quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Intel faz acordo para produção de placas-mãe no Brasil

09/11/2007 - 12h17
Publicidade
da Folha Online
De olho na expansão do mercado de componentes eletrônicos do Brasil, a Intel anunciou na quarta-feira (8) acordo com a nacional Digitron para produção de placas-mãe no país. O acordo é o primeiro do tipo que a empresa de informática americana faz no mundo e a produção será destinada ao mercado interno do país.
As placas serão produzidas na recém-inagurada fábrica da Digitron em Manaus e deverão chegar ao mercado a partir de dezembro.
"A produção local das placas-mãe pela Digitron destaca mais uma vez a forte importância que a Intel dá ao mercado brasileiro", afirmou em comunicado o presidente da Intel no Brasil, Oscar Clarke.
A expectativa da Intel é vender 500 mil placas-mãe no país no próximo ano. O modelo Intel Desktop Board D945GCNL, de codenome "Newberry Lake", será o primeiro lançado no Brasil com a parceria.
De acordo com a empresa, as placas produzidas pela Digitron terão as mesmas características das placas montadas em outras as partes do mundo. As duas empresas planejam ampliar o atual acordo de licenciamento para incluir a montagem local de outros tipos de placas em 2008.
Segundo a empresa americana, as condições favoráveis encontradas no país, como a estabilidade financeira, os incentivos fiscais do governo e o significativo crescimento do mercado favoreceram a escolha de uma fabricante brasileira para concretizar o acordo.
"O país vive um grande momento em relação ao crescimento no consumo de produtos de TI, devendo estar entre os três maiores do mundo até 2010", disse Clarke.
Baixo custo
De acordo com estimativas das empresas, as placas da Intel montadas no país serão cerca de 20% mais baratas do que as placas importadas.
A Digitron, que também será responsável pela distribuição dos produtos, pretende criar 200 novos empregos com o acordo.
"Chegou a hora de compartilhar os resultados provenientes da nossa nova fábrica localizada em Manaus, que garantirá benefícios tanto para nossos parceiros comerciais como para nossos clientes. Consequentemente, será possível oferecer placas-mãe e computadores com preços mais competitivos", declarou em comunicado Sung un Song, presidente e fundador da Digitron.

Nenhum comentário: