quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Netbook Itautec tem tecladão confortável


Modelo InfoWay W7010 é prático para digitar e navegar, mas pesa na mochila
ComenteRenata Leal e Renan Frizzo, da INFO

Com o InfoWay W7010, a Itautec resolveu um problema recorrente nos netbooks: o tamanho do teclado. E nem precisou fazer mágica. Bastou aumentar alguns botões-chave, ocupar toda a área da base e encher o bichinho de atalhos. O efeito colateral foi deixar a máquina com 3,5 centímetros de espessura e 1,3 quilo – será que a relação entre peso e conforto compensa o investimento de 1 599 reais? Vejamos.
Para quem digita bastante no editor de textos, enquanto navega pela web, o modelo é uma boa opção. As teclas são mais largas que o normal, incluindo Enter e Shift. Três botões no canto direito servem como atalhos para e-mail, home page e câmera. A tela de 10,1 polegadas fosca é a escolha certa, pois evita reflexos. Não fosse o touchpad pequeno e uma quina incômoda na frente, ganharia nota 10 na usabilidade.
A espessura acima da média também se deve ao grande número de conexões na lateral. O micrinho tem duas portas USB 2.0 e um leitor de cartões. Também fazem parte da lista Gigabit Ethernet, slot Express Card, Bluetooth e Wi-Fi padrão 802.11g. Mesmo não sendo fininho, o design do netbook não é dos piores. Segue o padrão black piano por fora e tem acabamento fosco por dentro, como os primeiros Eee PCs.
Desempenho forte
Dentro do InfoWay W7010, está aquela configuração que você já conhece: processador Intel Atom N270, de 1,6 GHz, HD de 160 GB e memória RAM de 1 GB no padrão DDR2. O destaque fica para o barramento da memória de 800 MHz, que melhora a performance da máquina com múltiplas tarefas. Trabalhando com Windows XP Home Edition, o netbook até que se saiu bem nos benchmarks do INFOLAB.
No Sandra Lite XII, o minilaptop anotou 3 893 MOPS em cálculos aritméticos. Já para converter um arquivo WMV de 81 MB para MP4, em 320 por 240 pixels, levou 298 segundos, ficando atrás apenas do modelo Eee PC 1008HA, da Asus. Porém, nos testes de vídeo com AquaMark e 3DMark, o W7010 não obteve nenhum resultado, pois tem apenas 64 MB de memória compartilhada para essa função
Faltou fôlego
No teste de autonomia realizado pelo INFOLAB com o Infoway W7010, o micrinho ficou um pouco abaixo da média para a categoria. Com Wi-Fi e Bluetooth ligados para consumir mais bateria, o netbook aguentou apenas 107 minutos rodando o programa Battery Eater 05. Entre os concorrentes aqui citados, ele só foi melhor do que o Lenovo S10, que suportou apenas 103 minutos.

Nenhum comentário: