A Intel pretende anunciar o lançamento de uma nova família de processadores neste segunda-feira que vai aumentar a disponibilidade de vídeo de alta-definição via Internet. Os processadores, utilizam transístores de cerca de metade do tamanho de seus predecessores e são capazes de encodar vídeo muito rapidamente.
Sean Maloney, diretor de vendas e marketing da Intel, disse na semana passada que a força computacional aumentada dos chips começaria uma transformação dos vídeos embaçados e travados em sites como o YouTube para imagens de alta-resolução em tela cheia para competir com a televisão da sala. "Terá um grande impacto no vídeo de alta-definição", disse. "Será altamente viciante."
Enquanto consumidores pedem por mais vídeo na Internet, um grande peso está sendo colocado nas costas de empresas como Google, Microsoft e outros provedores de vídeo digital, que devem comprimir os arquivos para que sejam enviados para computadores pessoais.
A nova família de 16 processadores seria primeiro usada em servidores e desktops de última geração para a compressão de vídeo. Eles são os primeiros chips baseados em um novo processo de fabricação, que, de acordo com a Intel, dará à empresa um grande aumento na velocidade e uma diminuição no consumo.
Os primeiros processadores baseados no processo de fabricação de 45 nanometros serão os novos Core 2 e Xeon. Chips para notebooks, chamados de Core 2 Extreme e Intel Core 2 Duo, deve aparecer no mercado no início de 2008. Para conseguir melhor compressão de vídeo, a Intel colocou uma série de 46 instruções nos processadores, que chama de SSE4. Steve Fischer, designer líder de novos processadores, disse que com as novas instruções seria possível uma nova geração de servidores que melhoram a compressão de vídeo digital. "O vídeo está onipresente na web", disse Fischer. ( redação TERRA )
quinta-feira, 22 de novembro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário