domingo, 6 de janeiro de 2008

Pendrive cria PC virtual e eleva privacidade

Os usuários preocupados em acessar informações particulares em computadores públicos já podem contar com uma nova maneira de se proteger.
Drives de armazenamento com um programa instalado que permite ao usuário utilizar qualquer computador sem deixar rastros.
Um novo programa de computador conhecido como MojoPac pode transformar a maioria dos dispositivos de armazenamento em flash, disco rígido ou iPod em computadores "virtuais" capazes de executar a maior parte dos programas que funcionam no Windows XP.
Para funcionar, o dispositivo usa os recursos do computador hospedeiro --incluindo energia, o Windows XP e drives de DVD. E consegue ainda manter sua independência de máquina para máquina.
Esta independência permite aos usuários utilizar computadores públicos sem deixar vestígios do que realizaram durante a sessão em que acessaram dados no computador. Os computadores geralmente registram as atividades mesmo que fiquem ou que sejam desligados muito tempo depois.
"É uma forma inteligente de ir de uma máquina para outra", afirma Rob Enderle, fundador do Enderle Group, uma empresa de pesquisa que acompanha a indústria. "É o procedimento mais seguro que existe no momento."
Não é possível comprar um dispositivo com o programa embutido. O usuário deve criá-lo fazendo o download do programa (gratuito) num drive de computador, como os pen drives que armazenam dados em flash. Também é possível usar iPods, alguns outros players digitais e hard drives externos.
Uma vez que o MojoPac estiver instalado, os usuários devem acrescentar seus próprios programas --da mesma forma como fariam num computador normal que usasse Windows XP. A desenvolvedora do MojoPac, a RingCube Technologies, afirma que há muitos programas compatíveis, como o Microsoft Office, Adobe Photoshop e outros programas gratuitos. Outras empresas trabalham em tecnologia similar.
O MojoPac está disponível gratuitamente no site da empresa, http://www.MojoPac.com.
Por enquanto o programa funciona somente com o Windows XP, mas a empresa planeja lançar uma versão que seja compatível entre XP e Vista.
Não há planos para desenvolver MojoPacs para plataforma Mac ou sistema operacional Linux, afirmou a empresa. Reuters

Nenhum comentário: