igual período de 2007.
A empresa é a maior vendedora de PCs no Brasil, a frente de Dell e HP.

Dell negocia laptop com placa 3G no Brasil

A Dell está negociando com operadoras brasileiras fabricar notebooks que já tenham modem 3G integrado.
A informação foi revelada pelo presidente da companhia no Brasil, Raymundo Peixoto, durante evento em que a Dell exibiu novos modelos de notebooks.
Segundo Peixoto, a companhia está conversando com algumas teles locais para definir qual é a proposta mais vantajosa. A empresa também quer certificar-se que um modem 3G embutido é um acessório interessante para os usuários brasileiros.
Atualmente, quem deseja navegar por redes 3G deve plugar um modem portátil no seu computador. Ao colocá-lo dentro do laptop, a Dell pouparia o usuário de “lembrar-se” de carregar seu modem com chip.
Embora a Dell já venda notebooks com modem 3G em outros países, a versão brasileira é só uma possibilidade, esclareceu Peixoto.Felipe Zmoginski, do Plantão INFO

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Lenovo lançará seu 1º notebook ultraportátil


A Lenovo anunciou oficialmente seu primeiro notebook ultraportátil (UMPC) Ideapad S10, com previsão de chegada ao mercado em outubro.

Segundo o site Gizmodo, o Ideapad S10 virá com o sistema Windows XP pré-instalado e medirá 24,9 x 18,3 centímetros, pesando um quilo em sua configuração mais básica.
Com tela de 10 polegadas, o S10 terá processador Atom N270 (1,6 GHz), da Intel, bem como tecnologia para dissipação de calor e placa gráfica integrada 950 GMA.
O modelo mais básico do aparelho, com um disco rígido de 80 GB e 512 MB de memória RAM, custará US$ 399 (cerca de R$ 620). Uma versão mais poderosa poderá ser encontrada por US$ 450 (R$ 700), com 1 GB de memória RAM (expansível até 2 GB) e 160 GB de HD.
Entre os outros recursos do aparelho estão câmera de 1,3 megapixels integrada, alto-falantes estéreo, teclado reduzido, conectividade Wi-Fi 802.11 b/g, placa Ethernet 10/100 e Bluetooth, além de slot de expansão WWAN, leitor de cartões 4 em 1 e bateria com três horas de autonomia.
A empresa planeja lançamento internacional com versões diferenciadas, com tela de 9 polegadas, cores alternativas e o sistema operacional Linux. Os aparelhos serão vendidos em lojas autorizadas e pelo site da Lenovo, conforme noticiou o NotebookReview. Terra Tecnologia.

Capa de laptop para raio-x facilita embarque em aeroportos


A Administração de Segurança nos Transportes (AST) dos Estados Unidos planejava organizar sistemas e treinar seguranças até setembro, para que reconhecessem e lidassem com novos tipos de malas de viagem que permitem que viajantes mantenham seus laptops em suas capas de proteção em pontos de verificação de segurança em aeroportos.
A Administração de Segurança nos Transportes (AST) dos Estados Unidos planejava organizar sistemas e treinar seguranças até setembro, para que reconhecessem e lidassem com novos tipos de malas de viagem que permitem que viajantes mantenham seus laptops em suas capas de proteção em pontos de verificação de segurança em aeroportos.
Mas os planos tiveram de mudar, porque pelo menos uma empresa já lançou malas seguindo o novo modelo e a organização teve de acelerar o cronograma e vai estar com seu pessoal preparado até 16 de agosto, de acordo Ellen Howe, uma porta-voz da agência.
Inicialmente, setembro parecia o mês certo para implementar a mudança. Afinal de contas, assim que a organização deu sinal verde para a implementação do conceito, os diversos fabricantes precisariam de tempo para desenhar novas capas "compatíveis com pontos de verificação", que seguissem as especificações da agência, e para colocá-las em produção.
A especificação requer um tipo de mala que permita que o equipamento de raio-x tenha uma visão clara do laptop, não obstruída por bolsos, abas ou acessórios extras como cabos.
Vários grandes fabricantes afirmaram que previam que os produtos estivessem prontos no final de setembro ou no meio de outubro. Assim, os funcionários da agência acharam que teriam até depois do feriado do dia do trabalho nos Estados Unidos para se prepararem.
"Acho que eles subestimaram o espírito empreendedor norte-americano", disse Ben Bosma, gerente geral de uma pequena empresa de acessórios de aviação e viagem, a Aerovation Products, em Tipp City, Ohio.
A empresa de Bosma, que ele comanda com sua esposa, Ginny, já tem no mercado malas compatíveis com os novos regulamentos dos pontos de verificação. Bosma disse que já vendeu (e em alguns casos distribuiu como amostras promocionais) cerca de 1,1 mil malas.
"É muito importante ser o primeiro a chegar ao mercado com um novo produto", disse Bosma, ex-piloto da Força Aérea. Antes de entrar para a corrida da produção de malas compatíveis com os pontos de verificação, a Aerovation se especializava em quepes especiais para que pilotos usassem confortavelmente sob seus volumosos fones de ouvido.
A fábrica chinesa que produz os quepes da Aerovation rapidamente se adaptou aos modelos das novas capas de laptop e começou a entregar as novas malas, ele disse. As capas começaram a ser compradas imediatamente nos Estados Unidos por viajantes que não queriam se preocupar em tirar laptops de capas e os colocar nas esteiras de raio-x em áreas de segurança, afirmou.
Não é preguiça que faz com que os viajantes queiram se livrar da regra, que faz até com que eles tirem os calçados, mais um motivo de irritação nos pontos de verificação. Eles contemplam seus laptops desprotegidos quanto rolam pela na esteira e depois os vêem depositados rudemente em uma pilha, do outro lado. No processo, há potencial para danos, roubos e trocas.
"Eu fico completamente paranóico com meu laptop quando chego ao ponto de verificação", disse Jim Lahren, vice-presidente de marketing da Briggs & Riley, uma grande empresa de bagagens. A Briggs & Riley anunciou na semana passada que vai ser "a primeira a levar ao mercado" as novas capas para laptops, que devem estar disponíveis nas redes de varejo a partir de 15 de agosto.
Mas a pequena companhia de Bosma já conquistou discretamente o título. No entanto, chegar primeiro ao mercado decerto acarreta um preço inesperado a pagar. Alguns consumidores se queixaram a Bosma de que os seguranças em alguns aeroportos os haviam informado de que nada sabiam quanto à nova regra, e exigiram que os portadores de malas que facilitam as verificações de segurança removessem seus laptops como todos os demais passageiros.
Por isso, Bosma decidiu postar um aviso no site da Aerovation (www.aerovation.com), afirmando, entre outras coisas que, "já tivemos clientes que foram instruídos a remover os laptops de suas pastas para verificação. Não é culpa da mala. A Administração de Segurança nos Transportes está agindo o mais rápido possível para instalar sinalização e adotar novos procedimentos padronizados de operações para as operações de segurança no embarque".
Funcionários da agência estavam espantados por um grupo empresarial ter conseguido colocar as novas malas em produção em prazo tão curto. "Nós certamente informaremos o nosso pessoal", me disse Kip Hawley, o diretor da organização, um dia desses. A agência agora começou a acelerar o treinamento de seu pessoal e a adoção de outros procedimentos, a fim de adotar as novas regras pela metade de agosto.
As malas vêm em diferentes estilos. O design mais simples é o de uma capa protetora que pode ser transportada dentro de uma sacola comum de viagem. Designs mais complexos incluem um compartimento para laptop que é preso por um zíper e pode ser dobrado contra a pasta, em posição paralela.
A maior parte dos grandes fabricantes de bagagens norte-americanos estão correndo para levar o mais rápido possível ao mercado novos modelos de malas que facilitam a fiscalização. A Targus, maior fabricante de pastas e estojos para laptops, iniciou a produção de seus modelos na China no começo do mês passado, e disse que os primeiros modelos novos estariam disponíveis em outubro no mercado dos Estados Unidos. Terra Tecnologia

Fnac fecha acordo para ter 6 lojas oficiais da Apple no País

A Apple e a Fnac fecharam acordo para a implantação de Apple Shops - lojas oficiais da fabricante do iPod - em cada uma das lojas Fnac no Brasil. Nesta semana, serão inauguradas três unidades em São Paulo (Paulista, Pinheiros e Morumbi) e uma nas cidades de Campinas, Curitiba e Brasília. A primeira loja sul-americana da Apple foi inaugurada em março, dentro da Fnac Barra, no Rio.
A Apple Shop terá os produtos da empresa vendidos nos Estados Unidos, Europa e Japão. A exceção é o telefone celular iPhone, que deve ser trazido para o País até o fim do ano, como prometem as operadoras Vivo e Claro.Estadao.com.br

Stand Center é condenado a pagar multa de R$ 7 bilhões à ABES

Administradores e 16 lojistas foram condenados por pirataria de software e estão sujeitos a multa de R$ 2 mil ao dia por reincidência.
A Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES) ganhou uma ação avaliada em 7 bilhões de reais contra a administração do Stand Center - shopping de eletrônicos em São Paulo fechado por comercializar produtos piratas - e 16 lojistas.A decisão da juíza Tatiana Magosso, da 36ª Vara Cível do Tribunal de Justiça de São Paulo, é passível de recurso, mas a associação já planeja ações similares em “curtíssimo prazo” contra outros centros conhecidos pela venda de software pirata.
“Vamos repetir em todos os espaços onde há comércio público de produtos piratas”, antecipou Manuel dos Santos, diretor jurídico da ABES. Ele citou como exemplos de potenciais alvos o Shopping 25 de Março, o Mundo Oriental e a Galeria Pajé, em São Paulo; a Uruguaiana, no Rio de Janeiro; a Feira do Paraguai, em Brasília; entre outros. A multa foi calculada com base no valor de 103 amostras de produtos apreendidos e periciados. O preço de mercado de cada um deles foi multiplicado 3 mil vezes. O valor total foi somado ainda ao valor unitário de 71 mil produtos apreendidos no local.Além desta indenização, os lojistas estão sujeitos a uma multa diária de 2 mil reais caso sejam flagrados voltando a vender softwares piratas em outro local.“Uma importante vitória é que a decisão confirma que o dono do prédio é co-responsável e terá de pagar indenização igual à dos lojistas”, opina Santos.Por Daniela Moreira, editora assistente do IDG Now!

Asus manda Eee PC para a nuvem


Para compensar baixa capacidade de armazenamento dos Eee PCs, Asus decide criar serviço de storage.
O presidente da Asus, Jerry Shen, afirmou para a publicação de Taiwan Digitimes que sua companhia prepara um serviço de armazenamento de dados online para os usuários do Eee PC.
Ágeis para navegar na web e fáceis para serem transportados, os netbooks não apresentam alta capacidade de gravar dados. Os modelos da linha 700, por exemplo, tem 4 GB de memória flash.
Segundo as declarações de Shen ao Digitimes, a Asus trabalha no desenvolvimento do “Eee Storage”, que vai oferecer 20 GB de espaço para gravar dados online.
O serviço incluiria, ainda, arquivos para download e uma série de aplicativos que podem rodar online.
Inicialmente, o Eee Storage fica disponível apenas para clientes da Asus na China e Taiwan.Felipe Zmoginski, do Plantão INFO

Vendas de notebooks passam as de desktops até o fim do ano, diz Abinee

Com um crescimento de três dígitos nos últimos meses, as vendas de notebooks devem ultrapassar as de desktops no Brasil já no quarto trimestre deste ano, indicando uma tendência para 2009. A previsão é de um estudo da Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica).
Segundo a associação, as vendas de computadores devem chegar à marca de 13 milhões de unidades em 2008, uma alta de 30% em relação a 2007 --o resultado supera a expectativa inicial para este ano, que era de 11,7 milhões.
No total do ano, as vendas de desktops devem cair 6% em relação ao ano passado, com cerca de 7,5 milhões de unidades. Já as de notebooks devem ter uma alta de 185%, atingindo a marca de 5,5 milhões de máquinas. Entretanto, segundo a Abinee, levando em conta apenas o último trimestre deste ano, a venda de notebooks já deve ser maior.
No segundo trimestre deste ano, foram vendidos 3,1 milhões de computadores, uma alta de 36% em relação ao mesmo período do ano passado. No período foram vendidos 1,1 milhão de notebooks --200% mais que no mesmo período de 2007--, contra 2 milhões de desktops, uma alta de apenas 5%.
Para a Abinee, a tendência é que microempresas e pessoas físicas migrem para os notebooks, que devem ser ajudados também por programas do governo.
Analistas afirmam que é o segmento residencial o responsável por essas elevações, com as famílias das classes C e D comprando o primeiro computador, a preços menores que R$ 2.000, e a B adquirindo uma segunda máquina, principalmente laptops.
Isso se tornou possível pela desoneração fiscal dada ao mercado, à queda do dólar e o aumento do crédito e dos prazos de pagamento. Folha Online

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Novo laptop combinará chips Intel e Nvidia

A Sony lançará em breve dois modelos da linha Vaio de notebooks que serão capazes de alternar automaticamente entre chips Nvidia e Intel.
A tecnologia de gráficos intercambiáveis será aplicada nos modelos Z570 e Z591, permitindo a utilização do processamento de vídeo embutido no chip Intel Centrino e o chip Nvidia dedicado.
A capacidade visa economizar bateria, já que a troca é determinada com o tipo de alimentação sendo utilizado. Conforme o site Techfresh, os modelos farão uso do chip dedicado quando plugados à fonte, já que estes consomem mais energia. O procesamento secundário, do Centrino, será empregado quando o computador estiver operando a bateria.
Mas as empresas envolvidas divulgam informações conflitantes. Segundo o site da Nvidia, a troca deve acontecer manualmente, por meio de "um pequeno interruptor de hardware". A vantagem, segundo o site da empresa, é não precisar reiniciar o computador para fazê-lo.
O modelo Z570 virá equipado com um processador central mais econômico também. O Intel P9500 de 2.53GHz consome 25W - 10W a menos que o convencional. As outras especificações incluem 3GB de memória DDR3, HD de 320GB, drive óptico, placa EVDO WAN embutida e conectividade wireless 802.11a/b/g/n. Uma segunda opção eleva as configurações para 4GB de memória e combo BluRay DVD±RW. Já o modelo Z591 não teve as especificações divulgadas ainda.
Segundo o Cnet, os noteboks Z570 e Z591 devem ser comercializados nos Estados Unidos a US$ 2.249 e US$ 3.399, respectivamente. Ainda não há informações para o mercado brasileiro. Terra Tecnologia

Lenovo ataca de minilaptop com o IdeaPad S10


Ele tem a mesma cara do Eee PC ou do MSI Wind, mas o IdeaPad S10 é o novo minilaptop da Lenovo, que começa a ser vendido na China dia 5 de setembro.A máquina tem tela de 10,2 polegadas, processador Intel Atom de 1,6 GHz e vai para as lojas em duas versões: uma com 512 MB de RAM e 80 GB de HD, custando 399 dólares, e outra, com memória de 512 MB e disco rígido de 160 GB, por 450 dólares.O S10 terá touchpad com função multi-touch, além de recursos como Wi-Fi, Bluetooth, leitor de cartões e câmera de 1,3 megapixel.A Lenovo está produzindo também, para vender em outros países, um minilaptop com tela de 9 polegadas. Postado por - Marco Aurélio Zanni
Saiba mais
Lenovo's gone official with details on its Ideapad S10 ultra-portable notebook: it'll come with Windows XP pre-installed, measure 9.8 x 7.2 inches, weigh just 2.4-pounds in its lightest configuration, and pack in a LED back-lit 10-inch screen. Powered by Intel Atom N270 and 945 GSE express chipset, the diminutive PC also has some advanced heat-dissipation tech so that your lap and wrists won't get overheated. Interestingly Lenovo notes that "In some countries there will be 9-inch versions," different colors and "Linux preloads"... but doesn't say if those systems will hit the US eventually. Initially then, the S10 will cost you either $399 for a 512MB memory, 80GB HDD model or $450 for a 1GB, 160GB HDD model, and comes in black red or white. Press release info below.
• Integrated 1.3M Camera• 2 stereo speakers• Multi-touch Pad & near full size Keyboard (85% full size)• Integrated Wireless 802.11 b/g,10/100 Ethernet, Bluetooth• Express card slot for WWAN expansion• Up to 2-GB Memory• 4in1 Multi-card Reader• Form factor: 250.2 x 183 x 22-27.5mm, lightest configuration of 1.1 kg• Large Panel 10.2” wide, LED backlight 1024x600 WSVGA• Intel Integrated Graphics GMA 950• Intel N270 CPU 1.6 GHz & Intel 945GSE Chipset• Large HDD capacity 160G 9.5mm 2.5” SATA HDD (5400 rpm)• Battery up to 3 hours with 3-cell battery, and up to 6 hours with 6-cell battery
The S10 also comes with a dedicated Lenovo graphical UI for best energy management options so you can optimize its battery life, and a "one-touch" rescue data recovery system. With Lenovo's might behind it, does it sound like an Eee PC killer? What do you think, chaps?

Ponto Frio cria empresa de e-commerce

A Ponto Frio, controlada pelo grupo Globex, criou uma empresa de comércio eletrônico.
A divisão eletrônica será liderada pelo ex-CIO e diretor de marketing da Cyrela, German Quiroga. German será o CEO da pontocom.
A função de CIO da empresa de comércio eletrônico da Ponto Frio fica com o empresário Eduardo Castro, criador da loja online de perfumes e cosméticos Sack´s.
A Ponto Frio foi um dos primeiros grandes varejistas brasileiros a estrear uma loja online. Atualmente, porém, a loja www.pontofrio.com.br responde por um percentual baixo das vendas da rede.
Com a nova empresa, a Ponto Frio terá mais expertise e investimentos para tentar ampliar a participação de seu canal online no faturamento da rede

Software gratuito faz manutenção em 1 clique

O Glary Utilities é um software gratuito que abarca uma série de ferramentas úteis para a manutenção do computador. Baixe-o em www.glaryutilities.com. É recomendável fazer back-up de arquivos importantes antes de usar o programa. Conheça abaixo algumas das ferramentas mais úteis do software e saiba como usá-las. Manutenção em um clique - Esse recurso executa automaticamente seis ferramentas do programa --Limpador de Registro, Reparador de Atalho, Gerenciador de Inicialização, Limpador de Arquivos Temporários, Eliminador de Rastros e Removedor de Spyware. Na aba Manutenção 1 --Click, selecione as funções que quer executar e clique no botão Procurar por problemas. Depois da verificação, clique em Reparar problemas. Follha Online

6-cell Acer Aspire One Battery Spotted, Priced


Last weekend we wrote about MSI's now available 6-cell battery laptop, the Wind, so it seems only fitting that one week later we bring news of Acer's new Aspire One battery (also 6-cell). The battery is not available just yet, but a forum member at Liliputing found a picture and a price: $120. As Liliputing notes, that's almost 1/3 as much as the computer's $380 price tag. Pretty steep for more battery life on a super cheap laptop, but we're with Lilliputing in hoping Acer offers a future version of the Aspire One that comes bundled with the 6-cell, for a more reasonable price.

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Mint V10: World's Smallest Pocket Projector


Australian company Mint Wireless is claiming their Mint V10 is the smallest commercial pocket projector in the world. At 125 x 55 x 23 mm, this bulge in our pants means we are happy to see that, even while it means we will have to go to Sydney to get one. The aluminum and plastic sandwich has a 20,000-hour LED lamp which, according to them, doesn't need warming up. The company also says the $600 projector battery offers "hours" worth of viewing time at 640 x 480 pixels, either from your computer or using its SD card slot or 1GB of internal memory.

ASUS loops all the way around with the Eee PC 701SD


Hey, you remember the Eee PC 701, right? The original netbook, before the category even had a name? The machine we all just called the Eee PC before ASUS booted out an insane array of lightly-differentiated models with a somewhat random naming scheme? Yeah, well, it's still around, even if the 901 has taken over as the Eee of choice, and if those slides from earlier are to be believed, it's getting a spec bump. Laptop says the new 701SD will get an Atom processor to go along with a minor case redesign, and come in a few flavors (of course): 701, 701SD, 701SD(30GB HD), 701SD-4G. Sadly, there isn't any info about pricing available, but with cheap netbooks headed toward $299 and below, here's hoping ASUS gives us a reason to love the 701 once again.

Teste Exclusivo: Asus Eee PC 1000 HD

Membro mais abastado da crescente família de mini-laptops da Asus, o Eee PC 1000 HD está pronto para desembarcar no Brasil – e passou para dar um ‘oi’ ao INFOLAB. Bastou colocá-lo ao lado de um Eee PC tradicional, de 7 polegadas, para notar as diferenças fundamentais entre os dois modelos.
O Eee PC 1000 HD é maior e melhor em vários aspectos, mas perde na mobilidade. Com tela de 10 polegadas, um HD de 80 GB, bateria de seis células, Bluetooth, teclado espaçoso e acabamento em preto brilhante, ele é mais bonito e confortável de usar. A distro Linux que equipa o aparelho também merece elogios por bootar rápido e trazer um cardápio de aplicativos bem completo.
Esse poderio técnico, por outro lado, prejudica a mobilidade. O Eee PC 1000 HD, com seu 1,4 kg, tem peso de notebook de tela de 12’’ e drive gravador de DVD. E isso faz pensar se não vale mais a pena investir em um netbook menor ou em modelo tradicional e mais bem equipado.
Em favor do Eee PC 1000 HD estará o preço bastante atraente. A previsão é de que o modelo chegue às lojas brasileiras em setembro com preço sugerido de R$ 1.799. Essa primeira leva é importada, mas a Asus tem planos de produzir o netbook em terras brazucas a partir de 2009. Isso derrubaria o valor do Eee PC 1000 HD para atraentes R$ 1.399.Postado por - Juliano Barreto

Ceitec: R$ 250 milhões para fabricar circuitos integrados no Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei que cria o Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec S/A), na quinta-feira (31/07).O Ceitec é uma empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia especializada no desenvolvimento e produção de circuitos integrados e será sediada em Porto Alegre (RS).
Com o Ceitec, o Brasil tenta entrar no mercado global de semicondutores, desenvolvendo tecnologias nas áreas de semicondutores, microeletrônica, produção de circuitos integrados. Também trabalhará na concessão de licenças e patentes, intercâmbio com universidades e centros de pesquisa e promoção de empreendimentos inovadores nas áreas de software e hardware.Segundo o MCT, o Ceitec recebeu cerca de 250 milhões de reais em investimentos do governo federal e, até o fim de 2009, deve concluir a fabricação do primeiro circuito integrado desenvolvido no país.

Nippon Signal shows off pocket-sized SVGA projector


It looks like the potential for visual pollution from micro projectors just keeps on increasing by the day, with Nippon Signal now following up Mint's just-announced VGA projector with an even smaller SVGA projector of its own. This one measures a mere 90 x 55 x 20 millimeters, and it makes use of lasers and a pair of MEMS scanners to project an image, unlike some other tiny projectors that rely on a more convential LED light source. Unfortunately, this particular projector still seems to be in the prototype stage, and it doesn't look like Nippon Signal is planning to bring it to market itself, although it does seem that the technology could be commercialized "soon."

Toshiba, Sony e Fujitsu entram na batalha de laptops baratos

Sony, Toshiba e Fujitsu estão se preparando para lançar laptops de baixíssimo custo em um esforço para entrar no mercado em expansão liderado pela taiwanesa Asustek, cujo EeePC é vendido a pouco menos de US$ 300.
A Quanta, a maior manufaturadora de notebooks do mundo, planeja desenvolver um laptop deste tipo para a Sony, de acordo com fontes em Taiwan ouvidas pelo Financial Times.
A Inventec, manufaturado taiwanesa que também produz um modelo para a Hewlett-Packard, está montando um laptop de baixo custo para a Toshiba. E executivos de uma fabricante de componentes de Taiwan afirmam que a Fujitsu se prepara para produzir seu próprio modelo de baixo custo em suas instalações.
A ação tem como objetivo conter a ameaça de fabricantes de laptops baratos que vêm ganhando uma fatia do mercado das versões mais caras dos pequenos notebooks vendidos pelos grupos japoneses.
O sucesso sem precedentes do EeePC, da Asustek, lançado no ano passado, já fez com que os três maiores fabricantes de laptops - HP, Dell e Acer - anunciassem seus próprios planos para lançar notebooks de baixo custo.Estadao.com.br