Levantamento do NPD Group com donos do tablet nos EUA mostra que apenas 12% deles deixaram de comprar um computadora; versão com Wi-Fi é a preferida
Por Computerworld / EUA
O iPad não afetou diretamente as vendas de computadores, como muiitos acreditam. É o que mostra um levantamento feito pelo instituto norte-americano NPD Group.
O levantamento aponta que durante as vendas de final de ano em 2010 nos Estados Unidos apenas 12% dos compradores do tablet da Apple deixaram de comprar de comprar computador tradicional para adquirir esse novo gadget, tornando a alardeada canibalização um fator menor.
Segundo o NPD Group, a queda das vendas de computadores possui uma explicação muito mais simples: os grandes números alcançados pelos fabricantes de PCs após o lançamento do Windows 7, em 2009.
“Estamos comparando as vendas de PCs contra um recorde muito alto”, disse o analista do NPD, Stephen Baker. “Sim, as vendas de notebooks para consumidores caíram, mas essa queda está ligada a isso (o recorde), não ao iPad. As comparações estão sendo feitas com o melhor período de vendas da história.”
No mês passado, outras empresas de pesquisa, incluindo IDC e Gartner, afirmaram que as vendas globais de PCs haviam caído 3,2% e 1,1%, respectivamente. A Gartner, inclusive, chegou a afirmar que as vendas de tablet – com o iPad respondendo pela sua maioria – eram uma das razões pelos números menores de comercialização de computadores.
Mas Baker não reforça essa teoria. De acordo com uma pesquisa feita pelo NPD junto a donos de iPad, apenas 12% deles comprou o tablet em vez de um computador tradicional no final do ano passado, uma queda em relação aos 14% que fizeram essa troca pelo tablet nos seus primeiros seis meses nas lojas (o gadget foi lançado em abril de 2010 nos EUA).
A maioria dos consumidores não viu a necessidade de comprar um desktop ou notebook porque já comprou entre os últimos 12 a 18 meses, disse o analista do NPD. “Essa é a razão pela qual a vendas do iPad não canibalizaram os PCs.”
Segundo ele, são os notebooks com preços acima de 500 dólares que foram atingidos pelo iPad. Entre outubro de 2010 e março de 2011, as vendas desses aparelhos caíram cerca de 25%.
“O grande desafio para os fabricantes de PCs com relação ao iPad é quanto ao segundo ou terceiro computador da casa”, afirma Baker. “Entre os próximos 6 e 18 meses, à medida que os consumidores pensem em substituir o restante de sua base instalada de PCs mais antigos, as pessoas vão começar a perguntar, ‘Qual o certo para mim, outro PC ou um tablet?’ Isso deveria preocupar todos na indústria de computadores.”
Se isso acontecer, a combinação de aparelhos em uma casa irá mudar radicalmente. “Costumava haver dois ou três desktops em uma casa, agora é apenas um desktop e uns dois notebooks”, diz Baker. “Mas no futuro pode ser apenas um notebook e vários tablets.”
A pesquisa da NPD também mostra que os consumidores preferem comprar os modelos do iPad apenas com Wi-Fi, mais baratos, do que as versões com 3G. Nas vendas de final de ano, por exemplo, o modelo mais básico do tablet, com 16 GB e Wi-Fi (US$ 499 nos EUA), foi responsável por três de cada quatro iPads vendidos no varejo.
quinta-feira, 12 de maio de 2011
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