quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Laptop 3G da Asus reconhece a cara do dono



U6S, da Asus: o notebook tem slot para SIM card e software de reconhecimento de face


O U6S, da Asus, é mais um daqueles laptops que economizam no tamanho sem cortar recursos. Pelo contrário. O modelo com 1,6 kg, tela de 12,1 polegadas e acabamento em couro testado pelo INFOLAB traz pelo menos dois diferenciais: o slot para SIM card e o sistema de acesso ao Windows Vista por reconhecimento de face.

O mais interessante é o slot para SIM card, especialmente agora que as redes 3G com HSDPA já estão funcionando. Nos testes, usamos um chip 3G da Claro para acessar a internet com velocidade decente por meio do modem HSDPA embutido, sem precisar do Wi-Fi. A configuração do discador é moleza. Basta criar um perfil com os dados de acesso à rede (nome do ponto de acesso, usuário e senha) e pronto. O bichinho já está conectado.

Longe de ser algo vital, o reconhecimento de face agrada pela comodidade. Assim que o laptop é ligado e o Windows Vista é carregado, a webcam do U6S passa a rastrear a sua área de cobertura buscando o rosto das pessoas. Quando um rosto cadastrado é localizado, o login no Windows é feito automaticamente. Nos testes o recurso funcionou bem e não foi enganado por fotos colocadas diante da câmera. Além do reconhecimento facial, o U6S tem ainda um leitor de impressões digitais para restringir o acesso à máquina.

O U6S avaliado pelo INFOLAB traz uma configuração acima da média para um notebook da sua categoria. Além de chip Core 2 Duo T7500 de 2,2 GHz, 2 GB de RAM e HD de 160 GB, ele vem com uma placa de vídeo GeForce 8400M G com 128 MB de memória dedicada. As opções de conectividade também são de primeira, com quatro portas USB 2.0 (fartura digna de laptops grandões) e saída de vídeo HDMI. Com tudo isso, mais o modem HSDPA embutido para conexão pela rede celular, que é um opcional, máquina chega ao Brasil por 6 990 reais. Sem o modem 3G, o preço do U6S cai para 5 990 reais. Em ambos os casos, o valor não inclui o sistema operacional.

De ruim, só mesmo a duração da bateria. Com o U6S trabalhando para valer, a autonomia não passou de 45 minutos.


Postado por - airton lopes - 31/01/2008

Esqueci a senha do Windows XP. E agora?

Saiba como proceder quando não for possível lembrar a senha de logon do sistema operacional.

Com a quantidade de serviços online a que todos temos acesso hoje em dia, fica cada vez mais difícil decorar todas as senhas que precisamos usar. Vez por outra a memória nos trai e acabamos esquecendo mesmo aquela password que usamos diariamente para acessar o PC.
Para quem é usuário do Windows XP, as coisas não são tão desesperadoras assim. A primeira coisa a fazer é reiniciar a máquina e pressione F8 antes que o Windows seja carregado.
Leia também:
Crie pontos de restauração instantâneos do sistema
Upgrade de desktop - saiba o que dá para atualizar
No menu de Opções avançadas, escolha a primeira, Modo de segurança. O XP então será carregado e vai mostrar uma tela de logon com os ícones dos usuários já estabelecidos e um para a conta do Administrador.
Entre como Administrador – sem senha, a não ser que você já tenha determinado uma anteriormente – e, nesse caso, você terá de lembrar-se dela.
De volta ao Windows, abra o Painel de controle e selecione Contas dos usuários. Dê um Reset nas senhas de todas as contas (ou pelo menos daquela que você não se lembra mais).
Se é possível que você consiga acessar o PC mesmo sem saber a senha dos usuários, imagine, então uma pessoa mal intencionada. Demorou, mas a Microsoft percebeu que tal fato representava uma brecha tamanha de segurança.
Tanto que no Vista tratou de esconder e desativar a conta do Administrador. Assim você não pode usá-la para driblar o login do sistema operacional.
Caso você tenha dificuldades em lidar com um número grande de senhas, que tal usar um programa para ajudar a tomar conta delas? O Password Safe é um utilitário gratuito que faz todo o gerenciamento para você. Além da senha do Windows (que esperamos você não esqueça mais), você só terá de decorar mais uma: a que dá acesso ao programa. Todas as demais serão controladas pelo software.

Por Redação da PC WORLD

Laptops venderam 183% mais em 2007, diz Abinee

Quinta-feira, 31 de janeiro de 2008 - 17h34
SÃO PAULO - Números confirmam expansão recorde do mercado de notebooks em 2007. Venda de PCs subiu 21% no ano.
A Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica) divulgou os dados consolidados da venda de computadores em 2007. No ano, foram comercializados 10 milhões de computadores. A maior parte das vendas foi de desktops.
Segundo a Abinee, 8,07 milhões de computadores de mesa foram vendidos no ano, uma expansão de 7% sobre o número registrado em 2006.
Já os notebooks saltaram para 1,912 milhão de máquinas vendidas. O crescimento deste segmento foi recorde e as vendas ficaram 183% acima das anotadas um ano antes. Na média, o crescimento do mercado de computadores (desktops mais PCs) ficou em 21%.
Na opinião do presidente da Abinee, Humberto Barbato, o setor foi beneficiado pela MP do Bem, que retirou PIS e Cofins de computadores de até 4 mil, e da expansão no crédito.
Mercado cinza – Pelas contas da Abinee, ao longo de 2007 65% das máquinas vendidas foram produtos legais, comercializados com nota-fiscal. Outros 35%, no entanto, foram vendidos no mercado cinza.
Entre os desktops, a participação do mercado cinza ficou em 29,1%. Já entre os notebooks, o mercado sem nota ficou com 37%. Os dados do mercado cinza foram calculados, a pedido da Abinne, pelo instituto IT Data.
Apesar de elevado, o mercado cinza vem recuando. Até 2006 a participação do mercado cinza era de 44%, número que recuou para 35% (desktops mais notebooks) em 2007.
Segundo a Abinee, a queda do mercado ilegal é fruto da maior repressão da Polícia e Receita Federal ao contrabando e às lojas que vendem produtos sem nota.

Felipe Zmoginski, do Plantão INFO

quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Pulseira de papel eletrônico


A pulseira da foto é feita de papel eletrônico e foi vencedora do concurso de design Red Dot em 2007. O produto foi criado pelos designers Valérie Nomain, Romain Vauchez, Ray Lei e pode ter várias aplicações. A facilidade de uso é explicada pelas características do papel eletrônico: leve, fino e portátil, além de gastar pouca energia. Uma delas seria um bracelete com um mapa equipado com GPS. Quando estiver no pulso, o GPS mostra as coordenadas. Se aberta, a pulseira funciona como um mapa, com uma interface baseada em movimentos. Usando acelerômetros, ele permite "fixar" as imagens do mapa e assim você pode explorá-lo com os dedos, como num mapa comum.Outra função idealizada pelos criadores é um tocador de MP3/MP4. Quando no pulso, o aparelho reproduz as músicas e filmes, com os controles de um player. Quando estiver aberta, pode ser usada como um visualizador de fotos, da mesma maneira de um porta-retratos.Para funcionar, a pulseira de papel eletrônico usa energia cinética. Ou seja, a energia gerada pelos movimentos do corpo de quem a está portando. PS - na foto, a pulseira está funcionando como um relógio. Gadget bem versátil, não?


Escrito por Charles Nisz às 10h17

Teclado para falar no telefone



O Japão é um dos países onde o Skype é mais usado. Para ajudar aqueles que adoram falar enquanto estão no PC, a subsidiária japonesa da Buffalo criou este teclado com fone (foto).A idéia de reunir o fone e o teclado num só dispositivo é interessante. Mas a julgar pelas fotos, o fone é pequeno e isso poderia dificultar o uso. Por outro lado, o fato do fone ser pequeno faz o layout do teclado ficar praticamente do mesmo tamanho.No Japão, o teclado-fone custará 3.980 ienes (R$ 66). Mas ainda não há preço definido para o resto do mundo.



Escrito por Charles Nisz às 14h18

sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

MacBook Air chega ao Brasil em março por R$ 6.499


Três dias após ser revelado pelas mãos de Steve Jobs, o MacBook Air já tem preço e data para chegar ao Brasil. A Apple Brasil confirmou que o laptop chega ao mercado brasileiro em março com preço estimado de 6.499 reais na sua versão com disco rígido.
O modelo com disco SSD, cuja atualização nos EUA custam exorbitantes 1.300 dólares a mais na boca do caixa (sério!), não vem tão cedo ao país.
Sim, o notebook é caro. Comparado, no entanto, com os mais de dez mil reais que a Apple pedia, até meados do ano passado, por alguns iMacs aqui no Brasil, o preço está bem justo se você precisa de um notebook sem drive óptico que impressiona qualquer indivíduo com olhos.
UOL TECNOLOGIA

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Roubo de laptop vaza dados pessoais de 337 mil eleitores nos EUA

São Francisco - Roubo de notebook sem encriptação em Nashville vaza nomes e números do Seguro Social de 337 mil eleitores antes do Natal.
O roubo de um laptop contendo número do Seguro Social em Nashville, no Tennessee, deverá custar a autoridades locais cerca de um milhão de dólares com medidas de proteção dos eleitores afetados.Responsáveis pelo departamento eleitoral da cidade afirma que ladrões entraram nos escritórios da Comissão Eleitoral do Condado de Davidson antes do Natal, levando um roteador, uma câmera digital e dois laptops Dell Latitude com nomes e números do documento, equivalente ao Registro Geral (RG) no Brasil, de todos os 337 mil eleitores registrados.Os eleitores começaram a ser avisados sobre a brecha de segurança no começo de janeiro e a administração local está oferecendo às vítimas um ano gratuito de proteção anti-roubo da Debix Identity Protection Network.A Debix afirmou que de 25% a 35% das vítimas deste tipo de roubo normalmente aceitam o serviço. Com a cidade pagando menos de 10 dólares por conta, o preço do roubo deverá chegar perto de um milhão de dólares. Desde que a lei estadual de vazamento de dados foi colocada em prática, o roubo de laptops não encriptados pode se tornar um grande problema para qualquer organização que armazene dados confidenciais."É uma prática bastante ruim manter informações confidenciais sobre indivíduos, incluindo nomes e Seguros Sociais, em um laptop sem segurança ou em qualquer outro aparelho removível.", afirmou o diretor de política do Privacy Rights Clearinghouse, Paul Stephens.Roubos de laptops já foram veículos para o vazamento de dados confidenciais de empresas como AT&T, Gap e Chicago Public School nos últimos meses.
Robert McMillan, editor do IDG News Service, de São Francisco.

Impressora fotográfica cabe no bolso

O produto, chamado de Polaroid Digital Instant Mobile Photo Printer, foi demonstrado na International Consumer Electronics Show (CES), que está sendo realizada em Las Vegas (EUA). É do tamanho de um baralho e pesa 226 gramas.
A mini-impressora se comunica sem fios com o celular ou outro dispositivo, por Bluetooth. Também pode receber os dados por cabo USB. A tecnologia de impressão, desenvolvida pela empresa Zink, é inovadora: não requer tinta comum, pois utiliza cristais minúsculos que derretem com o calor e tingem o papel.
Segundo a Polaroid, o processo de envio da foto e impressão dura cerca de 60 segundos. A bateria é capaz de dar conta de 15 impressões.
A Polaroid e a Zink pretendem lançar o produto no mercado norte-americano no segundo trimestre, por aproximadamente US$ 150.
Kátia Arima, da INFO

Saiba como abandonar o Windows Vista e migrar para o XP

da Folha de S.Paulo

Se você comprou uma máquina com Windows Vista Ultimate ou tem a versão Business na sua empresa, pode pedir seu CD do XP para a própria Microsoft pelo 0800-888-4081.
A regra é a seguinte: olhe no seu CD e veja se a licença é OEM ou FPP. No primeiro caso, a Microsoft oferece o XP sem custo, porque o sistema cria um vínculo com o computador, ou seja, não pode ser instalado em outro PC.
No segundo, como o usuário pode instalar e desinstalar o programa em qualquer máquina, a empresa não oferece a possibilidade de substituí-lo pela versão anterior.
Quem adquiriu caixa ou máquinas com outras versões do Windows terá de comprar o CD do XP

"USB sem fio" rouba a cena em feira de tecnologia de Las Vegas

Em breve será a vez dos fios de USB (Universal Serial Bus) desaparecerem, graças ao surgimento do USB sem fio, cujas primeiras aplicações industriais foram apresentadas na CES 2008.
Bem mais potente que as ondas Bluetooth, que podem apenas ligar aparelhos pequenos como os teclados, os mouses ou os fones de ouvido de um telefone celular, o USB sem fio permitirá conectar ao computador os monitores, as impressoras, as máquinas fotográficas, os discos rígidos externos e os scanners, entre outros.
Segundo o diretor de marketing do USB Implementers Forum, Jon Kenton, a conexão pode chegar de 3 a 10 metros. Uma das pioneiras, a empresa DisplayLink apresenta no CES um grande exemplo do potencial desta tecnologia, exibindo vários monitores ligados a um computador por USB sem fio, uma tecnologia que interessa à maior parte das grandes marcas.
Facilitará também a vida das grandes empresas, onde com freqüência um só computador é equipado com vários monitores, ou onde vários computadores são conectados à mesma impressora na outra extremidade do escritório, de onde uma montanha de cabos se espalha pela sala.
A empresa Gefen propõe um transmissor que conecta ao computador quatro aparelhos de USB sem fio, a uma distância que pode chegar a 30 metros. "Em quatro ou cinco anos, é provável que todo USB seja sem fio", diz Tanguy LeBorgne, vice-presidente do grupo de informática Pinnacle.

Folha OnLine

Veja e grave programas da TV no seu notebook




Folha OnLine


"Li em um artigo do seu jornal em dezembro que a saída HDMI permite ligar o notebook diretamente a uma TV, tornando possível gravar e reproduzir conteúdo em alta definição. Fui informada que para executar esse procedimento seria necessária uma placa de TV no notebook e que a HDMI não faria diferença. Minha intenção seria armazenar um programa de TV, mesmo que não seja em alta definição, no HD do notebook, gravar num DVD e assistir em um reprodutor de DVD de mesa. É possível? De que forma?"Sílvia Gaspareto

HDMI promete ser um novo padrão na conexão de aparelhos de áudio e vídeo
A saída HDMI promete ser um novo padrão na conexão de aparelhos de áudio e vídeo. Um único cabo é o responsável pelo envio dos dois sinais.
A saída HDMI do notebook pode ser usada para conectar sua saída diretamente a uma TV de LCD ou plasma que tenha esse tipo de entrada. Nesse aspecto a saída HDMI é apenas uma outra saída, junto com a saída VGA usada para ligar o notebook em um monitor externo ou projetor.
Reprodução
Placa para recepção de TV digital é um dos caminhos para ver programas no notebook
Para gravar um programa você precisa de um receptor de TV, analógica ou digital que é ligado a uma das portas USB do micro. Esse aparelho vai permitir que você assista aos programas. Ele normalmente tem um software que permite a gravação das transmissões no disco rígido, nos formatos mpg, wmv ou AVI.
Uma vez gravado o arquivo da transmissão você pode usar um programa para gravar um DVD convencional para assisti-lo em qualquer aparelho de DVD.
A tec-Toy lançou uma placa para recepção de TV digital chamada mobTV com preço de lista de R$369,00 que executa estas tarefas.
Para fazer o mesmo com canais da TV analógica, você tem que comprar outro receptor como a Pixelview Play TV 405 - USB.



José Antonio Ramalho é escritor, jornalista e fotógrafo. Publicou 102 livros sobre tecnologia, mitologia grega e fotografia, traduzidos para o inglês, espanhol, polonês, indonésio e chinês. Ganhou dois prêmios de jornalismo técnico

Portabilidade é o atrativo do Eee PC


Do tamanho de um livro, o Asus Eee PC 4G conta com uma boa configuração: processador Intel Celeron M ULV 353, 512 Mbytes de memória, disco de 4 Gbytes, tela de sete polegadas, entrada para cartões de memória, conexões para rede e Wi-Fi e sistema operacional Linux. É mais potente e versátil do que os PDAs e tem mais mobilidade do que a maioria dos notebooks. Seu preço é próximo dos de outros laptops com configurações um pouco melhores, mas estes não oferecem tanta portabilidade. Para um aparelho que atrai pela mobilidade, porém, seria melhor se a bateria durasse mais do que as cerca de três horas que suportou nos testes.

Paul Sakuma/AP

Tecnologia Eye-Fi une cartões de memória e conexão sem fio


Com o produto apresentado na Macworld, é possível enviar fotos da câmera digital direto para a internet


Como o próprio nome diz, o Eye-Fi une os conceitos de wireless (conexão sem fio) com cartão de memória. Significa ser possível tirar fotos com uma câmera digital e transferi-las para o computador sem necessidade de cabos. Tudo pelo ar, como as conexões Bluetooth.

O anúncio da integração com os Macs foi feito nesta terça-feira, 15, pela fabricante dos cartões de memória. Também há compatibilidade com os sistemas operacionais Leopard e Safári. Além da conexão entre câmera e computador, pelo Eye-Fi é possível postar em sites de compartilhamento de fotos ou blogs as imagens preferidas, via wireless (desde que o usuário tenha acesso à rede).

O novo cartão chegará às lojas americanas pelo preço de US$ 99,99 e tem capacidade de armazenamento de 2 gigabytes.


Estadao Tecnologia Informatica

LapDome: A Friggin' Tent For Your Laptop...Seriously [Pitch A Tiny Tent]


The next time you are on a camping trip, don't forget that your precious laptop needs shelter too. That's where the LapDome comes in. In all semi-seriousness, the LapDome is intended to offer "privacy, security, and protection from the elements, but most of all, computer screen visibility outdoors in the daytime."
Amusingly enough, the device comes in four different varieties: The Planet Rambler backpack, The Planet Business shoulder bag, The Collapsible compact carry bag, and The Junior for small DVD players (and possibly UMPCs). Don't get me wrong, Its not that they are completely ridiculous —in fact, LapDomes could be quite handy. It just looks completely ridiculous. But hey, at least it is better than this thing. Available for $24.95 to $79.95.

Pilha ecológica é recarregada com saliva ou urina


A empresa japonesa NoPoPo está apresentando na CES 2008, que acontece em Las Vegas, uma pilha que funciona com qualquer tipo de líquido, inclusive urina e saliva. É só colocar o líquido dentro de um recipiente no interior da bateria com uma pipeta.

Criada com o objetivo de não ser prejudicial ao meio ambiente a pilha funciona com água, álcool e até saliva e urina. O princípio de funcionamento do aparelho é a mistura de magnésio e carbono que acontece no momento da mistura. A reação produz até 500 milliamp/hora (mAh) de duração, mais ou menos o mesmo que uma pilha comum.
De acordo com o fabricante, as pilhas têm vida útil de 10 anos, mas podem ser recarregadas um número limitado de vezes. As baterias vêm nos tamanhos AA e AAA.

Câmera de vídeo discreta ajuda polícia americana


Os policiais de Seattle apresentaram na feira CES, que aconteceu em Las Vegas entre os dias 7 e 10 de janeiro, a VIEVU PVR uma câmera de vídeo portátil do tamanho de um pager com notável capacidade de armazenamento.

Segundo o site TG Daily, basta que o usuário deslize para baixo uma capa protetora da lente para que a câmera inicie a gravação do vídeo, ou então fechá-la para finalizar a operação.
Com um clipe, a câmera de 140 gramas pode ser presa na roupa ou em outra superfície, mas o mais interessante é a alta capacidade do dispositivo. Em sua memória flash, a VIEVU grava até quatro horas de vídeo em formato MPEG4, na resolução de 640 x 480 e até 30 quadros por segundo.


A VIEVU é capaz de gravar em escuridão completa e é a prova d'água, sendo assim é ideal para documentar ações da força policial, conforme pode ser lido no comunicado oficial do produto.
A bateria possui autonomia suficiente para quatro horas de gravação, ou seja, a cada recarga é possível preencher por completo a memória flash, que é descarregada para o computador através de uma porta USB.
Embora tenha sido criada por policiais, a câmera também está disponível para civis (PVR-LE) por US$ 500. Uma versão mais completa (PVR-PRO), com criptografia NSA, é vendida por US$ 700.
Mais informações e imagens da câmera podem ser vistas em vievu.com.


Magnet

Spam pela impressora pode aparecer em breve

O especialista em segurança Aaron Weaver publicou seus estudos a respeito de uma deficiência de segurança de impressoras conectadas em rede e que permitiria que spammers utilizassem uma forma ainda mais eficiente de abordagem.
Segundo o site heise Security por padrão as impressoras em rede utilizam a porta 9100, à qual estão conectadas ininterruptamente. Sabendo disso, spammers poderiam criar pequenos trechos de código embutidos em tags capazes de enviar blocos de textos diretamente para o periférico.
Weaver explica que o exemplo mais básico de ataque seria modificar a tag de inserção de imagem em uma página HTML para que esta recebesse o IP da impressora local e a porta, bem como um texto qualquer. Determinar o endereço IP local de uma impressora não seria difícil, já que na maioria das vezes esta recebe um entre os 16 primeiros endereços do bloco de IPs 192.168.0.0.
Fora o exemplo básico, Weaver explica que uma técnica mais funcional poderia ser utilizada, através de um formulário HTML utilizando o método POST. Com este formulário, os spammers poderiam utilizar textos ASCII pré-formatados.
Ambas as técnicas exigem que o navegador receba um aviso de esgotamento do tempo limite de conexão, que acontece por conta de uma falha na resposta da impressora. Porém este obstáculo seria facilmente transposto através de um pequeno código JavaScript com o método setTimeout, por exemplo.
Em seu estudo, Weaver sugere como solução a criação de uma senha de administrador para a impressora, ou então a conexão do dispositivo a um servidor seguro de impressão. Contudo, ambas opções não facilmente implementáveis pelo consumidor final, o que pode transformar o spam impresso em prática no futuro.
Um PDF com a pesquisa de Aaron Weaver pode ser lido, em inglês, no endereço tinyurl.com/3yvtkf.
Magnet

LG mostra UMPC baseado em chip da Intel

A LG apresentou um Ultra Mobile PC (UMPC) baseado no processador de 45nm Silverthorne, da Intel, que ainda não foi lançado. Com tela WVGA de 4,8 polegadas sensível ao toque e teclado Qwerty, o UMPC mede 148,4 x 92 x 29,2mm e pesa 590 gramas.
Além da CPU Silverthorne e do chipset `Paulsbo´ ¿ chamados pela LG de Menlow e Silverthorne, respectivamente (Menlow é o codinome da plataforma UMPC da Intel como um todo) ¿ a máquina roda Windows Vista Home Premium, tem 1GB de memória DDR2 e HD de 40GB, e oferece conexão Wi-Fi, HSDPA 3G, informou o site Reg Hardware.
Até o momento, a LG não divulgou nenhuma informação sobre data e preço do futuro lançamento, mas apontou que o UMPC é voltado para os mercados europeu, asiático e canadense. Mas o site americano da PC World arrisca que o protótipo pode nem chegar a ser lançado comercialmente, citando um representante da LG presente no estande da empresa na CES, que teria afirmado que a companhia está sofrendo com a curta duração da bateria e com problemas de uso do teclado.
Magnet

Via estréia laptop ultraportátil de US$ 399



SÃO PAULO – A Via revelou, nos Estados Unidos, modelo de PC ultraportátil que será vendido por US$ 399.
O computador usa processador Via de 1,4 GHz, tem HD de 30GB, saída de vídeo digital DVI-I e web cam integrada. Chamado de CloudBook, o computador ser produzido pela Everex, na Califórnia, e sai de fábrica com gOS, sistema operacional Linux.
O gOS acompanha OpenOffice.org instalado, aplicativos da Mozilla e Skype. Segundo a Via, o computador apresenta baixo consumo e sua bateria suporta até 5 horas de uso contínuo sem recarga.
Felipe Zmoginski, do Plantão INFO

Apple revela MacBook Air, "o notebook mais fino do mundo"


A Apple revelou nesta terça-feira, em sua feira MacWorld, o que diz ser "o notebook mais fino do mundo". Trata-se do MacBook Air. O produto foi apresentado pelo dono da empresa, Steve Jobs, que fez questão de tirá-lo de dentro de um envelope ofício para reforçar suas proporções. Como já havia vazado na mídia, Jobs também anunciou um serviço de aluguel para filmes pelo iTunes e turbinou produtos da Apple que já estão no mercado, incluindo novos serviços para iPhone, iPod Touch e a Apple TV.


O computador tem 1,93 cm de espessura e peso total de 1,36 quilo. Segundo Jobs, a máquina é “o notebook mais fino do mundo”. O computador, que sai de fabrica com o sistema operacional Leopard, tem tela de 13´3 polegadas wide, 2 GB de RAM e 80 de HD. O disco rígido pode ser expandido por meio do uso de cartões de memória flash de até 64 GB.
O computador possui ainda trackpad multitouch, o que permite dar zoom em imagens ou mudar de aplicativo no desktop apenas tocando o trackpad. O MacBook será vendido com preço a partir de US$ 1,8 mil nos Estados Unidos e oferece duas opções de processador, um Intel Core 2 Duo de 1.6 GHz ou de 1.8GHz. O computador tem ainda web cam embutida.
Felipe Zmoginski, do Plantão INFO

Eee PC killer coming from Acer?

Is Acer prepping to go head-to-head with ASUS in the surprisingly hot low-cost laptop market? A Chinese-language Commercial Times report says so. The laptops are expected to carry 8- and 9-inch displays when launched "late in the first quarter or early second quarter" and priced to compete directly with the Eee. Of course, ASUS is planning their own refresh about that time so Acer (and Everex) had better keep on its toes.

Mini Discos Lacie


Remember that 1.3-inch hard drive that Samsung cut loose at CES? Even if that somehow managed to get lost in the blur, you can refocus a bit now that LaCie has decided to slip it into its forthcoming Little Disk and USB Key Max. Reportedly, the devices will be available (as in, real soon) in 30GB / 40GB flavors, and yes, they'll now fit into even tighter jeans. We'll hand it to 'em -- that's quite a bit of space for Deep Purple jams, receipt scans and interoffice love letters, but you'll have to pony up at least $119.99 for the Little Disk (now with more little!) or $109.99 for the USB Key Max.

US ROBOTICS lança Fax Modem 56K USB !!!

Em uma época em que estamos falando de rede sem fio, WiMax, banda larga, aparece a US ROBOTICS e lança um fax modem. Incrivel.

Mas a verdade é uma só. E quando voce fica sem estas conexões Nada como o velho, lento e “salvador” fax modem.

Um novo conceito by Fujitsu

Fujitsu's Fabric PC and Three Other Forward-Looking Concepts [Future Tech]
10:00 06/01/2008, adam frucci,
Fujitsu just unveiled a few futuristic concept gadgets, the most interesting of which is probably a fabric laptop. Sure, there's no word on just how they'll make a computer that's "soft, pliable, and can comfortably be carried like portfolio of paper," but it sure is a neat idea. The other concepts are an electronic card viewer, a salesclerk browser, and a customer browser. Check out the gallery below for big images and hit the jump for the official release.
galleryPost('fujitsuconcepts', 6, 'Fujitsu Concepts');
Card Viewer - An information device which consists of a main part and two or more "electronic paper" sleeves which are detachable. These can be used for sharing data, information, directions, etc... Simply detach a display and hand it to a friend or colleague. The information stays on the screen.
Clerk Browser - An information terminal which a salesclerk uses in stores, like a boutique, super store, car dealership, etc... It attaches to the wrist and is used to provide information to help customers. Product information like bridal registries, inventory levels, specifications, product locations; and customer data like buying patterns, other products customers buy, recommendations if product is out of stock.
Fabric PC - Based on the concept of electronic paper, this PC supports varying usage models due to the flexibility provided by the display. The unit is soft, pliable, and can comfortably be carried like portfolio of paper. Yet it is a fully functional PC that can be used as a notebook, notepad, address book and digital map.
Customer Browser - An information device which consists of an easy to carry store and product reference device. Maps of the store complete with product location, descriptions, detailed information, and on-line help. Customers can register products, scan devices to have alerts emailed to them for up-coming sales, register for weddings, make purchases for delivery, etc...

FUJITSU LANÇA MINI NOTEBOOK


LIFEBOOK U810 com tela de 5.6” tem a grande vantagem de poder rodar a tela e transformar em um TABLET. Pesando apenas 700 gramas, tem 1GB de memoria, HD de 40GB, WebCam, Rede sem Fio, Bluetooth e Windows Vista. Tudo isto por US$ 999 nos EUA.....Esta é a maquina do Ayres !!!

segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

O QUE VEM POR AI NOS NOTEBOOKS DE 2008

Vou apenas listar as novas tecnologias que vão impactar os notebooks de amanhã:
- Armazenamento > Solid-State Drives ( imagine que um HD trabalhando a 5.400 rpm tem um tempo medio de acesso de 17ms. O SSD tem 0.11ms )
- Tela LCD > LED-Backlit ( ecológico, mais côr , 25% menos consumo de bateria do que o tradicional CCFLs – Cold-cathode Flurescent Tubes )
- Sem Fio > WIFI 802.11N & WUSB (Wireless USB)
- Banda Larga > acesso em qualquer lugar
- Processador > Intel Core 2 Duo Extreme X7900
- Alta Definição > HDMI & DIRECTX 10 & HD DVD & Blu-Ray

Por isto, não se preocupe muito com o notebook que voce está comprando hoje e nem pense naquele argumento "quero 1 notebook que me sirva bem pelos proximos 3 ou 4 anos".

Belkin Laptop Hideaway Is a Computer Caddy


You know those remote caddies—often shaped like dogs, cats and other cute, inedible animals? Belkin is releasing such a product of their own called the Laptop Hideaway. Designed to sit easily beside a chair or desk, and be transported ala purse man bag, the Laptop Hideaway holds laptops up to 15.4" along with power cords and, strangely enough, magazines. Find it for $49.99 this month

Belkin Backpack and Ceylon Messenger


Belkin is getting into the bag game with two of their newest products. The Beklin Backpack ($59) and Ceylon Messenger ($49....and not to be confused with the sometimes cute Cylon robots), both accommodate laptops up to 15.4" and feature water-resistant nylon shells along with soft inner linings that will keep you precious safe. Hit the jump for a pic of the backpack, and expect to see these on store shelves this month

Wi-Fi Finding Laptop Bags Make Complete Sense


There are a lot of Wi-Fi finders out there, including a Wi-Fi finding shirt, but few are as practical as a finder embedded in a laptop bag. After all, not having to pull your laptop out of the bag to look for a signal is a great time saver when you are hopping around town looking for some freebie bandwidth.The "Wifinder" lineup of laptop bags from Soyntec offer four different styles to choose from, ranging from €43 (about $62) to €43 (about $101).

Intel Silverthorne UMPCs Are Dreamy Goodness

With Intel's new Silverthorne processor, we can expect a whole new line of smaller, faster and more power efficient UMPCs...many of which we spotted today. We groped models from Aigo (a touchscreen slider with 3MP camera), Clarion (nonworking but small), Lenovo and Toshiba (a blingtastic but a bit slow). A mixture of final products and prototypes, we were most impressed by the promising Aigo, with gesture recognition that, even if a little rudimentary, fulfills our tiny gadget obsession. Scratch that, we were most impressed by a bookmark-looking concept that was promised to be form-achievable one year from now. Feast on the eye candy below while we wait on more complete details

07/01/2008, Mark Wilson,

Ridata Intros 128GB SATA SSDs, Speeds Past Competition [Ces 2008]


Diamond Bar, Calif.--Jan. 07, 2008 --Advanced Media, Inc., manufacturer and marketer of the popular Ridata brand of recordable CD and DVD media, electronic storage products, and digital media accessories, announced the introduction of a non-volatile 2.5" SATA Solid State Disk (SSD) that truly burst reads at an amazing rate of 300MB per second. The faster speed Serial ATA (SATA) drive is available in 32GB, 64GB and 128GB capacities.
"SSD drives offer a host of benefits over traditional hard disk drives. Cool and silent running; fast data access times; dependability and resistance to harsh environments make SSD drives a serious contender for virtually replacing Hard Disc Drives," remarked Harvey Liu, Advanced Media President. "The read rate of our 2.5" SATA SSD drive provides users with a phenomenally fast speed. For instance, it reduces boot up and seek times to mere seconds, while installation of new software programs can be accomplished in seconds rather than minutes."
Data IntegrityThe Ridata SSD drive is inherently resistant to vibration, shock, and temperature extremes. It is very reliable with more than 4,000,000 hours Mean Time Between Failures (MTBF). Data integrity is further supported by static wearing leveling and Reed-Solomon ECC(RS-ECC 6/8/10 symbols). With a SMART features and write endurance cycle (P/E) of more than 2,000,000 times, the Ridata SSD drive is built to securely write and store critical data.
NAND Flash Technology
The Ridata 2.5" SATA SSD drive is a cutting-edge solid-state flash disk, based on NAND flash technology. It has no moving parts, which allows it to be virtually silent, run cooler, and use less power than a traditional hard disk drive. It is NAND technology that provides the drive's data transfer rates of up to 170MB per second for maximum sequential read.
Using single-level-chip technology, the Ridata SSD drive provides consistent performance, handles operating temperature up to 85˚F, and has extremely low-power consumption in comparison to a traditional hard drive. The Ridata SSD is among the lightest-weight storage drives available. It is excellent for performance-driven and rugged environments, such as laptops, and industrial, professional, and military applications.
Performance
The drive requires only a five-volt power supply. Because of its low-power consumption, user time on a laptop or other mobile computing application is dramatically extended. Having no mechanical parts, low power consumption, and minimal heat generation, the Ridata SSD drive is a natural alternative for a greener environment.
MechanicalMeeting bus interface industry standard Serial ATA (SATA) ensures there are no host compatibility or upgrading issues. The Ridata drive offers reliable temperature (0 to 70C) and humidity resistance, assuring long-lasting data storage. The 2.5" drives weighs 64.5 grams with dimensions of 101.85 x 69.85 x 9mm.
Availability
The Ridata burst read up to 300MB/ps and up to 170MB sequential read transfer rate 2.5" SATA - as well as its 1.8" IDE - based SSD cards are available through system integrators, selected retailers, and Ridata distributors. Visit www.ritekusa.com for more information.
About Advanced Media (RITEK USA)
Advanced Media, Inc. is a subsidiary of RITEK Corporation, the world's largest optical media manufacturer. Advanced Media is the sole North and South American marketer and distributor of the RIDATA brand of recordable CD and DVD media as well as other types of electronic storage media. , Since its formation in 2001, Advanced Media has experienced phenomenal annual growth and is already a leading marketer of electronic storage products in the American market.
The Ridata brand offers an extensive line of flash memory products including the cutting edge Solid State Drive (SSD) Series and up to 16GB 266X CF Cards. The brand also features USB EZ Drives including the award-winning Yego USB Hub drive and other USB drives such as the Twister USB drive. Ridata's cornerstone products include Blu-Ray DVD series, HD DVD series, DL DVD-R/+R, DVD+/-R/RW, and CD-R/RW
RITEK for years has been defining and redefining the optical storage market. Around the world, its name is synonymous with innovation, quality, and unparalleled consistency. Its ISO 14001, ISO 9001, ISO 9002, OHSAS 18001, and Green mark certification from the EPA prove RITEK's commitment to quality control.

iRiver UMPC Has Touch Screen, Flash Storage and Super Cuteness [Umpc]


The Goods
The iRiver Wing is a cute little UMPC with a touchscreen and 4GB of flash storage. It's got Wi-Fi, obviously, and supposedly is instant-on. No word on the battery life.
The Catch
It runs Windows CE Pro for the OS, and the keyboard looks like it could be difficult to pound on.

OQO Going 64GB SSD and Sunlight Viewable Screen Version [UMPCs]


Isto significa que cada vez mais fabricantes estao entrando na era dos SOLID STATE DRIVE. E esta tela que mesmo com o sol forte, consegue-se enxergar super bem, é demais.

LG has mystery HSDPA QWERTY device at CES


What the? Looks like LG is entering the ultra-portable, bastardized-UMPC / MID game this week at CES. When it pops, we'll be looking at a 4.8-inch touchscreen, 1GB of RAM, 40GB disk, HSDPA, WiFi, Bluetooth, and sliding QWERTY all wrapped around Intel's Menlow platform. The OS, price, and lots of other useful information is still missing

ASUS U2E Is A Light, Leather Bound Notebook That Is Heavy On Features [Ces 2008]


The U2E notebook from ASUS brings a 32GB SSD, an LED backlit panel and a small-lens webcam to an 11-inch, 2-pound, leather notebook. The coolest feature announced so far is definitely the Smart Logon Face Recognition. This software keeps the computer secure by using the webcam to scan the face in front of it and only grant access after a positive facial scan. The U2E will be available in brown or black, but pricing and availability have not yet been announced. See the gallery for more hot pics

Philips inova em porta-retrato com display digital


AMSTERDÃ - Enquanto todo mundo está preocupado com o WiFi, RSS e outras novidades para suas fotos digitais, a Philips se atém ao básico com seu auto-intitulado Porta-Retrato de Display Digital, segundo material publicado no blog de tecnologia Engadget. A empresa apresentou nesta segunda-feira, 7, sua nova linha de eletrônicos.

Disponíveis nos tamanhos 14,2 centímetros, 17,8 cm e 20,3 cm, as novas molduras apresentam tecnologia para "esticar" as cores da imagem até as bordas do porta-retrato e também a função "montagem", que permite a visualização de diversas fotos ao mesmo tempo.

Os preços variam de US$ 70 (aproximadamente R$ 122,5) a US$ 140 (R$ 245). Todos os modelos serão lançados na primeira quinzena de 2008.


estadao.com.br informatica tecnologia

Intel's mobile Penryn processors for laptops live

12:49 07/01/2008, Thomas Ricker

No surprises here, as we've been expecting Penryn to roll today. Thing is, we thought they'd at least wait until the press conference scheduled a bit later this morning. Nevertheless, they're here. Intel's powerful, energy efficient, 45-nm Penryn processors for laptops. The 16 new processors brings Intel's Penryn family to 32 in total. Among the sweet new 16, only 5 are heading to our beloved portables. The press release doesn't get into specifics about CPU models, prices, or clock speeds. However, we're pretty sure we've got the details on those already. Expect more in the next hours after the Intel presser kicks off.

Como desativar o mouse touchpad do notebook?

É comum encontrar usuários de notebooks irritados com o mouse touch pad que acompanham os equipamentos, seja pelo desconforto ou pela falta de costume. Mas esse “sofrimento” pode ser resolvido de duas maneiras bem simples. A maior parte dos equipamentos permite essa ação via hardware, ou seja, o próprio toch pad tem um botão que, pressionado, desativa o dispositivo.
Porém, no modelo em questão, porém, tal botão não está presente. Nesse caso, a desativação do touchpad poderá ser feita de duas formas. Caso exista um software especial para controle do dispositivo (veja isso nos programas instalados), entre nele e desative o touchpad por meio dele.
Caso contrário, utilize o Windows para fazer isso. Selecione Iniciar, Configurações e Painel de Controle. Depois, dê um duplo clique no ícone Sistema. Selecione a aba Hardware e dê um clique no botão Gerenciador de Dispositivos.
Na janela que se abrir, clique no sinal "+" que está ao lado do item Mouse e outros dispositivos apontadores. Você deverá ver pelo menos dois dispositivos disponíveis - o touchpad e seu mouse externo.
Clique com o botão direito sobre o touchpad e selecione a opção Desinstalar. Caso deseje utilizar o dispositivo novamente, basta seguir os passos acima e escolher a opção Instalar.

Por Nando Rodrigues, da PC WORLD

domingo, 6 de janeiro de 2008

Novo ultra portátil da E-Lead


O Noahpad é o novo ultra portátil da E-Lead, fabricante taiwanesa. O aparelho deverá ser lançado em janeiro, nos EUA, na feira de eletrônicos CES. O sistema operacional é o Ubuntu 7.10. Mas também é possível rodar o Windows XP no dispositivo.Com um processador de 1 GHz, o Noahpad tem 30 GB de capacidade no HD e 512 MB de memória RAM DDR2. O microfone e os alto-falantes estão embutidos no aparelho e o peso do ultra portátil é de 780 gramas. A tela é de 7".

Escrito por UOL Tecnologia às 15h56

Mini projetor sem fio


Um projetor sem fio para conectar com o notebook, celular e PDA (foto). Essa é a novidade a ser lançada pela Microvision na feira de eletrônicos CES, que acontece este mês nos EUA.O aparelho usa laser para projetar as imagens em 848 x 480 pixels, o dobro da resolução conseguida pelos projetores similares. O raio de ação do projetor é de até 2,5 metros. A bateria do projetor aguenta até duas horas e meia de funcionamento.
Escrito por Charles Nisz às 19h15

Pendrive cria PC virtual e eleva privacidade

Os usuários preocupados em acessar informações particulares em computadores públicos já podem contar com uma nova maneira de se proteger.
Drives de armazenamento com um programa instalado que permite ao usuário utilizar qualquer computador sem deixar rastros.
Um novo programa de computador conhecido como MojoPac pode transformar a maioria dos dispositivos de armazenamento em flash, disco rígido ou iPod em computadores "virtuais" capazes de executar a maior parte dos programas que funcionam no Windows XP.
Para funcionar, o dispositivo usa os recursos do computador hospedeiro --incluindo energia, o Windows XP e drives de DVD. E consegue ainda manter sua independência de máquina para máquina.
Esta independência permite aos usuários utilizar computadores públicos sem deixar vestígios do que realizaram durante a sessão em que acessaram dados no computador. Os computadores geralmente registram as atividades mesmo que fiquem ou que sejam desligados muito tempo depois.
"É uma forma inteligente de ir de uma máquina para outra", afirma Rob Enderle, fundador do Enderle Group, uma empresa de pesquisa que acompanha a indústria. "É o procedimento mais seguro que existe no momento."
Não é possível comprar um dispositivo com o programa embutido. O usuário deve criá-lo fazendo o download do programa (gratuito) num drive de computador, como os pen drives que armazenam dados em flash. Também é possível usar iPods, alguns outros players digitais e hard drives externos.
Uma vez que o MojoPac estiver instalado, os usuários devem acrescentar seus próprios programas --da mesma forma como fariam num computador normal que usasse Windows XP. A desenvolvedora do MojoPac, a RingCube Technologies, afirma que há muitos programas compatíveis, como o Microsoft Office, Adobe Photoshop e outros programas gratuitos. Outras empresas trabalham em tecnologia similar.
O MojoPac está disponível gratuitamente no site da empresa, http://www.MojoPac.com.
Por enquanto o programa funciona somente com o Windows XP, mas a empresa planeja lançar uma versão que seja compatível entre XP e Vista.
Não há planos para desenvolver MojoPacs para plataforma Mac ou sistema operacional Linux, afirmou a empresa. Reuters

Hitachi irá descontinuar sua linha de discos rígidos pequenos

TÓQUIO (Reuters) - A japonesa Hitachi afirmou que irá descontinuar gradativamente seu negócio na linha de drives de discos rígidos pequenos devido à acirrada concorrência com os chips de memória flash. A empresa anunciou ainda que irá se concentrar agora na produção de drives de 2,5 e 3,5 polegadas.
"Não estamos mais tentando obter novos clientes para nossos pequenos drives... e como não teremos mais novos clientes, o tamanho desse setor deve ser reduzido", afirmou um porta-voz da Hitachi.
Contudo, a empresa continuará a oferecer drives de disco de 1,0 e 1,8 polegada, que são principalmente usados em players portáteis de mídia e outros aparelhos, para clientes já existentes.
Os drives de disco rígido maiores, usados em computadores pessoais e servidores, possuem uma vantagem de custo contra os chips flash NAND, mas a lucratividade para drives de 1,0 e 1,8 polegadas foi muito afetada no mercado depois do aumento da capacidade de armazenamento e queda nos preços dos chips NAND.
A Hitachi lançou cerca de 560 mil unidades de drives de 1,8 polegada no período de julho a setembro de 2007, ou 2,3 por cento do total de drives produzidos. Foram lançados ainda 3 mil unidades dos drives de 1,0 polegada no período.
(Por Kiyoshi Takenaka)

'Ensine' o teclado do notebook a falar português corretamente


No embalo das festas de final-de-ano, muita gente resolve comprar seu primeiro notebook (ou mesmo trocar o seu velho equipamento por uma máquina nova). Quem escolhe fazer isso de fornecedores idôneos, que entregam o PC com sistema operacional instalado (em versões oficiais, diga-se de passagem), dificilmente encontra problemas de configuração.
O mesmo não se pode dizer, porém, de equipamentos montados sem o devido cuidado ('equipados' com sofwares piratas) ou máquinas importadas - situação comum de quem retorna de viagem de férias e que resolveu aproveitar o preço mais baixo que tais equipamentos têm, principalmente nos Estados Unidos.
Uma das queixas mais recorrentes dos usuários desse segundo grupo é a dificuldade de lidar com o teclado do equipamento na hora de usá-lo para escrever textos em língua portuguesa. Infelizmene, tal problema também afeta quem, por alguma razão, perdeu a configuração do teclado; o usuário não faz nada de diferente e, de repente, o teclado deixa de funcionar como deveria.
Por isso, não estranhe se, ao digitar a tecla “Ç” (isso no caso de tal tecla estar disponível no teclado em questão), o que surgir na tela for “;”. Ou ao tentar colocar acento agudo, surpreendentemente aparecer um colchete ("[") ao lado da letra a acentuar. Independentemente da causa - máquina nova ou teclado desconfigurado - não se desespere. Basta ajustar a configuração do sistema operacional para que as coisas funcionem (ou voltem a funcionar) como deveriam.
Qual teclado?Antes de fazer qualquer coisa, dê uma olhada no seu teclado. Você precisa identificar qual layout (disposição básica das teclas) ele possui. Uma dica: se contiver a tecla “Ç”, então o teclado é do tipo ABNT2 (que muitos erroneamente denominam 'padrão brasileiro'). Se este (útil) tecla não existir, o teclado tem grande chances de ser ABNT (antigamente conhecido por 'padrão americano'). Mesmo os teclados ABNT2 e ABNT podem apresentar algumas variações, para acomodar teclas com funções específicas.
Tais layouts são os mais comuns de se encontrar - máquinas compradas nos Estados Unidos têm teclado compatível com o padrão ABNT. Menos populares, são teclados utilizados na Europa (por exemplo, pode-se encontrar uma tecla que tem o símbolo "₤" ou "€", respectivamente para libra esterlina ou euro).
ConfigureQuem usa o Windows XP deve seguir as orientações abaixo para fazer o sistema operacional trabalhar adequadamente com o teclado disponível:
1. Clique no botão Iniciar, entre em Painel de Controle e acesse o ícone Opções Regionais e de Idioma.
2. Na aba Idiomas e pressione Detalhes.
3. Na opção Idioma de entrada, clique em Adicionar e selecione o idioma compatível com o seu teclado - na maioria dos casos é o Português (Brasil). Em Layout do teclado, escolha Estados Unidos (Internacional) se o seu teclado não tiver a tecla "Ç", ou Português (Brasil-ABNT2) se o seu teclado tiver esta tecla.
4. Dê OK nas três janelas que foram abertas e teste a configuração em algum editor de texto. Combinações diferentes podem ser necessárias para configurar teclados que tenham teclas com funções específicas.

Por Monica Campi, especial para PC World
04-01-08

HP entra na era da alta definição com novo notebook multimídia

São Francisco – Notebook com tela de alta definição de 20,1 polegadas pode sintonizar e gravar TV digital e analógica.
A Hewlett-Packard anunciou nesta quinta-feira (03/01) um novo notebook com várias funcionalidades de alta definição, incluindo uma tela que permite que os usuários assistam filmes em HDTV.
O laptop Pavilion HDX, voltado a entusiastas multimídia, possui uma tela de 20,1 polegadas em alta definição, que se compara à definição de uma televisão de 1080 pixels, segundo a HP. Os usuários podem optar por drives HD DVD ou Blu-ray para assistir filmes em alta definição.
O notebook conta com processador Core 2 Duo Extreme ou Core 2 Duo da Intel, um sintonizador híbrido de TV que permite assistir ao sinal analógico e digital. O sintonizador também oferece capacidade de gravação digital.
De acordo com a HP, o sistema inclui uma placa gráfica Nvidia GeForce 8800M GTS com 512 MB de memória. O notebook também possui quatro alto-falantes Altec Lansing e um subwoofer, além de suportar HDs de até 500 GB e conectividade wireless.
Com preço sugerido de 1.999 dólares, o notebook roda o Windows Vista Home Premium ou Vista Home Premium e será lançado neste mês, segundo a HP.
Também foi apresentado ontem o Pavilion tx2000 tablet PC, um portátil voltado a estudantes e profissionais. Os usuários podem girar a tela em 180 graus e utilizar uma caneta para reconhecer escrita manual ou navegar na internet.
O tx2000 é equipado com o processador de dois núcleos Turion 64 X2, da AMD, além de possuir uma tela de 12,1 polegadas e Windows Vista. O notebook terá um drive DVD+/-Rw, até 250 GB de HD, wireless integrado, leitor biométrico e webcam. O tx2000 pesa 1,95 kg com uma bateria de quatro células.
O preço inicial será de 1,299 dólares, mas pode variar com a configuração e será vendido neste mês nos EUA.
Os notebooks anunciados serão exibidos na Consumer Electronics Show, que acontece em Las Vegas entre os dias 7 e 10 de Janeiro.

Agam Shah, editor do IDG News Service, de São Francisco.

HD de 500 GB para notebook será lançado em fevereiro

A Hitachi anunciou o lançamento de um disco rígido de 500 GB para laptops. O drive, chamado Travelstar 5K500, é o maior até hoje para notebooks e é capaz de armazenar 500 horas de vídeo digital, 178 filmes, 250 jogos ou até 125 mil músicas de quatro minutos, diz a empresa.
A Hitachi disse nesta quinta-feira que seu disco de 500 GB estará disponível para fabricantes em fevereiro. A Asustek, de Taiwan, disse que utilizaria os dispositivos para criar o primeiro laptop com 1 TB de capacidade.
Foi em 2007 que começaram a ser vendidos drives externos de 1 TB. Os laptops Asus M50 e M70, que virão com os discos, estarão à venda em fevereiro e março, respectivamente. Os preços não foram divulgados.
O maior drive para notebook atualmente no mercado é de 320 GB, da Western Digital.

APCopyright 2007 Associated Press

Intel abandona projeto do "laptop de US$ 100"


A Intel anunciou na quinta-feira que decidiu sair da diretoria da OLPC (One Laptop Per Child), de acordo com The New York Times. Um porta-voz da Intel disse que a empresa tinha o mesmo objetivo que a OLPC de colocar computadores nas mãos de crianças, mas que não conseguiram resolver "diferenças filosóficas".
O objetivo do projeto, produzir um laptop que inicialmente custaria US$ 100, causou muita controvérsia por potencialmente competir com a Intel e a Microsoft em países em desenvolvimento.
A máquina roda Linux, vem com softwares educativos e tem um processador da AMD. O laptop, batizado de XO, está sendo vendido por US$ 200 por unidade para governos e instituições. Recentemente, a Intel não foi a um encontro da diretoria do grupo na Flórida, de acordo com o jornal. "Chegamos a um impasse filosófico", disse Chuck Mulloy, ao The New York Times. "Negroponte nos pediu que apoiássemos exclusivamente plataformas baseadas no OLPC", falou.
A Intel tem seu próprio computador educativo, o Classmate PC, que é vendido por US$ 300. De acordo com Mulloy, a Intel não queria desistir deste investimento.
Walter Bender, executivo da OLPC, acusou a Intel de não cumprir promessas de colaboração. "Penso que como uma organização, a Intel se foca na competição, não no ensino", disse Bender.


Redação Terra

EUA restringem transporte de baterias em vôos

O Departamento de Transporte dos Estados Unidos endureceu algumas regras de segurança e restringiu o transporte de baterias de lítio em vôos.
Pelas novas regras, os passageiros não podem mais despachar bagagens com mais de uma bateria de lítio na mala. Quem viajar com um laptop e quiser despachá-lo, por exemplo, deverá aplicar uma etiqueta na tecla “on” garantindo que o computador fique desligado durante o vôo.
A bateria deve viajar encaixada dentro do dispositivo e nunca fora dele. Baterias extras geram maior risco de curto circuito, argumenta o Departamento.
Quem tiver baterias extras para transportar, deverá levá-las acondicionadas em sacos plásticos em sua bagagem de mão, de forma que o próprio passageiro possa vigiar eventuais anomalias com as baterias de lítio.
Baterias de eletrônicos como MP3 players, tocadores de vídeo, celulares e outros dispositivos podem trafegar na bagagem de mão ou serem despachadas normalmente, desde que sejam pequenas e não contenham mais de 8 gramas de lítio.
Usar notebooks durante vôos não foi proibido como regra geral, embora algumas companhias proíbam esta prática alegando questões de segurança.
O que foi proibido é trabalhar com baterias extras de lítio, que freqüentemente possuem alta concentração de lítio (mais de 25 gramas, por exemplo) o que aumenta o risco de superaquecimento ou curtos-circuitos.

Felipe Zmoginski, do Plantão INFO

O cardápio do Habib´s

O CIO Geraldo Espírito Santo tira do forno os serviços de mapas e os smartphones.
Por ano, saem das 240 lojas do Habib’s, a maior rede de comida árabe do país, 650 milhões de esfirras e 30 milhões de quibes. Na área de TI, o cardápio do CIO paulista Geraldo do Espírito Santo, de 38 anos, é predominantemente móvel. Vendedores, auditores, diretores e franqueados estão aderindo aos smartphones, para consultar e inserir informações em tempo real. O serviço de mapas Apontador, por sua vez, vem sendo usado não apenas para traçar rotas mas também para calcular reembolsos de combustíveis e pedágios dos funcionários. Veja o que o CIO, que há nove meses comanda a TI do Habib’s, contou à INFO.
INFO - Que tarefas são monitoradas por meio dos smartphones?
Espírito Santo - Como a maioria das 240 lojas é franqueada, precisamos ter um controle eficaz de quem é quem, quantos funcionários trabalham em cada loja, se há delivery ou drive thru. Os visitadores, como chamamos os profissionais que checam esses dados nas unidades, faziam relatórios em papel que depois eram repassados à administração. Agora, estamos implantando smartphones com Windows Mobile para que eles possam transmitir as informações em tempo real, o que torna mais ágil a tomada de decisões da administração.
O que é possível checar nesse sistema?
Dá para fazer um check list de itens que não estão de acordo com as regras ou verificar se é necessária alguma ação em cada loja. Via workflow, o sistema passa as informações inseridas pelo visitador para uma central. Pode ser uma lâmpada que precisa ser trocada, um banheiro que necessita de reforma ou um estoque em baixa. No smartphone, o visitador gera um chamado para que o serviço seja executado, e o lojista tem um prazo para cumpri-lo.
O serviço de mapas Apontador atende a esses visitadores?
Exato. Usamos o Apontador, da Webraska, como base para o pessoal de apoio na rua. Os visitadores fazem um roteiro de várias lojas por dia. O Apontador traça a rota mais curta para que possamos economizar tempo e combustível. Por meio do sistema, também podemos fazer o acerto de contas com cada profissional, como gastos com gasolina, pedágio e estacionamento.
Os executivos da rede também acessam os dados remotamente?
Sim, estamos desenvolvendo para ainda este ano um sistema para os diretores. Eles poderão acessar dados como faturamento, número de clientes que estão em cada loja, volume de vendas e metas de qualquer lugar onde haja cobertura celular. O software está em desenvolvimento interno e usa conceitos de business intelligence.
Qual é o sistema usado pelos garçons das lojas?
Há cerca de quatro anos, eles contam com o Garçom Eletrônico, desenvolvido para o Habib’s pela empresa Pekus. Nas 240 lojas, são 1 200 equipamentos, entre modelos iPAQ, da HP, e Tungsten, da Palm. O garçom digita o pedido e automaticamente ele vai, por Wi-Fi, para uma impressora na cozinha.
Por que o Habib’s resolveu focar os chamados do delivery numa única central de atendimento?
Não deu certo cada loja fazer seu próprio delivery porque não havia um padrão. Criamos o serviço 28 Minutos. Se cliente não receber a entrega nesse período, não paga nada. Concentramos no banco de dados DB2 os cadastros de todos os clientes já atendidos. O sistema é automatizado: quando o consumidor liga para a central, o pedido é registrado e tem 30 segundos para ser encaminhado à loja mais próxima. O tempo é controlado pelo software DL Plus, desenvolvido internamente em Java em parceria com a Plusoft. Os funcionários têm até 15 minutos para liberar o pedido para o motoqueiro. Hoje, apenas 0,03% dos pedidos não chegam em 28 minutos.
Como será a reformulação dos sistemas de TI?
Temos doze sistemas que controlam todas operações de informática da rede. Porém, são muito antigos e precisam ser reformulados. Já demos início a esse processo e devemos terminar até 2008. A idéia não é trocar nenhuma solução nem comprar ferramentas do mercado. São tecnologias sob medida e quase não usamos nada do mercado. Vamos modernizar o que está instalado. Esses sistemas atendem às centrais de produção, escritórios, fornecedores, contas a receber, entre outros.
As lojas terão Wi-Fi para os consumidores?
Hoje temos Wi-Fi em todas as unidades, mas o acesso sem fio está bloqueado para os clientes. Existe um projeto para o fim deste ano e início de 2008 de oferecer acesso também para os consumidores. Já temos a infra-estrutura, agora é só uma questão de acertar os ponteiros.

Cibele Gandolpho, Plantao Info

Laptops para viagem

As opções vão dos modelos de classe econômica aos de primeira.
Os notebooks ultraportáteis são os favoritos dos profissionais que viajam a negócios o tempo todo. Nem poderia ser diferente. Com telas de 11, 12 ou 13 polegadas e, em média, 2 quilos de peso, eles embarcam tranqüilamente em qualquer bagagem de mão — e até em bolsas. Mesmo pequeninos, os modelos atuais têm recursos respeitáveis, como processador dual-core e até 2 GB de memória. Com isso, os ultraportáteis encaram numa boa as atividades mais comuns de trabalho. Sem contar que eles fazem hora extra como player de vídeo ou de música para o usuário relaxar durante o vôo. A INFO testou sete deles, com preços entre 2 699 reais e 10 999 reais. Ou seja, há opções tanto para quem viaja de classe econômica como para os privilegiados da primeira. A Escolha INFO é o Pavilion tx1070br, da HP, um laptop com funções de tablet PC que esbanja versatilidade. Com uma relação custo-benefício imbatível, o Mobile W98, da Positivo, é a Escolha Econômica INFO. Com pouco mais de 1 quilo, o encantador e caro Vaio VGN-TZ15AN, da Sony, leva a Escolha INFO Premium. Veja abaixo:
LAPTOP TOUCH SCREEN O Pavilion tx1070br, da HP, prima pela versatilidade. A sua configuração inclui itens encontrados geralmente apenas em equipamentos mais pesados, como o HD de 120 GB e o gravador de DVD com LightScribe. Girando a tela sensível ao toque e acomodando-a sobre o teclado, o tx1070br se transforma em uma prancheta eletrônica. Com a ajuda da caneta, a entrada de texto passa a ser feita por um teclado virtual ou com escrita cursiva, graças ao reconhecimento automático de escrita disponível em alguns aplicativos. Também dá para desenhar na tela como se o tx1070br fosse um caderno. Mas a maior vantagem no modo tablet para o usuário comum é a praticidade para ler textos e navegar na web sem ficar com o equipamento no colo ou sobre uma mesa. Ao redor da tela o modelo traz vários botões de controle, além da webcam de 0,3 MP e um leitor biométrico. O tx1070br só fica devendo uma porta FireWire.
FEITO PARA VIAJAR Com um corpo levíssimo, bateria de longa duração e preço estratosférico, o Vaio VGN-TZ15AN, da Sony, a Escolha INFO Premium, é um notebook fora de série. Pesa somente 1,2 quilo e pode passar longe da tomada quase o triplo do tempo de outros portáteis com telas de 11, 12 ou 13 polegadas. Nos testes do INFOLAB, a bateria do VGN-TZ15AN durou 200 minutos com o uso intensivo da máquina. Além disso, o modelo vem com webcam de 0,3 MP, leitor biométrico e software de criptografia para impedir o acesso à máquina e aos arquivos protegidos. Um dos pontos bem resolvidos no design é a presença de um drive óptico de DVD embutido. É claro que existe um preço a pagar (além dos 10 999 reais) pela portabilidade extrema do VGN-TZ15AN. O seu processador está distante dos Core 2 Duo mais velozes e o HD, apesar da ótima capacidade (100 GB), ainda segue o padrão PATA. Mas o mais chato é a presença de apenas duas portas USB 2.0. E pior: são vizinhas. Dependendo do tamanho do plugue do dispositivo USB 2.0 conectado numa delas, o acesso à outra porta pode ficar bloqueado.
COMPACTO CONFORTÁVEL Um aspecto que muitos notebooks ultraportáteis ainda ficam devendo é o teclado. Felizmente, não é o caso do Z1 Pro Express Dual, da LG. As teclas têm um tamanho adequado e não ficam coladas às vizinhas. O design do Z1 é bonito. Combina a tampa com acabamento em black piano com o gabinete branco. Mas poderia ser melhor se os cantos do laptop fossem arredondados e ele trouxesse no painel botões de controle de reprodução de música e de vídeo. O único botão existente é o de volume, que fica posicionado discretamente na lateral esquerda. Em compensação, o som dos alto-falantes é potente e apresenta boa qualidade. No quesito vídeo, ele também se defende bem. Usando até 256 MB de memória compartilhada, cravou 11 083 pontos no AquaMark3, uma marca respeitável para um portátil com tela de 12,1 polegadas.
ECONÔMICO DE LUXO Com o Mobile W98, a Escolha Econômica INFO, a Positivo conseguiu a façanha de oferecer um laptop forte e com design bacana por um preço bem competitivo: 3 499 reais. Além disso, o comprador leva de brinde uma segunda bateria, um presente muito útil, já que a autonomia limitada das baterias é um problemão para notebooks de qualquer porte. Nos testes do INFOLAB, a do W98 suportou 80 minutos de uso intenso. Rodando os benchmarks PCMark05 (3 139 pontos) e AquaMark3 (11 008 pontos), o W98 provou que não é apenas bonitinho. Um detalhe bacana no corpo do W98 é a webcam de 1,3 MP acima do LCD, que pode ser girada em 180º. Porém, a qualidade da imagem não é das melhores — assim como o áudio captado pelo microfone embutido. Mas pior mesmo é o som estridente dos alto-falantes ao tocar música. Outro ponto que merece atenção é o aquecimento excessivo do modelo.
MEMÓRIA NA MEDIDA Com o corpo todo em preto fosco, o STI IS-1253 E-2587 111, da Semp Toshiba, abriga debaixo do capô uma configuração de respeito, que inclui 2 GB de memória, disco rígido de 120 GB e quatro portas USB 2.0. Nos testes de desempenho geral e do sistema gráfico realizados no INFOLAB, o STI IS-1253 foi um dos melhores laptops ultraportáteis nos benchmarks PCMark05 (3 002 pontos) e AquaMark3 (10 753 pontos). No índice de experiência do Windows Vista, verificação que analisa os principais componentes do computador, o valor atribuído ao modelo foi 3,1, marca muito boa para um equipamento com vídeo onboard. O teclado do STI IS-1253 é ok, mas a tecla Shift no mesmo tamanho das teclas das letras atrapalha um pouco. Alguns itens fazem falta ao equipamento, como o Bluetooth e uma webcam embutida. Mas o seu principal demérito é a bateria, que durou só 63 minutos.
ECONOMIA PARA INICIANTES Disponível nas cores branco, preto e rosa, o simpático Ellite T2080, da Microboard, é o laptop com tela de 12,1 polegadas e 1 GB de RAM mais barato do mercado. Custa apenas 2 699 reais e vem com alguns recursos não encontrados em muitos notebooks compactos com preços bem mais altos, como o leitor biométrico e a webcam embutida de 1,3 MP. Porém, é uma máquina que deve ser vista com reservas por usuários mais exigentes, principalmente os que não abrem mão de equipamentos com chipset Intel ou nVidia. O da Ellite é o M720S, da SiS. O processador é um Pentium Dual Core de 1,7 GHz, ou seja, de uma geração anterior aos atuais Core 2 Duo. Mais uma ducha de água fria: ele vem com o Windows Vista Starter Edition. Com isso, a performance do modelo nos testes de benchmark do INFOLAB ficou abaixo da média. A extração e a recodificação de um DVD com o DVD Shrink demorou mais de 43 minutos, contra os 34 minutos consumidos por outros modelos com menos de 2 quilos. Outro problema é a bateria, que não suportou uma hora de uso intensivo.
XP EM 13 POLEGADAS Tela maior não significa necessariamente mais peso para carregar, como comprova o InfoWay Note N8310, da Itautec. Mesmo com um LCD com 13,3 polegadas, ele pesa apenas 2 quilos. Apesar disso, não dá para apontar o design como um diferencial do modelo. O acabamento em plástico é inferior ao encontrado na nova geração de ultraportáteis. A configuração do N8310 tem altos e baixos. Ele vem com Bluetooth, item raro em laptops de 3 499 reais, para conectar o notebook ao celular ou ao smartphone para trocar arquivos, sincronizar agenda e navegar pelas redes GPRS/EDGE e CDMA 1x RTT/EV-DO. Por outro lado, o HD (80 GB) poderia ser mais espaçoso. O sistema operacional é o Windows XP, o que pode ser atraente para quem não vê grandes vantagens no Vista. Nos testes do INFOLAB, seus alto-falantes mostraram uma potência acima da média.
Airton Lopes, Plantão Info

LG terá e-paper de 0,3 mm de espessura na CES


SÃO PAULO – Uma parceria entre a holandesa Philips e a coreana LG produziu um novo modelo de e-paper.
O e-paper, que será exibido pela primeira vez ao público durante a Consumer Eletronics Show (CES), tem o tamanho equivalente a uma página A4 e, segundo o consórcio, é altamente flexível e pode ser enrolado sem dificuldades. A tela tem espessura de 0,3 milímetro.
Segundo a LG, a tela pode exibir imagens com resolução de 1280 x 800 pixels e carregar 16,7 milhões de cores além de ser brilhante o suficiente para permitir visão num ângulo de até 180 graus.
A idéia é que a tela flexível seja usada em aplicações multimídia portáteis. Não há previsão de uso comercial da tela.
Outra vantagem alegada pelos desenvolvedores é o baixo consumo da tela, que só consome energia quando muda a imagem exibida.
Felipe Zmoginski, do Plantão INFO

sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Airis apresenta notebook com display LCD de 12 “


A Airis, tradicional fabricante de equipamentos de consumo eletrônico da Europa, anuncia, o lançamento do notebook Airis Praxis N1112, com tecnologia móvel Intel Centrino, processador Intel Core 2 Duo de 1.50GHz e tela de cristal líquido (LCD) de 12 polegadas.
Com preço sugerido de R$ 3.499,00, o novo modelo pesa apenas 1,80Kg. Acompanha uma webcam integrada de 1,3 megapixels, que garante mais praticidade ao usuário.
“Estamos trazendo para o Brasil um computador de alta tecnologia. O Airis Praxis tem foco em executivos e pessoas que procuram alto desempenho aliado à mobilidade, uma vez que possui um formato compacto e extremamente leve”, afirma Ricardo Kamel, vice-presidente da Airis na América Latina.
O notebook Airis Práxis N1112 conta com o sistema operacional Windows Vista Home Premium, memória de um GB e HD de 120 gigabytes. Outras características são as opções de conexões com três portas USB, entrada para cartões SD/MMC/MS e Express Card 32.