Veja a reportagem completa em http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u603430.shtml
O primeiro passo de quem compra um notebook é pensar na conservação do produto, para que ele dure ao menos até o final das parcelas de pagamento. Mas, na hora da compra, a quantidade de tamanhos, modelos e materiais pode confundir o consumidor.
Segundo a coordenadora de compras da loja Fnac, Ana Paula Biasotti Neves, "existe uma grande preocupação com a estética". Ela conta que, ao comprar uma capa, as pessoas pensam mais na proteção e na beleza do produto.
Já para o gerente de produtos da Leadership, Bruno Lima, preço e benefícios é que são determinantes na hora da compra. Ele explica que a campeã de vendas da sua marca se destaca por ser três funções em um produto só. Allan Robson, da Belkin, levanta outro fator: a exclusividade. Para ele, isso leva as pessoas a trocar seus acessórios com frequência.
Materiais
Um fator determinante na proteção do seu computador é o material do qual a "roupinha" será feita. Os executivos de empresas produtoras procurados pela Folha escolheram quatro principais: náilon, neoprene, couro sintético e poliéster.
Segundo Lima, o náilon é mais leve flexível e resistente, enquanto o neoprene se destaca pela impermeabilidade.
Já Lyssa Cavinato, da Clone, defende o couro e o poliéster e afirma que a tendência é mesmo a proteção contra líquidos.
Com um outro ponto de vista, a equipe da agência Cherry Plus conta que algumas marcas "mais ecológicas preferem tecidos como o feltro ou algodão."
Avanços
Fora do país, o mercado está em outro patamar. A empresa Voltaic Systems, por exemplo, vende bolsas e malas com placas de captação de energia solar. A carga armazenada na exposição ao sol pode ser usada para recarregar o computador. Veja alguns modelos em www.voltaicsystems.com.
Guia
Os modelos mais vendidos nas lojas são as mochilas e os cases, segundo Neves, da Fnac. Mas, de acordo com ela, uma tendência na área é a bolsa estilo carteira.
Entre tantos modelos, você precisa definir seu perfil para fazer a escolha exata.
Se a ideia é levar o computador e os respectivos acessórios a todos os lugares, prefira uma mochila.
Já os cases são voltados a quem usa o notebook para o entretenimento e anda menos com ele, mas não deixa de se preocupar com proteção. De acordo com Robson, da Belkin, o público feminino é maioria nesse produto.
Por fim, a mala é para profissionais que costumam fazer viagens de negócios e precisam levar outros dispositivos de trabalho junto com o notebook. Por AMANDA DEMETRIO da Folha de S.Paulo
segunda-feira, 3 de agosto de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário